As residências são compostas de diversos tipos de situações, sendo sempre necessário que sejam tomadas diversas soluções, como, por exemplo, manutenções de calhas (feitas por empresa de calhas), a limpeza de quintais, a troca de sistemas hidráulicos e entre outros serviços, de baixa, média ou alta complexidade.

Dessa forma, é preciso estar atento a quais processos são esses, para que, dessa forma, a residência não sofra com esses danos ou problemas.

Então, se você se interessa pelo assunto, continue com a sua leitura e tire todas as suas dúvidas. Acompanhe o artigo a seguir.

Manutenção hidráulica residencial

A manutenção hidráulica industrial e a residencial funcionam da mesma maneira, ou seja, passam por alguns procedimentos que favorecem o pleno funcionamento do sistema.

O tempo médio da manutenção dos sistemas hidráulicos é de grande variação, entre 10 e 15 anos. Entretanto, quanto mais tempo tiver a instalação, mais ela vai precisar de reparos.

Para evitar diversos tipos de transtornos é necessário que haja manutenções periódicas anuais entre elas, como:

  • Vistoria;
  • Reparos pequenos;
  • Troca de componentes;
  • Correção de vazamentos;
  • Entre outros.

Tudo isso faz com que eventuais falhas sejam identificadas e corrigidas, evitando problemas graves no futuro. Existem três tipos principais de manutenções hidráulicas:

Manutenção preventiva

Como o nome diz, são aquelas que são feitas mesmo que o sistema hidráulico não apresente falhas aparentes no projeto. Elas ajudam a achar falhas antes delas agravarem.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as manutenções preventivas servem para ajudar a encontrar e reparar os tipos de problemas que não podem ser negligenciados em uma instalação. São ideais para a realização anual.

Manutenção preditiva

Elas são feitas mais em casas que possuem automação residencial, utilizando-se por meio de ferramentas tecnológicas prevendo qualquer erro do sistema.

Isso assegura o rendimento máximo da instalação e também o grau mínimo de ocorrência de falhas operacionais.

Manutenção corretiva

São feitas sempre com o intuito de fazer o conserto ou reparo dos componentes que já sofreram algum dano ou desgaste pela ação do tempo. Também é feita quando ocorre algum imprevisto no componente do sistema elétrico.

Além dessas manutenções do sistema hidráulico, muitas pessoas contratam empresa de limpeza, para ajudar na gestão das pequenas reformas que podem acontecer, já que algumas manutenções envolvem quebra de paredes e troca de tubulações.

Dedetização residencial

Além das manutenções dos sistemas hidráulicos, existem outros cuidados que devem ser feitos como, por exemplo, o controle de pragas. Assim, dessa forma, a dedetização residencial é um tipo de sistema eficiente de acabar com as pragas,

As pragas não aparecem do nada em uma residência, elas são causadas por algumas atitudes imprudentes, então para evitar pragas, é preciso seguir alguns princípios como:

  • Não deixe os restos de alimento na cozinha;
  • Limpe a pia sempre, para que não deixe restos de alimentos;
  • Tampe bem o lixo e troque com frequência;
  • Faça a limpeza dos ambientes;
  • Limpe o suporte para botijão de gás para que não acumule gordura;
  • Elimine a umidade, pois ela atrai baratas.

Mesmo tomando todos esses cuidados, é interessante também verificar possíveis problemas na residência, como vazamentos. Tudo isso, irá evitar dores de cabeça futuras.

Importância da dedetização residencial

A dedetização é muito importante quando não há mais nenhuma solução viável para a residência. Ou seja, quando nenhum tipo de veneno de aplicação manual consegue acabar com as baratas, aranhas, formigas, cupins e traças.

Para quem opta pela dedetização, é importante que sejam feitos alguns procedimentos corretivos e preventivos em um prazo de 3 meses.

Cada tipo de residência possui um modelo específico de dedetização e também varia de acordo com a praga que habita ao local. Para definir o melhor método de dedetização é necessário atentar-se para:

  • Frequência de insetos para aracnídeos;
  • Facilidade de acesso;
  • Vizinhança com histórico de invasão de pragas.

Dessa forma, é necessário atentar-se para esses princípios, para que se defina o tipo de dedetização que será feito. Se o nível de invasão de pragas é elevado é porque passou a hora da dedetização.

Assim como o preço botijão p45 cheio precisa de manutenção, as residências precisam de manutenções periódicas para que sua segurança seja adequada, e que garanta aos moradores, um conforto e bem-estar, tornando o ambiente limpo, confortável e agradável.