A falta de água torna a vida de qualquer ser humano impossível. Não se faz quase nada sem a utilização de água. E, no Brasil, as fontes de energia utilizadas para fornecimentos para a população são as hidrelétricas.

A água é o bem mais precioso e necessário à natureza e aos seres humanos. Sem ela, não é possível:

  • O cultivo de alimentos;
  • O processamento industrial de diversos alimentos;
  • Funcionamento de máquinas na indústria;
  • A construção de edifícios;
  • Preparo de alimentos, etc.

Sem contar os processos de higiene pessoal, tão necessários ao nosso dia a dia para manter longe vários tipos de doenças, além de todos os processos químicos naturais, realizados em nosso corpo, que é composto, aproximadamente, 70% por água.

Em algumas regiões do Brasil, diversas pessoas sofrem com a seca anualmente. Em razão dessa escassez, pouco se desenvolve ou cresce e, para famílias que sobrevivem da agricultura de subsistência, esse é um problema muito grave.

Uma das soluções possíveis para uma mudança de quadro em regiões de seca é a perfuração de poços. Existem vários tipos de poços que podem ser feitos, tanto pelo governo quanto pela população, são alguns deles: poços artesianos, semiartesiano e simples/caipira.

Tipos de poços, sua construção e utilização

Um poço é uma obra em sentido vertical para captação de água subterrânea, feita por meio de escavação, com a utilização de uma perfuratriz, além de manilha de concreto para construir a estrutura.

É uma das formas encontradas para solucionar parte do problema da água.

Essas máquinas e materiais são primordiais para construir a estrutura do poço, com alta qualidade e durabilidade,, mesmo diante da utilização frequente.

Para adquirir todos os tipos de Canos de concreto preço, é possível encontrá-los em lojas de construção ou na internet.. Porém, é necessário observar sobre os modelos disponíveis para a venda, verificando qual deles atende especificamente esse tipo de obra.

Dentre os modelos de poços existentes, o artesianos são uns dos mais indicados. Porém, a construção de um poço artesiano é uma obra cara e requer a utilização de mão de obra técnica profissional para sua realização.

Um poço, para ser denominado artesiano, precisa ter um afluência de água naturalmente, sem o emprego de bombas de sucção aquática.

Geralmente, esses poços, em formato tubular, são construídos sobre aquíferos e precisam da instalação de equipamentos na boca do tubo para controlar a saída de água pois a água jorra naturalmente e precisa ser controlada.

Poço semiartesiano é o poço com a mesma estrutura do poço artesiano comum, porém, esse modelo de poço necessita de uma bomba de extração e sucção para retirar a águia de locais onde a afluência das águas não tem força o bastante para alimentar o poço.

Essas bombas são instaladas dentro da construção na chamada lâmina de água do poço. Poço simples, também conhecido como poço caipira, é o tipo mais comum de poço que todos conhecem.

São os poços perfurados manualmente, com cerca de um metro de profundidade, ou mais. São poços construídos para a captação de água a partir do lençol freático, já que o serviço é feito manualmente e não há perfuração de nenhuma camada impermeável.

Licenças ambientais

Porém, para a realização da perfuração de poço, não basta, somente escolher o local, contratar tecnologia e funcionários e iniciar os trabalhos, para a realização desses procedimentos, é necessário uma Outorga de poço.

Essa outorga é um instrumento jurídico que confere ao empreendedor a legalidade de utilização de águas disponíveis no subterrâneo, ou seja, nas bacias hidrográficas.

Só é possível realizar a perfuração de poço legalmente, com a obtenção desse instrumento que libera para a extração, sem multas ou outra punições. Se o empreendedor não quer se preocupar com os detalhes jurídicos, é necessário contratar os serviços de uma empresa de consultoria ambiental.

A Consultoria ambiental SP pode ser encontrada na internet, com uma grande variedade de empresas que oferecem formas de trabalho diferenciadas.

A importância de contratar um serviço de consultoria ambiental para a sua empresa trabalhar é primordial, pois além de tratar da tramitação das documentações e autorizações necessárias para a construção de poços, dentro da legalidade, essas empresas também se preocuparão com a sustentabilidade ambiental do seu projeto.

As grandes empresas, hoje em dia, precisam adotar medidas de responsabilidade ambiental e social antes de seu empreendimentos. A sociedade não aceita mais empresas que não trabalhem com responsabilidade com a natureza e com a sociedade.

Tenha o cuidado de observar a legislação ambiental com clareza para que o seu projeto não encontre dificuldades de realização no caminho. A legislação ambiental não deve ser encarada como inimiga, mas como uma proteção para todos.