Em uma obra da construção civil, seja para edificação de um prédio, viaduto, casa ou ação de grande porte, é fundamental que ocorra a integração entre profissionais, técnicos, a partir de uma boa execução de um projeto elaborado pelo engenheiro civil.

Nesta etapa, o auxílio de um arquiteto também pode ocorrer não somente no aspecto decorativo, mas também em questões de iluminação, tipo de tintura, piso, paisagismo, dentre outros.

Voltando ao projeto destinado à construção civil, ele será responsável por conter as diretrizes necessárias para guiar a equipe que realizará a construção.

Por isso, durante esse processo algumas ações podem ser realizadas com o objetivo de facilitar o dia a dia de quem está no canteiro de obras.

Por isso, é comum que neste processo, uma parte do orçamento também seja destinada à locação de equipamentos que serão utilizados para otimizar o tempo investido na obra.

Diante disso, é fundamental conhecer quais são esses equipamentos, quais são suas funções dentro da construção civil e como é possível locar esses materiais. Por isso, você confere mais informações no decorrer deste artigo.

Aluguel de dispositivos para facilitar atividades na construção civil

A locação de equipamentos com destinação para as atividades do ramo da construção civil é necessária para a otimização das atividades, assim como para garantir maior qualidade a todo o processo construtivo.

Diante disso, muitas empresas e equipes de construção têm reservado parte do orçamento para a locação de equipamentos. Isso por conta das vantagens que este tipo de atividade proporciona.

Por exemplo, o aluguel de dispositivos para facilitar as atividades na construção civil, não somente facilita, mas traz também uma economia por conta da redução dos custos, tornando o trabalho muito mais rápido, prático e com agilidade.

Além disso, contando com a locação de equipamentos, como é o caso da locação de andaimes (ou de outros materiais) é possível reduzir os riscos de acidente no canteiro de obras, garantindo a integridade dos funcionários.

Diante disso, é possível contar com uma obra que tenha qualidade e que seja entregue dentro do prazo previsto (ou até mesmo antes).

Neste processo, o mais vantajoso é que vários materiais podem ser locados por meio de empresas especializadas neste tipo de serviço e através de orçamentos que caibam no bolso da empresa e do cliente.

Essa ação evita a compra do equipamento, reduzindo os custos e agregando maior qualidade por conseguir obter equipamentos mais tecnológicos e modernos. E o melhor é que vários equipamentos podem ser locados.

Neste artigo, citamos sobre a locação dos andaimes, que são peças metálicas que podem ser locadas e servem para dar suporte a materiais, assim como para os funcionários, contribuindo em construções onde existe a presença de altura.

Além dos andaimes, vale destacar a presença das empilhadeiras na construção civil.

O uso e importância das empilhadeiras

Diante da presença das empilhadeiras na construção civil, o aluguel de empilhadeira também é uma ação constante. É importante ressaltar que existem vários modelos de empilhadeiras disponíveis no mercado, com usabilidades e formas diferenciadas de uso.

Por exemplo, existe desde a empilhadeira a gás, assim como modelos manuais (paleteiras) e modelos elétricos, assim como os movidos a combustível. Como são modelos variados eles são destinados a locais diferentes.

Por exemplo, quando falamos sobre a empilhadeira a gás ou até mesmo o modelo de empilhadeira diesel (como combustível) podemos destacar sua utilização em grandes centros de logística, em depósitos e até shoppings e lojas.

São modelos de empilhadeiras que apresentam como características:

  • Muita eficiência;
  • Agilidade no transporte de produtos;
  • Suportam cargas elevadas;
  • São consideradas como peças de baixa manutenção;
  • Apresentam excelente combustão;
  • Aumentam a produtividade de um local.

Diante disso, existe a dúvida sobre qual tipo de empilhadeira utilizar, por conta das variadas características e versatilidades que esse material pode ter. Por isso, contar com a presença de um consultor ou técnico especialista pode ser uma boa estratégia.

Dentro dessa ação e temática, a locação de paleteira também é comum porque esse material é mais simples de manuseio e não requer a presença de um profissional especializado e habilitado para realizar o seu deslocamento (como ocorre no caso da empilhadeira elétrica).

No caso da paleteira manual esse deslocamento é mais simples e ainda, a quantidade de carga é menor. O mesmo ocorre em outros modelos, como é o caso da locação de transpalete manual, que é um modelo mais simples de paleteira manual, contando com rodas duplas, um menor porte, por exemplo.

Diante dessas várias possibilidades que existem em relação às empilhadeiras e equipamentos responsáveis por deslocamentos que podem compor uma construção.

Portanto, é importante consultar também as empresas de transportes de cargas em SP para entender um pouco da rotina e lógica de produção e deslocamento, visando conhecer melhor os produtos.