Um dos sinônimos da construção civil é a grandiosidade. Quase tudo o que envolve o setor, se refere a muito estudo, capacitação, para a realização de grandes construções, com maquinários enormes e potentes, tendo profissionais altamente capacitados para o manuseio e condução dos equipamentos mecânicos e tecnológicos.

No entanto, pode parecer difícil de associar a construção civil, pois ela também precisa do importante trabalho de pequenas peças e equipamentos tecnológicos que prestam um grande serviço antes e durante os processos de construção de uma edificação.

São pregos, martelos, vergalhões e, também, equipamentos que embora pequenos, são dotados de tecnologias capazes de realizar grandes trabalhos e trazendo resultados precisos e otimizando trabalhos.

Dentre os equipamentos que possuem ampla utilização nos processos da construção civil, podemos destacar:

  • Andaimes;
  • Dispositivos tecnológicos;
  • Equipamentos de terraplanagem;
  • Pequenos materiais.

Introdução de grandes tecnologias

Andaimes são estruturas tubulares em aço que formam uma tipo de torre para que os trabalhadores possam alcançar determinadas alturas que normalmente não podem ser alcançadas por escadas comuns.

Essa torres provisórias com andaimes tubulares de aço precisam seguir rígidas normas de técnicas estabelecidas para garantir a segurança dos trabalhadores durante o seu uso.

Além de estruturas, equipamentos tecnológicos são utilizados para facilitar a iniciação dos trabalhos, como a utilização de drone georreferenciamento.

Esse pequeno e poderoso instrumento é capaz de alcançar grandes distâncias sendo controlado remotamente.

A engenharia civil está utilizando os drones, principalmente para a referência precisa de terrenos, independente de altitudes ou graus de dificuldades que o terreno pode apresentar.

A ideia é a obtenção de coordenadas sobre determinado terreno, de maneira precisa, incluindo os limites entre rios, estradas e terrenos.

O georreferenciamento com drone está em amplo crescimentos no setor, mas também, para quem realiza trabalhos cartográficos, topográficos e similares, essa tecnologia já é um antiga conhecida, principalmente porque fornece com precisão as informações dos chamados pontos de controle.

No entanto, mesmo que a tecnologia apresenta soluções cada vez mais rápidas e melhores para o setor, ainda é indispensável o uso de grandes máquinas para os trabalhos.

Máquinas e peças importantes

Um dos exemplos de equipamento amplamente utilizado pela construção civil, é o compactador de solo a percussão. Esse equipamento exige força para manuseio e muito controle do equipamento, tanto pelo peso, quanto pelos rápidos movimentos que executa.

A utilização desse maquinário tem a finalidade de compactação do solo é utilizado na preparação de solos, para a criação de estradas, edifício, meio-fio, para o recebimentos de concreto para as estruturas.

O compactador de percussão funciona preparando o solo para evitar rupturas, depressões ou mesmo futuros danos estruturais em construções.

É importante, porém, que durante a utilização do equipamento, é necessário que somente o profissional esteja próximo ao equipamento ligado, para evitar acidentes de trabalho.

Sendo necessário a promoção de uma distância segura entre o equipamento e outros profissionais que circulam no canteiro.

Porém, mesmo com todos os avanços tecnológicos existentes, ainda é preciso o usos de eletricidade para o funcionamento de todos os equipamentos.

Não é diferente em construções, sem as devidas instalações elétricas, não há muito utilidade de uso em edificações urbanas.

Esse projeto é realizado por engenheiros eletricistas, profissionais responsáveis criação e execução de todos os projetos relacionados a redes elétricas.

Para a execução, engenheiros contam com a mão de obra de um eletricista instalador que seja experiente e capacitado na execução do projeto, dentro das normas de segurança estabelecidas, bem como, o uso de equipamentos de qualidade que forneçam segurança a todos.

Um profissional capacitado para realizar os trabalhos com eletricidade, precisa ser experiente no serviço e provido de todas as técnicas de segurança para evitar acidentes.

Um eletricista é um profissional essencial para os trabalhos de engenharia que envolva a construção de prédio, condomínios, enter outros.

Para a contratação dos serviços desses profissionais, é possível encontrar profissionais autônomos, muito comum nesse tipo de profissão.

Ou então a contratação de empresas terceirizadas que já contem com os serviços de eletricista, assim como de outros profissionais que sejam necessários em diversos setores da construção, em diferentes fases.

Todos os profissionais que executam sua função no setor da construção civil são importantes para ajudar a alcançar um resultado final seguro e satisfatório para todos.

A engenharia civil conta necessita de diferentes profissionais assim como de vários equipamentos, sejam eles pequenos ou grandes, para que seja possível a concretização de todos os seus projetos.