É muito normal que pessoas tenham dúvidas quando estão construindo, reformando ou até mesmo decorando um imóvel. Isso acontece por conta das inúmeras opções presentes no mercado, é tanta variedade que fica difícil saber o que fazer.
Na hora de construir, então, essa dúvida fica ainda maior, pois um projeto que começa do 0 tem muito mais possibilidades do que qualquer outro.
Além disso, as pessoas têm dúvidas quanto a equipamentos e procedimentos que precisam ser adotados ao construir um projeto e, se é assim que você se sente, neste artigo iremos te dar algumas dicas fundamentais.
A importância da coleta seletiva na construção
Já que vamos falar sobre construção, é interessante que antes de dar dicas para o projeto, falemos sobre a coleta seletiva construção civil.
Isso porque a construção civil é, hoje, um dos setores industriais que mais crescem, mas que também mais geram entulhos.
Por conta disso, é uma obrigação de quem constrói separar o entulho gerado e distribuí-lo corretamente para empresas de reciclagem.
Por mais simples que pareça uma reforma, ao final dela é gerado uma grande quantidade de entulho que precisa ser corretamente descartado.
Mais do que uma responsabilidade ecológica, a coleta seletiva também é uma maneira de maximizar os resultados do projeto, reduzindo os gastos e podendo até mesmo gerar lucro com a venda de resíduos da obra, porque nem todo entulho é lixo.
Para que seja possível realizar esse trabalho no canteiro de obras, é preciso seguir estas 4 dicas:
- Conscientizar os envolvidos na obra sobre a reciclagem;
- Optar pela desconstrução em vez da demolição;
- Fazer a coleta seletiva;
- Analisar os desperdícios.
Realizando esses quatro procedimentos é possível fazer com que o espaço da obra seja mais limpo e organizado, ao mesmo tempo em que destina corretamente o entulho que é gerado na construção.
Agora que você já entendeu a importância da coleta seletiva, vamos para o próximo tópico que está recheado de dicas para sua construção ou reforma. Confira!
Dicas de construção e reforma
Como dissemos anteriormente, reformar ou construir não é fácil, pois existem muitas opções no mercado que variam em tipo de material, estilo, preço, qualidade, dentre outras características. Independentemente do que você escolher, priorizar a qualidade é a primeira grande dica deste tópico.
A segunda dica é para você que tem varanda e que gostaria de fechá-la totalmente com vidro. Uma das opções que mais tem sido procurada é a cortina de vidro varanda. Isso porque essa cortina protege o ambiente da varanda das intempéries diárias como vento, chuva e excesso de calor, ao mesmo tempo em que permite a entrada de luz natural.
Principalmente para quem possui móveis na sacada, ou até mesmo uma área gourmet, é ideal para evitar danos aos móveis e ao ambiente, ao mesmo tempo que preserva contra sujeira e oferece excelente conforto acústico.
Outra dica é o chuveiro com pressurizador. Esse tipo de chuveiro tem mais pressão de água, sendo altamente recomendado para imóveis térreos ou que possuam MCA menor do que 5.
Ou seja, em locais em que a pressão da água é baixa e quase não sai água do chuveiro, a instalação de um pressurizador é muito importante. Isso oferece mais conforto para a hora do banho e evita danos aos chuveiros instalados.
Algo que deixa muitas pessoas com dúvidas é quanto ao forro, pois as opções são variadas. Vamos falar aqui sobre o forro PVC, nossa primeira opção porque trata-se de um forro ecologicamente correto e que não adere ao fogo em caso de incêndios, o que torna a construção mais segura.
Além disso, ele não atrai insetos e animais roedores, como geralmente acontece com os forros de madeira. Sua manutenção é simples e barata, o que confere ainda mais facilidade para essa opção e um excelente custo-benefício.
A moldura de gesso para teto ou sanca de gesso também são opções muito procuradas. O gesso proporciona muito mais beleza ao ambiente, deixando-o moderno e elegante, valorizando seu espaço e passando uma sensação de amplitude.
A instalação do gesso também é muito simples, o que faz dele uma opção prática, podendo ser instalado em qualquer ambiente, mesmo nos menores.
Por falar em valorizar ambientes, uma cozinha planejada pequena pode ser transformada em um ambiente mais amplo e organizado. Isso porque os móveis planejados são feitos sob medida, valorizando cada espaço do ambiente.
Como você pôde ver, apesar de as opções serem muitas, com um pouquinho de informação sobre elas, você pode se decidir melhor. Então, siga nossas dicas e mãos à obra, temos certeza de que seu projeto ficará lindo e será um grande sucesso.