Seja tábua corrida ou taco, a beleza de um piso de madeira é indiscutível, pois, quando bem cuidado, esse tipo de piso transmite leveza e sofisticação aos ambientes.
Contudo, muitas pessoas não sabem como higienizar ou fazer a devida manutenção desse tipo de revestimento, assim como quais os produtos para piso de madeira.
Vale a pena aprender a cuidar do piso de madeira, já que acabar optando por eles pode garantir a saúde de pessoas que possuem algum tipo de problema respiratório ou alergia, além de mais praticidade no dia a dia.
Confira a seguir algumas dicas de como garantir que os pisos de madeira permaneçam impecáveis ao decorrer do tempo.
Uma opção de piso de madeira que vem crescendo cada vez mais no mercado são os pisos vinílicos, que se trata de um modelo ecológico e moderno, além de ser fabricado a partir de materiais recicláveis.
O piso vinílico apresenta uma aparência macia, grande resistência ao atrito e pode ser limpo facilmente.
Cuidados diários com pisos de madeira
Para realizar a limpeza de pisos a fim de não arranhar e/ou riscar os pisos de madeira, necessita-se usar uma vassoura de pelos macios para remover a maior parte da sujeira.
Uma outra possibilidade é utilizar um aspirador de pó com cuidado para que o tubo de sucção não entre em contato diretamente com o chão, pois este pode riscá-lo.
Depois disso, recomenda-se passar um pano umidificado em uma solução de detergente neutro e água, sem que o piso fique ensopado.
Nessa etapa, o uso do pano úmido deve ser feito apenas uma vez por semana e a utilização de produtos abrasivos e/ou químicos é terminantemente proibida para esse tipo de piso.
Cuidados a longo prazo
Algumas medidas diárias vão garantir a beleza e a durabilidade dos pisos de madeira por muito mais tempo, como:
- Recomenda-se retirar os sapatos antes de entrar em casa — especialmente, os de salto alto;
- Usar frequentemente o capacho da entrada evita sujeiras pesadas e facilita a limpeza posterior;
- Invista em feltros no pé dos móveis, afim de evitar marcas no piso;
- Tapetes de algodão decoram os ambientes e protegem os pisos;
- Evite móveis que tenham pés de rodinhas ou posicione-os sobre tapetes.
Cuidados extras
Pode parecer bobagem, mas a iluminação natural do sol pode descolorir os pisos de madeira. Sendo assim, indica-se usar cortinas, persianas ou blecautes nos ambientes onde a incidência do sol é direta.
No caso de animais de estimação, o melhor seria impedir a circulação dos bichanos nos pisos de madeira, mas, caso não seja possível, manter as unhas lixadas e aparadas evitará danos.
Líquidos e pisos de madeira não fazem uma boa combinação. Por isso, caso algum líquido respingue ou caia sobre ele, é fundamental secar o local imediatamente.
Raspagem de pisos
A raspagem de piso de madeira se trata de uma técnica de restauração de pisos de madeira a fim de eliminar riscos, manchas, fissuras superficiais, marcas, vernizes antigos, irregularidades, cera e qualquer outro tipo de problema visual que o piso possa apresentar.
A camada superior do piso de madeira é lixada, fazendo com que as irregularidades de sua superfície sejam eliminadas e o piso volte a ficar totalmente nivelado e com aparência de novo.
A madeira se renova, já que a camada agredida é eliminada, resultando em um piso com visual de madeira natural.
A raspagem de tacos e assoalhos é a primeira etapa a possuir seu valor calculado ao optar por realizar a restauração do piso de madeira.
Pensar na restauração deve ser uma alternativa, pelo fato de que substituir o piso por algum outro revestimento mais barato pode não resultar em um bom acabamento, já que se perde em durabilidade e, principalmente em qualidade do piso.
Um piso de tacos é bastante resistente e possui uma boa vida útil, sendo válido optar pela restauração.
Ademais, o processo todo de remoção do piso atual para realizar a colocação de um novo pode acabar gerando muito mais gastos do que o processo de restauração.
A raspagem representa também uma opção ecológica, uma vez que os tacos utilizam boa parte de material reflorestado.
A madeira nobre é encontrada em seu revestimento, e, caso haja danos, é possível substituir somente a peça que foi danificada.