A energia solar vem ganhando destaque por ser uma alternativa às outras fontes de energia, por exemplo as termoelétricas, que usam carvão e levam gases na atmosfera, poluindo o ar do planeta. Mas antes, devemos entender o que é a energia vinda do sol e como que ela pode ser realizada.
A energia solar, então, é um tipo de energia conhecida como eletromagnética. Toda essa energia é produzida pelo chamado gerador de energia.
De maneira mais genérica, é uma energia térmica que é transformada em elétrica e então aplicada em muitos lugares. Há dois tipos principais de energia vinda do sol, uma é a transformação em energia elétrica e também o aquecimento solar.
Há alguns tipos de produção de energia vinda do sol, um deles é o chamado heliotérmico, em que a produção acontece por meio de uma irradiação e então é convertida em energia térmica e só depois em energia elétrica.
O segundo tipo de produção é o fotovoltaico, em que a energia é captada por um painel solar e então é convertida diretamente a uma energia elétrica.
Tipos de produção de energia elétrica
Como dissemos, existem dois tipos de produção de energia elétrica, sendo o primeiro heliotérmico e o segundo o fotovoltaico. Entenda melhor estes tipos.
Captação de energia heliotérmica
Os coletores de energia que usam o sistema heliotérmico, são aqueles que fazem a captação da radiação solar e então transformam em calor, de modo que então, esse calor é colocado em um fluido, sejam:
- Ar;
- Água;
- Óleo;
- Entre outros.
Os coletores possuem uma característica comum, que é uma superfície refletora, de modo que então é direcionada a um local que é o receptor. Assim, depois de captado o calor, todo o fluido então escoa por meio de um receptor.
Captação de energia solar fotovoltaica
Ao contrário da energia heliotérmica que possui receptores que transformam a energia solar em energia térmica, a energia vinda do sol por meio da captação fotovoltaica acontece por meio da irradiação solar e então ela é transformada de forma direta em energia elétrica, sem que precise passar pela fase da energia térmica.
Mas para que se capte a energia, é preciso fazer a instalação de placa solar, também conhecida como células fotovoltaicas ou então chamadas de células de energia solar. A composição de suas placas são feitas de materiais semicondutores (quase sempre compostos de silício).
A célula fotovoltaica é então exposta a luz, e parte dos elétrons absorvem as células de luz, chamadas fótons (partículas de energia presentes no iluminação solar). Esses elétrons são livres e andam pelo semicondutor, até serem puxados por um campo eletromagnético.
Os elétrons livres são levados então pelas células de energia e são voltados em formas de energia elétrica. O sistema fotovoltaico não precisam de alta irradiação solar, porém, quando o dia está nublado, a produção de energia elétrica pode entrar em baixa produtividade.
Vantagens da energia solar
São muitas as vantagens do gerador de energia solar residencial, um exemplo,é que ela é um tipo de fonte sustentável, renovável e então inesgotável.
Diferentemente dos combustíveis fósseis, como o petróleo, esse processo de captação de energia, que é a solar, não emite gases e não contribui para o aquecimento global.
A energia solar requer menos espaços de instalação, como as hidráulicas e as hidrelétricas.
Fazendo a manutenção dos geradores
Para que os geradores consigam funcionar de forma mais adequada, é necessário a chamada manutenção de geradores de energia. Isso porque, a manutenção do gerador permite que se tenha mais qualidade no uso e assim por diante.
Há três tipos de manutenção que são produzidas, por exemplo, manutenção preditiva, preventiva e corretiva.
As manutenção corretivas são aquelas que são realizadas de maneira a corrigir problemas durante o funcionamento. Porém, são mais caras por serem feitos em caráter de urgência.
As manutenção preventivas, como o nome diz, são aquelas que ocorrem periodicamente, de modo a evitar a ocorrência de falhas e também evitar que manutenções corretivas ocorram. São feitas de modo planejado e muito seguro.
As preditivas por seu jeito, são feitas de forma a identificar as correções que devem ser feitas por meio de um acompanhamento cotidiano.
Assim, a energia solar é um tipo de energia extremamente importante para o desenvolvimento de um planeta mais saudável e assim por diante.