Ao falarmos de serviços prediais, como reformas em geral e até mesmo alguns procedimentos mais específicos, é importante levar em conta aspectos de funcionalidade e segurança que vão garantir a segurança no trabalho e resultados muito mais eficientes.

Por isso, existem técnicas, métodos e aplicações que tornam essa demanda mais acessível e resolutiva. Você sabe quais são? E como a fachada de um prédio contribui para a impressão causada nas pessoas?

Vamos falar sobre tudo isso no artigo a seguir, onde você vai conferir como é possível gerar mais segurança para os trabalhadores de serviços prediais e também as maneiras de tornar uma fachada verdadeiramente impactante.

Sistema de linha de vida

Como você deve imaginar, o trabalho de revitalização, reforma ou qualquer outro tipo de serviço realizado em muitos ambientes prediais oferece um grande risco para a vida do colaborador, já que ele é condicionado a alturas extremamente elevadas e, em caso de queda, a fatalidade pode ser inevitável.

O que não é inevitável é a proteção correta para que o pior não aconteça. Por isso, o sistema de varal de segurança, também conhecido como sistema de linha de via, garante que todos os procedimentos sejam feitos sem o risco de queda e acidentes no geral.

Além de garantir a integridade física da equipe, esse sistema consegue promover um ciclo produtivo mais eficiente e um desempenho mais correto por parte dos trabalhadores, que estarão mais confortáveis.

Afinal, a certeza de que sua vida está assegurada faz com que as atividades possam ser desempenhadas de modo mais preciso.

Para que tudo isso seja possível, no entanto, é necessário contar com um projeto linha de vida eficiente, que considere todos os aspectos necessários para a aplicação segura dos componentes.

Sendo assim, profissionais e empresas capacitados poderão elencar itens que são imprescindíveis quando o assunto é a composição desse tipo de sistema.

Alguns deles são:

  • Dimensionamento da demanda;
  • Locação dos tubos empregados;
  • Quantidade de trabalhadores;
  • Tipo de atividade executada.

Com isso, revitalizar ou reformar uma fachada se torna muito mais seguro e descomplicado. Mas você sabe qual a importância das fachadas para os prédios?

Impacto da fachada

Certamente você entende que, ao olhar para um prédio, há uma impressão a ser formada sobre ele a partir de uma análise, mesmo que rápida e inconsciente, do que está diante de seus olhos.

No caso de prédios residenciais, as pessoas podem julgar se querem ou não morar ali com base na fachada. Já com relação aos centros empresariais, os clientes vão levar em conta até mesmo os detalhes da arquitetura antes de procurar os serviço oferecidos em um local.

Dessa forma, a Recuperação de fachadas é um procedimento muito mais comum do que se imagina. Afinal, com o passar do tempo, processos de desgaste, erosão, corrosão e demais efeitos podem gerar a necessidade de uma revitalização dessa que é a “capa” do seu empreendimento.

Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que a fachada deve ser coerente com o que o prédio tem a oferecer, de forma que a combinação de elementos pode ajudar significativamente nesse tipo de demanda.

A partir da consulta a profissionais especializados e do uso de uma estrutura metalica e outros componentes essenciais para essa tarefa, portanto, é possível definir algumas questões que vão ter um impacto direto nos resultados da revitalização.

Elas dizem respeito, principalmente, à aparência final da fachada, levando em conta as indicações arquitetônicas previstas e o uso dos materiais mais adequados.

Algumas dessas questões são:

  • Cor;
  • Textura;
  • Formas geométricas;
  • Acabamento.

Tudo isso produz, mesmo que não percebamos logo de início, uma mensagem muito específica sobre o que o prédio tem a oferecer a seu moradores ou clientes. Os revestimentos, sejam cerâmica, pastilhas ou mesmo tijolos, contribuem diretamente para isso.

Alguns dos cuidados que devem ser tomados são com relação aos riscos de formação de trincos e rachaduras, o que pode comprometer a segurança e causar processos como infiltrações.

Proteção contra descargas atmosféricas

O Projeto de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, também conhecido simplesmente como Projeto de SPDA também é fundamental para que um plano de ações preventivas possa ser colocado em prática, garantindo o máximo desempenho em segurança na construção e também nos resultados obtidos.

Existem três métodos mais utilizados na realização desse tipo de projeto, sendo eles o Ângulo Reto, o Eletromagnético e o de Malhas.

Cada edificação possui uma demanda específica, de modo que é importante que a escolha da técnica utilizada seja feita por uma equipe especializada e a partir de um estudo aprofundado das características do prédio em questão.

O mais importante é garantir que todos os procedimentos sejam executados de modo coerente e conforme as demandas específicas de cada tipo de construção.

Além de gerar um canteiro de obra muito mais otimizado e rentável, isso se reflete também no sucesso dos resultados obtidos.