Existem diversas possibilidades voltadas para a composição dos ambientes dentro do setor da construção civil, de modo que é importante se atentar à gama de opções disponíveis para garantir a escolha ideal de acordo com as demandas de cada espaço.

Por isso, dos pisos de madeira aos pisos industriais, o mais importante é se aprofundar nas vantagens que cada tipo oferece por conta do material, da instalação e, claro, da qualidade tanto estética quanto funcional.

No artigo que você confere a seguir, portanto, reunimos algumas dicas imperdíveis para que seja possível escolher pisos eficientes e resolutivos sem deixar de lado a busca por quesitos como economia, durabilidade e impacto visual.

Além de conhecer algumas das variedades mais recorrentes no mercado nos últimos anos, saiba também como cada uma delas pode contribuir de forma expressiva para mais conforto e segurança nos locais.

Pisos de madeira

O uso do assoalho de madeira é muito comum até os dias de hoje, sendo uma opção extremamente clássica e que, portanto, dá um toque sofisticado acima da média.

Ao ser combinada com outros itens, como elementos decorativos mais modernos, a textura da madeira gera um impacto visual agradável e requintado, motivo pelo qual os pisos feitos desse material são uma tendência que nunca sai de moda.

A aplicação de tacos ou tábuas no piso, porém, demanda alguns serviços de manutenção e conservação que irão aumentar de forma significativa a vida útil do material, garantindo, ainda, a preservação de seu aspecto brilhoso e conservado.

Por meio da raspagem de tacos, um serviço especializado com foco nesse tipo de piso, é possível, por exemplo, devolver a uniformidade à composição, eliminando manchas, ranhuras e imperfeições.

Além disso, a aplicação da Resina para piso de madeira também é uma forma de garantir que o brilho do piso seja renovado, devolvendo seu aspecto original de forma rápida e simples.

Vale lembrar, porém, que esses são serviços delicados, precisos e que demandam os devidos conhecimentos técnicos na sua realização, de modo que é fundamental contar com profissionais treinados.

Pisos laminados

Já o piso laminado é uma alternativa para quem não abre mão da sofisticação proporcionada pelo uso da madeira, mas busca economizar.

Além disso, esse é um tipo de piso destinado também àquelas pessoas que precisam de soluções rápidas, evitando longas reformas e procedimento que geram sujeira.

Desse modo, estamos falando da aplicação de lâminas que reproduzem de forma extremamente realista a textura de diferentes tipos e cores de madeira, o que pode variar de acordo com as suas preferências.

Entre as principais vantagens desse tipo de piso, podemos destacar:

  • Sua instalação é rápida;
  • Promove impacto visual;
  • Higienização otimizada;
  • Manutenção simplificada.

Pisos antiderrapantes

O piso antiderrapante pode ser encontrado em diferentes composições. Seu objetivo, como o próprio nome indica, é evitar que as pessoas escorreguem por conta da não aderência da sola dos sapatos no piso, o que o torna uma alternativa ideal para locais de trabalho, indústrias de diferentes segmentos e até mesmo espaços residenciais, especialmente se há crianças ou idosos no local.

Para garantir o efeito que não permite a derrapagem, é importante contar com materiais como a borracha e a tinta epóxi.

A borracha é muito utilizada em escadas, por exemplo, e a Pintura epóxi é uma solução para quem está em busca de resistência adicional. Isso porque ela resiste a variações térmicas, impactos mecânicos e possui extrema qualidade de acabamento.

Decoração

Os pisos são, certamente, itens de extrema importância no contexto construtivo, especialmente quando estamos falando de ambientes que demandam soluções mais práticas e duráveis.

No entanto, o teto também é primordial nesse cenário, auxiliando tanto na promoção de um acabamento mais sofisticado e resistente quanto na sofisticação e modernização dos locais.

A iluminação de teto com gesso, por exemplo, permite que seja feito um jogo de luzes que gera uma experiência muito mais confortável no ambiente.

Nesse caso, é importante contar com a aplicação das chamadas sancas, que são aquelas estruturas rebaixadas que podem ser empregadas para ocultar lâmpadas, cabos, etc.

Vale ressaltar que todos os serviços relacionados com a instalação de pisos e forros, independentemente do tipo, demandam o trabalho especializado de profissionais com a devida capacitação.

Isso trará muito mais garantia de resultados eficazes e evitar até mesmo a ocorrência de problemas que podem colocar não só a estrutura do ambiente em risco como até mesmo as próprias pessoas que usufruem dele cotidianamente.