Cobre, chumbo e estanho foram alguns dos primeiros metais usados em telhados. O cobre é um material de cobertura perfeito, pois oferece resistência à corrosão, durabilidade, blindagem por radiofrequência e proteção contra raios e, quando o cobre é removido de um telhado, pode ser totalmente reciclado para outros usos.
Os metais são materiais alternativos à utilização dos telhados de barro com Viga de cambará.
O aço galvanizado surgiu como uma alternativa ao cobre e usa um revestimento de zinco junto com tinta resistente para limitar o potencial de ferrugem.
O aço revestido de pedra, que usa aço revestido de zinco com revestimento acrílico, é uma opção um pouco mais cara.
O aço inoxidável oferece uma opção totalmente isenta de ferrugem, ideal para calhas também, mas seu custo é maior do que um telhado galvanizado ou de aço pedra.
O alumínio é leve e resistente às intempéries e é muito mais barato que o aço inoxidável. Assim como sua contraparte mais cara, você precisará pintar alumínio se quiser evitar uma aparência institucional.
Ligas como combinações de de aço, alumínio e zinco também estão se tornando opções populares devido à maior durabilidade.
Algumas vantagens de coberturas metálicas são:
- Resistência e durabilidade;
- Atratividade;
- Manutenção mínima;
- Eficiência energética e sustentabilidade;
- Leveza.
Manutenção e vida útil dos telhados de metal
O tipo de manutenção do telhado necessário depende do material. O aço galvanizado precisa de mais ajuda, pois, não é naturalmente resistente à ferrugem.
Isso significa que a pessoa ou um empreiteiro respeitável, deve subir no telhado de tempos em tempos e inspecioná-lo quanto a danos. Verificando se há ferrugem ao redor dos parafusos, onde o teto toca outros metais, como canos, e examine o telhado em busca de água.
Os metais tratados no telhado provavelmente não enferrujam, mas deve se inspecionar seus revestimentos quanto a danos pelo menos uma vez por ano, assim como é feito quando se tem telha colonial.
Se observar-se lascas significativas, feche o telhado novamente; se vir painéis de flambagem, considere contratar um profissional para remover as seções afetadas e substituí-las.
Finalmente, se a ferrugem começar a se espalhar, lide com ela imediatamente. Painéis ou telhas enferrujados não podem ser reparados.
Um telhado de asfalto típico deve durar entre 15 a 25 anos. Com manutenção adequada, as coberturas metálicas e Calha cocho galvanizadas costumam durar de 30 a 50 anos, enquanto o aço inoxidável e o alumínio podem durar 50 anos, salvo qualquer dano climático grave. O cobre pode durar 60 anos ou mais, assim como algumas das novas ligas disponíveis.
Custo de coberturas metálicas
Existem vários benefícios óbvios para o metal. Primeiro é a durabilidade; a água não danifica o metal da mesma forma que o asfalto, o que significa que você terá menos reparos e substituições.
A instalação de um telhado de metal também é muito mais fácil do que colocar telhas de asfalto, e a substituição de painéis é rápida e simples.
Em climas mais quentes, a telha metálica pode ajudar a manter os custos de energia baixos, refletindo grande parte do calor do sol, e em climas mais frios pode ser tão eficaz quanto qualquer telhado de asfalto com isolamento adequado.
Algumas companhias de seguros também oferecem descontos no seguro residencial, se você instalar um telhado de metal, pois, diminui a chance de danos estruturais graves em sua casa.
As coberturas metálicas e Rufos para telhado do mesmo material são duráveis, duradouras e as novas ligas estão reduzindo o preço. Vale a pena considerar a instalação de um novo telhado ou a substituição da sua manta asfáltica.
Enfim, se você não conhece os produtos arquitetônicos para coberturas metálicas, ficará realmente surpreso com a variedade de opções de design e cores que as modernas técnicas de fabricação introduziram no mercado.
Desde a aparência limpa dos painéis verticais, até o fascínio do metal projetado para replicar coberturas arquitetônicas sofisticadas, existem ótimas opções para quase qualquer orçamento.
Independentemente do preço, as características de reciclabilidade e desempenho das telhas metálicas fazem desses telhados uma solução ecológica, com um dos principais valores de retorno do investimento.
Além disso, é resistente e as propriedades naturais do metal proporcionam excelente cobertura devido à sua resistência superior a muitas das forças e fatores que podem levar a danos no telhado.