A princípio é importante ressaltar que há um grande equívoco à respeito do que se pensa sobre móveis planejados para quarto infantil e móveis sob medida. É importante esclarecer ambos, sobretudo, quais são os tipos existentes e qual é a melhor escolha na hora da compra.

Ambos os tipos de modalidade contam, em comum, o uso da mesma matéria prima, geralmente utilizando a madeira de reservas de reflorestamento.

É necessário como em todo negócio, estar a par da precedência do material, conhecer sua qualidade e também buscar orientação na hora de escolher a empresa ou profissional para executar o trabalho. Essas medidas são tomadas com o propósito simples: evitar ao máximo o desgaste, tanto econômico quanto material.

O que difere esses dois tipos de móveis é seu método de produção. Ambos são feitos com madeira, uma vez que este é um material fácil e acessível de se trabalhar, além de possuir um bom custo benefício.

Esses móveis são idealizados por um profissional que medirá o cômodo, de modo que o móvel a ser montado encaixe-se perfeitamente nele; é um método extremamente preciso, cujas peças, que servirão para montagem, são produzidas milimetricamente para garantir uma finalização detalhada, com partes elaboradas, e que impedem que haja espaços vazios, sendo muito utilizados em apartamentos.

 

Características dos móveis planejados

Já, os móveis planejados costumam seguir um padrão pré-imposto no momento de sua fabricação, em módulos que se encaixam entre si. Móveis desse tipo possuem uma limitação, uma vez que suas medidas já são pré-estabelecidas, fato que requer mais atenção na hora da compra.

Uma dica importante é pesquisar o ambiente que se almeja decorar antes, por exemplo, pesquise por móveis planejados quarto infantil, para ter uma ideia dos tipos de móveis e medidas associadas ao cômodo. Inclusive, quartos de crianças muitas vezes requerem móveis específicos, com cores vibrantes e formas geométricas.

É importante se atentar na hora da compra, isso se deve pois é comum que ocorra enganos na hora de comprar móveis para certos cômodos, principalmente quando o espaço é pequeno, como lavanderias e cozinhas.

O preço entre esses dois tipos de fabricação de móveis possui uma diferença simples, todavia, válida. Móveis planejados, por serem feitos para atender a uma demanda geral, costumam ser também mais econômicos.

Ao mesmo tempo em que isso possa implicar tranquilidade ao bolso, não significa, necessariamente, uma necessidade atendida, fique atento à sua escolha. Os móveis sob medida, por outro lado, oferecem mais segurança na hora da compra e montagem.

A razão para isso é o fato de o arquiteto encarregado do trabalho, fazê-lo com base nas medidas do imóvel, diminuindo a chance de erros, dessa forma o móvel irá se encaixar perfeitamente no local para onde foi designado.

É muito comum, na hora da compra ou aluguel de uma residência, ouvirmos a expressão “cozinha sob medida”, isso porque todos os balcões, ilhas e armários foram feitos para se encaixarem entre si e preencherem o espaço.

A demanda pela cozinha ideal é grande, já que é muito comum vermos compras de armários. Uma cozinha sob medida pequena costuma ter um preço que pode variar entre R$1.900,00 até R$3.000,00.

Não só para os móveis, existem também apartamentos sob medidas, e também planejados. Com preços a variar, esses atendem à necessidade de uma demanda bem específica.

 

Vantagens dos móveis planejados

Um apartamento planejado, como o nome já sugere, costuma ser feito todo com todos os móveis pré-definidos e, em geral, também oferecem a sensação de alívio para os compradores – já que a compra de móveis para apartamentos costuma ser bem complicada graças à variação de tamanho e também à carência de móveis específicos.

Esse planejamento sempre tenta juntar a simplicidade à estética, como em cozinhas compactas, feitas para economizar o espaço. O closet aramado vem se tornando uma febre, nos últimos tempos, por seguir à risca esse pensamento – e conferir um ar moderno e minimalista ao cômodo. O closet costuma ser feito sob medida, geralmente pela falta de estantes disponíveis no mercado que se encaixem em determinadas medidas.

Móveis planejados e sob medida atendem à tipos diferentes de necessidades. Não existem benefícios e consequências significativos nas compras de um tipo específico, pois é tudo uma questão de avaliar a necessidade. Casas que combinam essas duas modalidades mostram que estar preparado é sempre uma carta na manga na hora de decorar a casa!