O crescimento da procura por imóveis tem proporcionado a construtoras e incorporadoras imobiliárias a oportunidade de construir diversos condomínios residenciais.

De norte ao sul do país, o aumento populacional de regiões metropolitanas acelerou o desenvolvimento de bairros planejados, assim como o surgimento de conjuntos habitacionais que atendem pessoas interessadas de todas as classes.

Por parte dos projetos imobiliários, casas, sobrados, apartamentos, entre outros modelos habitacionais, são produzidos atendendo desde pessoas que moram sozinhas, repúblicas universitárias, até casais e famílias numerosas.

Acessórios visam estrutura individualizada

A responsabilidade pelos projetos apresentados para a construção de condomínios residenciais é de engenheiros civis e arquitetos.

No formato de condomínio, mesmo com espaços compartilhados, alguns serviços precisam ser individualizados, como energia elétrica, distribuição de água e captação de esgoto.

Os prédios possuem sistemas dedicados para cada imóvel, seja casa ou apartamento, para que as contas sejam de cada proprietário.

Assim, a caixa de passagem elétrica para cada residência é direcionada para um quadro de distribuição exclusivo, dedicado ao respectivo imóvel.

Isso permite a leitura individual de cada conta de luz por parte das concessionárias. A segurança também é reforçada, pois não sobrecarrega o sistema elétrico em um único ponto de acesso. Os fios e cabos são distribuídos de maneira apropriada, seguindo as normas regulamentadoras do setor.

O direcionamento de dejetos também é individualizado, impedindo que seja necessário um quebra-quebra generalizado quando ocorre algum entupimento no sistema hidráulico de um imóvel.

As caixas de esgoto de concreto podem receber indicação própria, conforme a numeração da casa ou apartamento, facilitando o acesso de profissionais que trabalham na área de encanamento hidráulico, para limpeza e manutenção preventiva e corretiva.

Estudo de área permite aproveitamento de terreno

O zoneamento urbano de muitas cidades divide os espaços disponíveis em diferentes áreas, dedicadas a finalidades específicas como:

  • Residencial;
  • Comercial;
  • Industrial;
  • Rural.

Quando surge o interesse por uma área que pode receber a construção de um condomínio, a construtora responsável deve apresentar um levantamento planialtimétrico georreferenciado para identificar o impacto que pode gerar em mobilidade urbana e no meio ambiente.

Esse documento apresenta as características do terreno, tanto em relação à medida plana quanto aos ângulos encontrados no local. Todo o perímetro é dimensionado, com um descritivo de toda a ocupação.

A liberação para a construção de um empreendimento imobiliário deve ser feita por meio da prefeitura municipal, indicando as possibilidades construtivas e as contrapartidas que podem ser requisitadas.

Controle interno reforça segurança de condomínio

Um condomínio residencial conta com serviços de portaria que controlam a entrada de visitantes, prestadores de serviço e dos moradores.

As empresas de segurança patrimonial oferecem projetos personalizados, com profissionais dedicados às tarefas propostas e treinados para atender da melhor forma possível.

A instalação de equipamentos de segurança fazem parte da estrutura de segurança, com cabines preparadas para a vigilância proporcionada pelas câmeras instaladas em pontos estratégicos, e imagens visualizadas em monitores exclusivos.

Para a abertura do portão social e da cancela de estacionamento do condomínio, é instalado uma central de comando e sinalização, reforçando a proteção dos moradores desse modelo de construção civil.

Planta arquitetônica disponível no fim da obra

O setor da construção civil segue como um dos principais campos de atividade econômica, e por isso é de grande relevância para o poder público e as empresas privadas. Todos os serviços, produtos e materiais apresentados fazem parte de um cenário que tende a crescer continuamente.

Os profissionais que prestam serviço estão presentes do início ao fim das obras. As construções que passam por alguma alteração durante a realização das tarefas precisam solicitar uma planta final, denominada projeto as built preço cobrado na finalização da obra.

Com isso, é possível identificar as mudanças empregadas, mesmo que sejam detalhes ínfimos mas que fazem toda a diferença no produto final.

Construção civil modifica cenários urbanos

A evolução tecnológica e os modelos de moradia, assim como as adaptações pertinentes através do tempo, tendem a fazer a diferença a todo momento.

Dessa forma, é preciso que investidores e demais pessoas interessadas estejam alertas com as mudanças provocadas pelo crescimento urbano.

O conjunto de condomínios e bairros planejados fazem a diferença na economia local e na oferta de serviços públicos como:

  • Hospitais e clínicas odontológicas;
  • Mobilidade urbana;
  • Segurança pública;
  • Escolas e universidades.

Seguindo as diretrizes estabelecidas por planos diretores municipais, estaduais e do governo federal, é possível determinar os locais que passam por revitalização, alteração de zoneamento e a proteção do meio ambiente.