Os espelhos podem ter uma funcionalidade na decoração residencial, trazendo amplitude e ajudando na iluminação dos espaços.
Eles são acessórios versáteis e podem ser adotados desde modelos vintage a modernos, que deixam o ambiente conforme o gosto desejado.
Veja algumas dicas para o uso de espelhos na decoração:
Tipos de espelhos
Para uma decoração retrô, um dos modelos de espelho disponíveis é o Espelho vintage para composição de espaços com essa pegada.
É importante que todo o cômodo esteja alinhado a essa proposta para fazer uma composição harmoniosa. Esses projetos remetem às décadas de 60, 70 e 80, com utilização de móveis e objetos antigos.
Uma dica é usar objetos de família para fazer a decoração, o que traz também um resgate da memória da família.
Quadros de fotos de gerações passadas aliados a um espelho vintage de parede trazem uma composição agradável e simples de ser feita.
Outra opção é fazer uso do espelho para uma decoração mais moderna, com uso de formas retangulares em diversos tamanhos, usados na vertical ou horizontal.
As formas redondas também vem ganhando espaço na decoração de ambientes.
Quanto ao acabamento, os espelhos podem ser emoldurados, como as opções vintage, que ganham esse ar graças ao modelo da moldura, e os que tem acabamento feito no próprio vidro, simulando uma moldura e dispensando o uso desta.
Os espelhos deste tipo são chamados de bisotados. A sala de jantar com espelho bisotado, por exemplo, já é um clássico na decoração residencial.
Além do espelho com bordas emolduradas, existem modelos com decoração desenhada no próprio vidro. Esse modelo é chamado de veneziano.
Seu uso é recomendado para locais em que as paredes não tenham decoração para não pesar o ambiente.
Uso de espelhos em cada ambiente
Os espelhos podem ser usados em todos os ambientes da casa:
-
Sala;
-
Sala de jantar;
-
Hall de entrada;
-
Quartos.
Veja as dicas para uso em cada um deste locais:
1. Sala
O uso de Espelho decorativo sala já é bastante comum. Ele é um recurso adotado para valorizar o cômodo podendo ser aplicado em vários locais.
O modelo escolhido depende do tamanho do pé-direito. Para pé-direito alto, escolha modelos verticais. Já o pé-direito baixo é valorizado por espelhos horizontais.
Os espelhos podem ser usados, por exemplo, acima do sofá. Uma boa ideia é o espelho de forma circular.
O espelho decorativo para sala pequena garante maior amplitude aos apartamentos e casas pequenas.
Uma dica para aumentar o conforto deste cômodo e deixá-lo aconchegante para receber familiares e amigos é colocar o espelho num nível bastante elevado com uma inclinação de 90º.
2. Sala de jantar
Na sala de jantar, o uso de espelhos já é um clássico.
Uma parede de espelhos em frente à mesa de jantar garante uma amplitude enorme ao cômodo, deixando-o elegante.
Para adoção deste projeto, é preciso ter cuidado com a lâmpada sobre a mesa de jantar.
Ela deve ser embutida ou protegida por alguma moldura, pois o uso de lâmpadas diretas pode ser refletido pelo espelho, causando enorme desconforto visual.
Uma outra forma de usar Espelhos Decorativos para Sala de Jantar, de forma a ampliar o ambiente, é para os projetos com cozinha americana.
O uso do espelho nas paredes do balcão que separa os ambientes aumenta o espaço.
3. Hall de entrada
Outra área da casa em que os espelhos são muito usados é o hall de entrada. Esse, geralmente, é um espaço sem uso, e os espelhos além de decorarem podem trazer amplitude.
Como esse local, geralmente, é pequeno, fazer com que ele pareça maior pode ser um recurso interessante e serve para causar essa impressão no restante da casa.
4. Quarto
No quarto, o espelho pode ser usado na parede penteadeira unindo utilidade à decoração. Um recurso para garantir amplitude é colocá-lo como painel atrás da cama, ocupando toda a parede.
O uso de espelhos na decoração é um excelente recurso, mas demanda certos cuidados.
O seu uso deve ser feito com parcimônia. Escolha um ponto do ambiente e faça uso. Espelhos em excesso podem deixar o ambiente carregado demais.
Outro cuidado é fazer a instalação com cuidado, fixando os aparatos de forma adequada para evitar quedas e acidentes.
Tomando todos os cuidados necessários e fazendo a instalação correta, é possível criar uma decoração clean e ampliar os espaços com o uso de espelhos.