Para toda e qualquer obra, são necessários muitas ferramentas e máquinas diversas, de vários portes e tamanhos. Além disso, utiliza-se de muita mão de obra, materiais, entre outros recursos.

Cada maquinário efetua uma função diferente, completando com outra para harmonizar a obra e cada etapa sua. Nesse processo, as máquinas maiores e pesadas ganham destaque, pela desenvoltura desempenhada.

Conheça algumas dessas máquinas. A escavadeira hidráulica é uma das mais pesadas e utilizadas nas construções, realiza escavações de terrenos, mas também pode mover materiais.

Por causa do mecanismo hidráulico, tem alta potência que permite grandes escavações em poucos minutos. Precisa ser operada por um profissional que tenha licença específica.

Existe também a possibilidade de fazer um Aluguel de mini escavadeira valor variável e a de tamanho normal. A motoniveladora também é uma máquina pesada, é usada em construções e é essencial para fazer terraplenagem.

Sua função é de arrumar o greide o solo, para que fique adequado, para receber o novo empreendimento e suas instalações. É um veículo versátil e eficiente, agregando algumas vantagens como:

  • pavimentação;
  • nivelamento de terrenos;
  • terraplanagem;
  • arrumar terrenos irregulares em plantações
  • e remover excesso de neve.

A retroescavadeira é uma das máquinas mais dinâmicas e versáteis, porque é usada para desempenhar várias atividades como, por exemplo, pequenos trabalhos de acabamentos.

Ela é facilmente encontrada nas obras e é ideal para: transportar materiais pequenos e leves, quebrar pavimentos e asfaltos, escavar buracos, realizar ações de paisagismo.

Essas são alguns veículos pesados, que comumente se utiliza nas construções civis, todas desempenham funções diferentes que são fundamentais para qualquer edificação.

Qual a função de uma betoneira?

betoneira é um maquinário de grande porte usada em construções e sua função é bem simples: misturar de materiais. Há vários tipos e tamanhos. É essencial que o profissional, todos da obra, saiba manejá-la corretamente.

A betoneira também é conhecida como misturador de concreto, sendo um item básico em qualquer construção, por conta da sua função é utilizada em muitos setores da indústria. Funciona ao adicionar água, areia, cimento e outras substâncias para que o concreto seja formado.

Ela é composta por: tambor, setor basculante, pás de mistura, cremalheira e pinhão, casinha do motor, o pinhão do volante, o volante, chassi reforçado, braço reforçado, pedal e rodas. No mercado atual, há um total de 4 tipos de máquinas:

  • A semi-fixa;

  • A fixa (não tem rodas);

  • A automática (com esteiras de locomoção);

  • A móvel (modelo mais avançado e acopla no caminhão).

A betoneira tem o benefício de redução de tempo, ou seja, consegue realizar tarefa em minutos sendo que, a mesma tarefa, demoraria muito tempo se fosse feita manualmente.

Depois de montá-la seguindo as instruções, é necessário algum cuidado, sempre coloque os equipamentos de segurança requeridos (EPIs) como, por exemplo óculos, capacete, luva e botina.

Verifique a fiação da máquina antes de ligá-la, pois um dos acidentes recorrentes com esse equipamento é a descarga elétrica, por isso, verifique se os fios estão em boas condições.

Após o uso, é fundamental limpar todos os cantos principais, tirar a poeira do motor e lubrificar as engrenagens, assim a vida útil da betoneira será longa. Importante também investir em manutenção preventiva periodicamente, para que o aparelho não apresente nenhum defeito ou problema.

É uma máquina onerosa de se adquirir, porém no mercado existe a possibilidade de contratar um aluguel de betoneira. Talvez, essa seja a melhor solução a se tomar, pois não precisará se preocupar com manutenção e terá assistência técnica quando precisar.

Dicas para contratar transporte de cargas pesadas

Para obter sucesso na distribuição nacional de produtos, é fundamental ter um caminhão que possa transportá-los em pequeno, médio e grande porte.

O mercado brasileiro é responsável por cerca de 60% do total desse Transporte de Cargas Pesadas no país, o transporte rodoviário é feito diariamente em todos os estados.

Devida a grande importância de transportar essas cargas pesadas, é necessário que a empresa monte uma estratégia de entrega, por meio de uma transportadora, para enviar esses produtos ao destino certo. Confira algumas dicas, para uma contratação eficiente.

A primeira dica é verificar o comprometimento, veja se o fornecedor escolhido atende a demanda das suas necessidades, se faz um bom atendimento e consegue compreender os procedimentos da empresa.

Se caso não funcionar nenhum desses três itens, não feche negócio. Ter boas referências no transporte de cargas é bem relevante, pesquise seu histórico, conheça a experiência dele na área de logística, se atende muitos clientes e se eles estão satisfeitos.

Não se influencie pela simpatia ou números atrativos. Apele para tecnologia como ferramenta de rastreamento (GPS), para monitorar e mapear o transporte da carga e o trajeto.

O custo-benefício é a contratação de uma transportadora que garanta a entrega dos produtos nos prazos, tenha qualidade no serviço, bom relacionamento com clientes e contratante e não atrase.

Veja se seu parceiro investe em inovações, se quer expandir o negócio e se vai contribuir para o crescimento de sua empresa com o tempo, pois ambos podem formar parceria e se beneficiar mutuamente.  Essas dicas podem ajudar na contratação de uma transportadora, pesquise e avalie.