Construir ou reformar é algo que a maioria das pessoas fazem, mas que deixa todo mundo confuso e cheio de dúvidas sobre o que escolher.

Uma das dúvidas mais cruéis é em relação à escolha entre cortina e persiana, afinal, cada uma possui um estilo, mas vantagens diferentes.

Além disso, a dúvida entre pintar ou usar papel de parede ou como usar o papel de parede é outra coisa que martela na cabeça de quem está em obra.

Para acabar de vez com essas perguntas e ajudar você a escolher o melhor para o seu projeto, este artigo explicará um pouco mais sobre cada um desses itens, ideias de como usar alguns deles e sua vantagens. Confira!

Cortina ou persiana?

Ta aí uma coisa que deixa muita gente com dúvida, porque são dois itens importantes e que não podem faltar em uma obra. No entanto, eles são diferentes, apesar de terem a mesma função e de serem instalados no mesmo lugar.

Podemos dizer que as cortinas são mais clássicas e fabricadas com diversos tipos de tecidos e até materiais. É possível conseguir diversos resultados com o uso delas, e quando utilizadas, dão um tom único aos ambientes.

Mas, além da vantagem estética, a cortina é uma excelente protetora contra a entrada da luz que vem de fora. Ela oferece diversas vantagens, como:

  • Resultado ideal para o cômodo;
  • Mais elegância e aconchego;
  • Proteção para as mobílias;
  • Preço acessível.

No entanto, se engana quem acredita que a cortina só fica boa em ambientes como a sala ou procuram apenas cortina para quarto. Não é de hoje que a cortina é usada em outros ambientes da casa, como cozinhas, áreas de serviço e até banheiros.

Em muitos imóveis, a entrada de sol durante certo período do dia pode ser tão intensa que é preciso instalar cortina em ambientes que vão além do quarto ou da sala.

Ainda assim, esteticamente falando, muitas pessoas instalam cortina para cozinha, porque elas possuem um forte apelo estético e deixam esse ambiente muito mais confortável e alegre.

Com relação à persiana, o mesmo pode ser feito, pois você pode encontrar essa opção para cozinhas também. No entanto, a persiana não tem o mesmo ar clássico da cortina, sendo ideal para pessoas que gostam de ambientes mais modernos e urbanos.

A persiana pode ser fabricada em diversos materiais, como tecidos ou PVC, e possuem diversos modelos. Para quem procura por algo mais prático ou antialérgico, sem dúvidas as persianas são o mais recomendável. Além disso, elas trazem as seguintes vantagens:

  • São antialérgicas;
  • Trazem mais conforto acústico;
  • Trazem conforto térmico;
  • Controle da entrada de luz;
  • Mais praticidade.

Sabendo das vantagens e características dessas duas opções, você pode analisar quais são as reais necessidades para o seu dia a dia e escolher a opção que mais as atenda.

Independentemente disso, tanto a cortina quanto à persiana trará para sua casa ou escritório muito mais conforto, tornando o ambiente muito mais agradável. Em casa, elas complementaram o seu ambiente, e no trabalho elas te ajudarão a produzir mais e melhor.

Além de pensar em cortina ou persiana, muita gente tem dúvidas sobre o uso de papel de parede. Confira no tópico a seguir como e onde utilizá-lo.

Vantagens do papel de parede

No Brasil, o uso de papel de parede vem ganhando cada vez mais espaço. Antigamente, a pintura era muito mais comum, mas hoje as pessoas estão procurando por alternativas que sejam mais práticas, e se o que você procura é praticidade, o papel parede é o ideal.

A pintura, apesar de comum, demanda muito mais mão de obra, além de fazer mais bagunça e sujeira. O cheiro da tinta pode permanecer por dias, o que acaba sendo um incômodo para muitas pessoas.

Para evitar esse transtorno, os papéis de parede têm surgido como uma excelente alternativa e você pode usá-los em todos os ambientes do imóvel.

Nos quartos, para evitar o cheiro de tinta e a sujeira, fazer uso do papel de parede para quarto é uma solução muito prática e que não fará com que você sofra com o odor da tinta ou a bagunça da pintura.

Depois de ler essas dicas, com certeza você já tem uma ideia melhor do que escolher. Faça uma análise do seu projeto, das suas necessidades, do seu bolso e converse com profissionais quete ajudarão a escolher qual dessas opções será a mais viável, pois com certeza uma delas se encaixará.