Hoje em dia algo que cresceu muito no mercado de casa e construção foi o assunto “design de interiores”. Atualmente as pessoas focam nisso como se fosse mais uma etapa da construção, para que o ambiente fique o melhor possível conforme o perfil da família.
E, com isso, o mercado da decoração de interiores começou a se desenvolver juntamente com esse estouro que foi a comunicação visual e a questão estética em uma casa. Muitas delas, às vezes, possuem um cômodo mais diferenciado do outro por isso.
Essa ramificação começou a ser muito procurada, e com isso foi desenvolvendo uma profissão e também cursos começaram a aparecer relacionados a essa nova área, para que as possibilidades aumentassem.
E para que você entenda um pouco mais sobre design de interiores no ABC e outras regiões, iremos explicar neste artigo o que esse segmento é, o que realmente significa e também como é possível entrar nesse meio caso tenha vontade e curiosidade. Acompanhe o texto e tire suas dúvidas.
O que é o design de interiores?
O design de interiores é uma área que ajuda a idealizar e planejar a realização de espaço, sejam eles uma casa, uma empresa, um evento ou afins. Ou seja, seu foco é proporcionar um ambiente diferenciado.
Não pensando somente na estética, ainda acompanha o projeto que será realizado com preocupações sempre pensando na funcionalidade do local e na qualidade de vida que ele trará para os contratantes.
Para fazer parte desse universo são necessários alguns requisitos, assim como qualquer outra profissão que são:
- Facilidade em recriação de ambientes;
- Criatividade;
- Saber desenhar;
- Ser uma pessoa organizada;
- Ter ótimo raciocínio lógico;
- Se interessar por arquitetura, paisagismo e iluminação;
- Entender sobre cores e suas combinações.
É claro que como um segmento profissional há diversas possibilidades e caminhos de trabalho, como trabalhar com um cliente específico ou para empresas de design de interiores.
Hoje é possível criar desde móveis até gerenciar uma obra, juntamente com o arquiteto, pois esse projeto nasce juntamente com toda a estruturação. Há também outras possibilidades, como focar em paisagismo, projetar jardins e afins.
São muitas opções, desde criar ambientes sustentáveis até trabalhar em locais luxuosos. O profissional que faz todo esse trabalha é chamado de designer de interiores. E para que você possa entender todas as suas funções, explicaremos mais sobre isso a seguir.
Qual é o profissional dessa área e o que ele faz?
Esse profissional pode ter diversos tipos de rotinas dependendo de qual segmento escolher para sua vida, mas com certeza passará muito tempo em escritórios e em empresas de design de interiores SP e outras regiões.
Também pode optar por ficar nas obras e construções civis o qual projetará a finalização e acabamento juntamente com outros profissionais que têm contato, como os arquitetos. Sem falar também que acompanhará sempre o cliente que o contratou.
Outras opções de atuação que costumam estar na rotina de um designer específico como esse são:
- Pesquisas acadêmicas;
- Curadoria de arte e mobílias;
- Fotografia de ambientes;
- Consulta imobiliária;
- Produção e edição de artigos da área em si;
- Produção de maquete eletrônica;
- Entre outros.
Tudo isso costuma ser ensinado em escolas especializadas de curso design de interiores. Ele pode ser tanto técnico, quanto tecnólogo ou uma graduação. A escolha dependerá de seu foco e necessidade.
É sempre bom lembrar que quanto mais estudos obtiver, mais profissional se tornará e mais conhecimento adquirirá com o passar do tempo e todas suas experiências.
Se interessou na profissão, mas ainda não sabe muito onde pode atuar? Se acalme e continue acompanhando o texto para saber mais.
Um dos ambientes em que você poderá atuar são hotéis, clínicas, hospitais, estandes, lojas comerciais, imobiliárias, espaços públicos, escolas, universidades, casas, projetos diferenciados, entre outras diversas opções que você irá descobrir.
Esse tipo de profissão e profissionalização está em alta e é uma forma de ajudar as pessoas a manterem o local desejado mais caracterizado possível.
Hoje em dia vivemos em um mundo que preza muito pela a estética de um local. Ou seja, esse é o principal convite e também a primeira impressão ou um ambiente pode proporcionar. Por isso que a decoração deve ser sempre um investimento importante, sendo necessário consultar uma empresa com a melhor relação de custo-benefício.