Alguns espaços necessitam de aparatos específicos para que possam fornecer a qualidade e a segurança necessárias, processo possível pelas eletrocalhas.

Sendo assim, uma variedade de máquinas e estruturas podem ser utilizadas, garantindo que uma série de procedimentos eletrônicos sejam possíveis dentro de um local.

Um exemplo de auxílio adequado nessas situações são as eletrocalhas. Você provavelmente já as encontrou antes e não sabe.

São aquelas chapas de metal que costumamos ver no teto dos shoppings e em demais empreendimentos de grande porte.

Como ocupam mais território e demandam fios e cabos muito extensos, esses espaços devem contar com os perfis de metal adequados para realizar a função de conectá-los, conduzi-los e protegê-los sem comprometer o funcionamento da edificação.

Mas qual a função principal das eletrocalhas, afinal? Quais são os principais tipos e como cada um deles auxilia na condução elétrica dentro de uma estação de metrô, por exemplo? Quais as vantagens de contar com esse tipo de estrutura desde o projeto da obra?

Confira nesse artigo as respostas para essas e outras perguntas sobre o tema!

O que é eletrocalha?

Como diz o próprio nome, essa estrutura é um tipo de calha que conduz fios e cabos elétricos.

Além disso, como realiza a distribuição elétrica de uma grande edificação (como shoppings, galpões e grandes empresas), ela também pode transmitir:

  • Informação de imagem;
  • Informação de voz;
  • Dados de internet;
  • Dados de telefonia.

Na forma de bandeja metálicas, as eletrocalhas podem sustentar qualquer tipo de cabo e é possível mantê-las expostas no teto, como acontece geralmente.

Essa opção costuma estar alinhada com a proposta estética e decorativa do local. Mas existem, ainda, formas de escondê-las sobre o forro ou sob um piso elevado.

Utilização e funcionalidade

Existem também vários tipos, como Eletrocalha lisa com virola ou perfurado. Seja como for, a segurança na proteção e condução de fios e cabos é garantida com a utilização desses dispositivos fundamentais nas grandes obras.

Uma eletrocalha é responsável, principalmente, por organizar, sustentar e encaminhar os fios e cabos.

Ao fazer isso da maneira adequada, os circuitos de rede elétrica e de dados não se misturam, o que facilita a manutenção e evita acidentes.

Portanto, esse sistema de eletrodutos costuma ser aplicado em:

  • Shopping centers;
  • Metrôs;
  • Estacionamentos;
  • Galpões industriais;
  • Estabelecimento comerciais;
  • Condomínios.

Tipos de eletrocalha

É possível encontrar tanto Eletroduto perfurado quanto liso. Além disso, essas bandejas metálicas podem ser fabricadas em chapas de aço do tipo U ou do tipo C, também conhecido como o tipo que possui virola, uma aba voltada para o interior dos tubos e que proporciona mais resistência.

O tipo utilizado vai depender do circuito onde ele será instalado. Para ambientes mais sujeitos à umidade e locais abertos, onde os cabos necessitam de ventilação e existe a possibilidade de se ter que remover resíduos líquidos de dentro dos dutos, optar pelo perfilado perfurado é mais recomendado.

Já a eletrocalha lisa, que também se encarrega de conduzir e sustentar os fios, é mais indicada em muitos casos pois sua instalação é bem rápida. Além disso, é mais fácil realizar a manutenção e a inspeção periódica com esse tipo de aparato.

É possível encontrar no mercado, ainda, eletrocalhas com tampa de encaixe ou pressão. Alguns tipos de acessórios também podem acompanhar o produto de acordo com o modelo escolhido.

Quanto ao acabamento, elas podem ser pré-zincadas, galvanizadas (com material eletrolítico ou à fogo), em aço inox e em alumínio.

A espessura das chapas utilizadas podem ser de 0,50mm a 2,65mm, de acordo com a necessidade da obra.

Vantagens

As principais vantagens de se utilizar, por exemplo, eletrocalha perfurada com virola são:

  • Sustentação necessária;
  • Proteção adequada;
  • Organização essencial;
  • Decoração despojada.

Além disso, essas estruturas são bastante diversificadas, tanto dimensional quanto funcionalmente.

Mas, seja com eletrocalha lisa e com virola ou eletrocalha perfurada tipo u, é muito importante que o produto adquirido seja devidamente instalado na construção. Além disso, a estrutura precisa ser constantemente inspecionada.

Afinal, as consequências de um curto-circuito na tubulação de um shopping ou qualquer outro local podem ser graves.

E se os fios se misturassem e pegassem fogo dentro do metrô? Para evitar esse tipo de risco, contrate sempre serviços especializados e empresas devidamente qualificadas.

Isso vai garantir não só o sucesso do empreendimento, mas também a segurança do patrimônio que ele guarda e, principalmente, das pessoas que ali transitam e trabalham todos os dias.