Em 2017, o mercado global de luxo teve um crescimento de 5%. Isso significa que os produtos premium movimentaram um total de US$ 1,4 trilhão ao longo deste ano.
Apesar de este segmento normalmente ser associado a itens, como roupas de grife ou carros de marcas exclusivas, ele também abarca o setor de imóveis.
Fortemente presentes em bairros nobres do Brasil e do mundo, os empreendimentos premium, contam com uma série de diferenciais em comparação a lançamentos regulares.
De modo a fisgar o público que não se preocupa tanto com o valor das unidades. No Brasil, este ramo é representado pelos condomínios de luxo.
Tanto os verticais quanto os horizontais. Confira alguns itens essenciais para o sucesso de empreendimentos do tipo:
Piscinas e jacuzzi
Em empreendimentos de luxo, um jacuzzi é um item praticamente básico, assim como o banco de couro é nos carros mais exclusivos.
É comum que haja uma por unidade, normalmente em locais de socialização e lazer, como a varanda.
Tendo em vista o público-alvo de tais projetos, é essencial que o item instalado seja igualmente premium, entre os melhores do mercado.
O mesmo se aplica aos banheiros, nos quais uma banheira é imprescindível. É interessante que ela tenha diferenciais, como uma motobomba para hidromassagem potente, e que ofereça vários tipos e intensidades de massagens.
Itens para uma segurança reforçada
O público que adquire unidades em condomínios premium, costuma levar as instalações de segurança muito a sério antes de fechar a compra.
Deste modo, não se pode economizar neste quesito. É imprescindível contar com itens como:
- Porteiros 24h;
- Sistemas de detector de presença e alarmes;
- Portões inteligentes, que abram e fechem rapidamente;
- Câmeras de segurança e softwares de identificação de visitantes.
Tudo isto, faz com que os moradores sintam-se mais seguros, além de valorizar o imóvel.
Telhado reforçado
O telhado é um dos pontos críticos em qualquer construção. Além de servir de abrigo contra o vento e a chuva, ele é parcialmente responsável pelo conforto térmico e sonoro do interior.
Como em um condomínio de luxo não se espera nada menos que o melhor, é preciso escolher a telha com muito cuidado e depois de muito estudo.
Porém, como o público do empreendimento não costuma se preocupar muito com o valor da unidade, há uma liberdade maior para selecionar materiais refinados e mão de obra adequada para a sua instalação.
Do mesmo modo, não se deve economizar com a segurança dos profissionais responsáveis pela montagem da estrutura.
É imprescindível que eles contem com todos os equipamentos necessários, para assegurar sua integridade, tais como a linha de vida para telhado, capacetes, óculos, etc.
Equipamentos de prevenção de incêndios de última geração
Por mais que equipamentos de combate a incêndio sejam uma exigência do Corpo de Bombeiros em qualquer edificação, eles também devem ser diferenciados quando o assunto são os condomínios de luxo.
É claro que alguns itens básicos devem estar sempre presentes, como o detector de fumaça, extintores de incêndio estrategicamente posicionados, hidrante, sistema de sprinklers, etc.
Porém, a tecnologia também começa a transformar esta área e, com isso, surgem aparatos de combate a incêndios que usam elementos da eletrônica para aumentar sua eficiência e, consequentemente, a segurança do empreendimento.
É uma boa ideia incluí-los em empreendimentos de luxo. Um deles é o detector linear. Ele emite um feixe infravermelho, que é refletido em um espelho e retorna ao receptor.
Contudo, quando há fumaça no ambiente, o mecanismo falha, acusando a presença dela. Isso, por sua vez, dispara o alarme de incêndio automaticamente.
Área de lazer de primeira
Contudo, não é só a área privada dos condomínios de luxo, que deve contar com itens de primeira: as zonas comuns devem seguir o alto padrão do empreendimento.
Há projetos mais completos que incluem até loja de conveniências e salão de beleza. Já os mais básicos, precisam contar com áreas como churrasqueira, salão de festas, quadras poliesportivas, piscina e playground.
Acabamentos de alto padrão
Por fim, é fundamental que todo o condomínio tenha um acabamento feito com itens do mais alto padrão. Alguns deles são o mármore (principalmente o carrara), pisos de madeira de lei.
Além de móveis planejados de alto padrão e elevadores com inteligência artificial, para melhor desempenho. São estes os detalhes que dão o tom do empreendimento e que são capazes de atrair seu público alvo.