Atualmente, com o desenvolvimento e evolução dentro da indústrias seus efeito e benefícios transformaram muitos comportamentos sociais.
Uma das mudanças que proporcionou muito mais conforto e controle das sensações térmicas foram os equipamentos que servem para refrigerar e climatizar o ambiente, deixando o mesmo com temperaturas mais agradáveis e condizentes com o clima.
Assim, por meio desses objetos é possível refrescar ou aquecer um local de acordo com as necessidades e características do tempo.
Aquecedores
Há no mercado diversos modelos de aquecedores de ambientes com características peculiares que influenciam em sua eficiência e aplicações.
Sendo um dos modelos mais comuns no mercado, o aquecedor de resistência incandescente é um objeto portátil, ou seja, é versátil e fácil de transportado e de ser instalado nos ambientes.
Disponíveis em diversos, tamanhos, marcas e modelos eles pode possuir um sistema:
- Elétrico;
- Cerâmico;
- A gás;
- A óleo.
O elétrico aquece mais rápido que os demais modelos disponíveis e seu funcionamento ocorre por meio da transmissão do calor gerado pela resistência ao ambiente.
O cerâmico tem um funcionamento bem semelhante, a diferença está que neste modelo a cerâmica é aquecida para depois dissipar o calor. Um processo mais demorado, mas que consegue reter mais e melhor o ambiente agradável sem problemas com o frio.
Já o aquecedor a gás é indicado para ambientes maiores e mais abertos, pois utilizam o gás como combustível para aquecer os logas, em contra partida são resistentes e aquecem bem.
Com ar e duração mais eficiente, o modelo a óleo tem um valor mais custoso que elétrico, porém tem a vantagem de reter e aquecer melhor os ambientes que são inseridos.
Entretanto, todos os modelos que foram citados, causam grandes impactos ao meio ambiente e são custos aos seus proprietários. Assim, a fim de possuir um sistema mais sustentável, o mercado desenvolveu o aquecedor solar preço que tem um retorno rápido.
Esse modelo contribui para valorizar o local, fazendo uso de uma fonte de energia mais limpa, ecologicamente correta e mais econômica ao seu consumidor final, mesmo apresentando um investimento alto inicialmente..
Utilizado para aquecer os espaços nos quais são aplicados, os aquecedores podem ainda servir para aquecer piscinas, possibilitando a sua utilização o ano todo, independentemente da temperatura do dia.
Normalmente, as piscinas aquecidas são cobertas para evitar choque térmico e friagem, que podem prejudicar a saúde física de seus visitantes.
O projeto de aquecimento precisa ser realizado por toda um equipe com os conhecimento necessário. Além disso, o aquecimento de piscina é uma prática mais comum em clubes e parques que recebem públicos o ano inteiro.
Ar condicionados
Agora para os dias mais quentes, é preciso utilizar ferramentas e objetos que contribuam para diminuição da sensação térmica, proporcionando uma sensação de saúde, bem-estar e conforto a todos.
Um desses equipamentos são os ar-condicionados que servem para resfriar o ambiente de forma mais eficiente e efetiva, principalmente quando são comparados aos ventiladores.
Climatizadores
Já o climatizador de ar é uma mistura tanto do aquecedor como do ar condicionado, ou seja ele exerce a função de tornar o ambiente mais agradável quando o assunto é temperatura.
Assim como o nome sugere, ele serve para climatizar ou seja deixá-lo sempre agradável. Podendo resfriar ou aquecer o ar de acordo com as características do clima.
Utilizados tanto no inverno como no verão, esse modelo é menos agressivo que o ar e o aquecedor, mas é mais versátil e pode ser utilizado para solucionar problemas tanto em dias quentes como em dias frios, ou seja, o ano todo.
Por se uma das melhores opções, esse objeto está no mercado disponível em diversas dimensões e modelos, podendo ser um climatizador maior e fixo ou um climatizador evaporativo portátil, ou seja, fácil de ser transportado e colocado nos ambientes para deixá-los melhores e mais aconchegantes.
Dessa forma, mesmo com as instabilidades climáticas, a tecnologia bem como os seus avanços e desenvolvimento permite que seja possível controlar, em ambientes fechados e abertos a sensação climática.
É importante ressaltar que esses equipamentos precisam ser adquiridos e instalados por profissionais que são devidamente treinados e capacitados para o desenvolvimento dessa função.
Com exceção dos modelos portáteis que são mais fáceis e simples de realizar a manutenção, os demais precisam ser realizados também por profissionais especializados para garantir o bom funcionamento dos produtos.