Importância e vantagens da energia solar

A energia solar basicamente é aquela que pode ser transformada em energia térmica ou elétrica.

Também conhecida como energia eletromagnética, este tipo de energia tem ganhado cada mais espaço, por ser uma fonte renovável, este tipo de energia é sem dúvida, uma alternativa energética altamente vantajosa, pois tanto auxilia na proteção do meio ambiente, por não ser poluente, como supre a alta demanda da sociedade por mais energia.

A aplicabilidade deste tipo de energia é vasta, podendo ser usada em vários segmentos, tanto industrial e comercial, quanto pode ser usada em casas e condomínios residenciais, que utilizam em sua maioria painéis de energia fotovoltaica bh, que são aplicados, geralmente, no telhado dos imóveis.

A principal característica deste modelo é que a energia solar é transformada sem que haja necessidade de passar pela fase de energia térmica, ou seja, a irradiação solar é diretamente convertida em energia elétrica.

Os painéis fotovoltaicos possuem, ainda, em sua estrutura controladores de carga, inversores e baterias. Sua aplicação é feita por empresas especializadas na instalação dos equipamentos.

Como é feita a instalação do sistema fotovoltaico residencial?

A energia fotovoltaica no Brasil chegou de forma tímida, porém, tem crescido a cada ano, pois com o domínio da tecnologia.

O sistema se tornou mais acessível em termos econômicos, sendo considerado um investimento por aqueles que optam por este tipo de fonte energética, que além de não poluir, diminui ou extingue o consumo de energia elétrica convencional, conferindo uma economia considerável ao longo dos anos.

Mas como são instalados os painéis de energia fotovoltaica bh? Antes de responder a esta questão, é importante considerar o consumo médio de energia elétrica para, desta maneira, definir a quantidade ideal de painéis solares a serem instalados.

Após esta análise, vem a parte prática: a instalação. Comumente, os painéis são instalados lado a lado, no telhado dos imóveis ou em um local mais apropriado de acordo com a estrutura da edificação.

É importante ressaltar que os procedimentos de instalação do painel fotovoltaico somente podem ser realizados por empresas especializadas compostas por técnicos e engenheiros que fazem todo o processo de aplicação.

Como ter um sistema de energia solar?

Entretanto, para ampliar o conhecimento sobre o assunto, você vai conferir a seguir, as etapas para ter a sua fonte de energia renovável e nunca mais se preocupar com a conta de luz:

  • Primeiro passo: Como mencionado anteriormente, é necessário conhecer o consumo médio de energia no local, estes dados podem ser coletados na própria conta de luz;
  • Segundo passo: Buscar por empresas especializadas na instalação de energia solar fotovoltaica residencial que tenham experiência e credibilidade no mercado. A escolha é de suma importância para a obtenção da eficiência desejada;
  • Terceiro passo: Após a escolha da empresa, será realizada uma visita técnica, na qual o profissional identificará o local mais adequado para a instalação dos painéis, como citado, o local mais comum costuma ser o telhado, porém, será o técnico que definirá a melhor alocação do sistema;
  • Quarto passo: Com o reconhecimento da área e definição do local de instalação, será realizado o projeto completo e aplicação do sistema;
  • Quinto passo: Com o projeto definido, é hora de partir para a parte mais burocrática da instalação, pela qual a empresa será responsável. Esta etapa consiste em buscar a autorização da distribuidora de energia para a realização da conexão;
    A solicitação de acesso exige a entrega de documentos estabelecidos pela Norma Técnica de Microgeração da distribuidora, por isso, este procedimento é comumente feito pela empresa contratada para instalação do sistema, pois é solicitada a assinatura do responsável técnico.
  • Sexto passo: Com o sistema homologado pela distribuidora, ele já pode ser acionado!

Vantagens em adquirir o sistema de energia solar

Apesar dos custos para instalação das placas de energia solar serem considerados altos, o retorno a longo prazo é exponencial, pois o sistema tem uma vida útil de aproximadamente 25 anos.

Ademais, com o crescimento do interesse por este tipo de fonte de energia, há maior abertura para o financiamento do sistema.

Outro fator a ser considerado é que o sol é uma fonte de energia constante, o que torna esse sistema extremamente eficiente, em termos energéticos, e mais vantajoso, ainda, se pensarmos que o Brasil possui grande incidência solar durante praticamente o ano todo.