Durante a construção de prédios comerciais e residenciais, é muito importante o ato de construir a fundação, levantar as paredes, colocar pisos e revestimentos, dar um bom acabamento e uma boa decoração.
Essa fase do projeto de construção também é muito difícil e importante e inclui tarefas que requerem total atenção a detalhes. A decoração não é apenas o ato de deixar o ambiente bonito, vai muito além disso.
Claro que a beleza diz muito sobre os espaços, ajuda a agregar valor e se for no caso de empresas é capaz de chamar a atenção do público, contudo, é fundamental alinhar tudo isso a um bom funcionamento e utilidade dos móveis.
Decoração de ambientes corporativos e comerciais
Falando então sobre essa questão envolvendo os espaços comerciais, há uma grande quantidade de trabalhos sendo feito ali, então é preciso ter comodidade para as pessoas que passam boa parte dos seus dias dentro dos escritórios.
Nesse sentido, os objetos dispostos devem facilitar a circulação e os processos de trabalho.
Para começar, a cadeira e mesa de escritorio são os elementos mais usados pelos funcionários, são onde realizam suas tarefas cotidianas e por isso precisam promover o conforto.
Afinal, passar horas em um ambiente em que se não se sente confortável não faz bem a ninguém e pode, inclusive, atrapalhar o desempenho no trabalho.
Por isso, os gestores e líderes devem tentar proporcionar a melhor experiência para seus subordinados, a compra de materiais de escritório e móveis deve ser feita pensando no bem-estar dessas pessoas.
No mais, outro item que tem uma grande funcionalidade é o armário para escritório em aço, material resistente que pode garantir uma longa vida útil para o objeto.
Podemos pensar que um escritório de contabilidade, por exemplo, que movimenta grandes quantidades de papéis e documentos diariamente.
As pessoas que trabalham no local, precisam de um lugar ideal para armazenar todos eles com organização e de forma que fique fácil de localizar.
Além disso, no armário os arquivos ficam seguros de possíveis acidentes que possam danificá-los e são mantidos em segurança.
Diferenciais propostos na elaboração dos espaços
Um ponto de atenção muito importante ao estruturar e decorar um ambiente, como pode ser percebido, é pensar no real uso que o espaço terá e se existem necessidades específicas a serem atendidas.
Isso porque as funções que serão desempenhadas e a possibilidade de acesso de clientes determinará se é necessário mais espaço de circulação ou áreas dedicadas ao arquivo de documentos, bem como os itens decorativos que podem ser usados sem poluir ou impactar no uso do ambiente.
Por exemplo, em um escritório de contabilidade mencionado anteriormente é necessário contar com pontos de internet para computadores e mesas dispostas de modo que o atendimento a clientes e a circulação de profissionais seja possível.
Enquanto isso, uma loja precisa considerar a boa disposição de prateleiras para atrair os consumidores e evitar o uso de objetos decorativos que possam roubar essa atenção, ampliando as vendas.
Da mesma forma, salas voltadas ao tele atendimento podem ser mais ou menos compartilhadas, de modo que os profissionais possam se comunicar mais e tenham conforto em baias, mas sem que isso impacte na alocação de uma equipe maior.
Assim, o ideal é considerar os diferenciais e especificidades de cada ambiente e seus possíveis usos já no projeto de construção e decoração dos espaços, de modo que eles proporcionem mais conforto, adequação e qualidade às rotinas diárias.
O conforto estendido para outros ambientes
Como citado, os funcionários ficam longos períodos nos escritórios, de modo que ter elementos que facilitem essa convivência com outras pessoas e permita que eles mantenham seus pertences guardados e seguros é algo indispensável.
Pensando nisso, ter um vestiário onde possa se trocar de roupa e se preparar para o trabalho poupa tempo aos colaboradores.
Assim, é importante ter um roupeiro para vestiário de aço para armazenar as roupas, é útil inclusive para locais que exigem que o funcionário use uniforme.
Neste caso, ele pode deixar o mesmo no ambiente de trabalho evitando problemas já que se o profissional for de casa vestido pode sujar a vestimenta e se levar em uma bolsa pode amassar e ficar impróprio para uso.
Nesse sentido, mesmo que não tenha uma estrutura que suporte um vestiário, a empresa precisa pelo menos ter um local equipado, pode ter apenas um armario de banheiro para que itens de higiene pessoal sejam guardados e possam ser usados a qualquer momento.
É possível que tenha ao menos um cabide para banheiro que possa ser de grande ajuda para a equipe. No caso de algumas pessoas, existe certa vaidade e vontade de se manter arrumado, então colocar um espelho para banheiro a disposição é de grande valia.
Como funciona a decoração no âmbito residencial
O princípio da decoração nas residências segue o mesmo principio de manter a funcionalidade do ambiente e usar todo o espaço da melhor forma possível.
Nesse caso, é possível optar pela contratação de empresas que façam móveis planejados sob medida para se enquadrar perfeitamente em cada cômodo, assim se obtém os seguintes benefícios:
- A matéria-prima usada é de qualidade comprovada;
- O custo-benefício é ótimo, pois o produto dura bastante tempo;
- Não se desperdiça nenhum centímetro do espaço;
- Manutenção garantida.
Para criar esses produtos um funcionário especialista vai até o endereço coletar as medidas e em seguida elaborar um projeto exclusivo seguindo as orientações e gostos pessoais de cada cliente.
Desta forma é possível mobiliar quartos, cozinhas, closets, banheiros e o que mais for de interesse do comprador. Contudo, antes de comprar é importante verificar a melhor opção do mercado e ver se a empresa fornece todos os produtos necessários.