Estamos sendo gradualmente conscientizados aos cuidados com a saúde, incluindo melhorar os nossos hábitos alimentares. Dentre esses hábitos, optar por comidas menos gordurosas é uma opção.

 

Porém, não é fácil abandonar de vez aquelas comidas que são feitas a partir da fritura com óleo, bastante gordurosas, não é mesmo? Saiba, pois, que, atualmente, é possível comer alimentos fritos sem utilizar óleo.

 

Graças as fritadeiras elétricas, as chamadas popularmente airfryers (ou “fritadeiras de ar”), frita os alimentos sem usar sequer uma gota de óleo, deixando-os crocantes e secos, como se tivessem sido feitos a base da cocção com algum tipo de óleo.

 

Esses equipamentos funcionam a partir da eletricidade. Quando ligados, uma resistência localizada no interior da airfryer, especificamente na parte superior, aquece o ar dentro do cesto da fritadeira e um ventilador faz o papel de circular este ar quente dentro do equipamento.

Esse fluxo de ar quente dentro da fritadeira frita os alimentos com muita eficácia, não sendo preciso usar óleo para a cocção, como no método tradicional. 

 

Pelo fato de não usar óleo, essas fritadeiras elétricas proporcionam a possibilidade de comer alimentos fritos e ainda assim, cuidar da saúde, já que os alimentos fritos em óleo são gordurosos, sendo prejudiciais para a saúde. 

 

Sendo assim, quais características atentar antes de comprar uma airfryer? Como escolher a melhor airfryer, em razão dos vários modelos que existem no mercado? Siga as dicas deste artigo e analise sua escolha na hora de comprar uma fritadeira elétrica.

 

Tamanho da airfryer e frequência de uso

 

Se você precisa usar frequentemente a airfryer para fritar alimentos para sua família consumir diariamente, opte por comprar uma fritadeira elétrica que tenha um tamanho grande. Existem diversos modelos disponíveis para a compra.

 

Alguns são menores, variando de um litro até os maiores, na faixa dos quatro litros de capacidade de conter alimentos. Caso sua necessidade seja familiar, opte pelos que estão na faixa dos quatro litros.

Eles conterão mais comida e fritarão com maior eficiência, sem deixar alguns alimentos crus, devido à má distribuição de calor caso a fritadeira esteja lotada.

 

Caso você more sozinho ou apenas com seu esposo / esposa, uma fritadeira pequena pode suprir suas necessidades. Então, uma airfryer com capacidade de até dois litros pode ajudar na hora do preparo dos alimentos.

 

Potência da airfryer

 

Quando a necessidade é fritar muitos alimentos em pouco espaço de tempo, o quesito que você precisa considerar é o da potência. As fritadeiras elétricas possuem variadas frequências, que podem ser expressas em watts.

 

Quanto maior forem os watts da airfryer, mais potente ela será, o que significará maior eficiência na fritura dos alimentos, menor tempo para os resultados, mas, maior consumo de energia. Fique bem atento a isso!

 

Praticidade da limpeza

 

As airfryers não utilizam óleo para fritar os seus alimentos. E isso é incrível! Além de proporcionar alimentos gostosos e mais saudáveis, já evita maiores sujeiras na hora de limpar a fritadeira após o seu uso.

 

Porém, mesmo sem usar óleo em suas frituras, as airfryers podem se sujar com as gorduras que alguns alimentos podem soltar, como no caso das linguiças e carnes de porco, por exemplo. E aí, as fritadeiras elétricas antiaderentes são as melhores opções.

 

Além de não permitir que o alimento fique grudado no cesto, as fritadeiras antiaderentes exigem um esforço menor para a limpeza, diferente das airfryers que tem um cesto aramado, com furos que deixam a sua limpeza mais difícil.

 

Outras dicas que você pode considerar é perceber se a airfryer vem com algumas funcionalidades extras. Existem diversas marcas no mercado, com diferentes preços e funcionalidades. Analise a que seja melhor fritadeira para seu contexto!

 

Este artigo foi produzido pelos redatores do Combata Dengue e Cultura Brasil