Dicas de pisos e revestimentos

Esteja você construindo ou reformando, os revestimentos sempre serão parte da obra. Por isso é sempre bom saber quais são suas opções.

Você pode fugir do clássico porcelanato e ainda atender a todas as necessidades do seu espaço, seja em decoração ou em funcionalidade. Sendo assim, para escolher o seu material você precisa passar por algumas fases.

  • Defina sua necessidade;
  • Conheça os tipos de revestimentos;
  • Pesquise.

Sim, os revestimentos têm funções além das questões estéticas, existem tipos adequados para áreas industriais, internas, externas, molhadas ou secas, por exemplo. Então o primeiro passo é definir do que você precisa.

Defina sua necessidade

O primeiro passo, vai literalmente guiar todo o resto do processo, afinal é aqui onde você define a qual necessidade seu revestimento deve atender.

Por isso, pense nos detalhes do seu espaço, como desgaste, umidade, temperatura, etc. Em casos de residência, você tem utilidades diferentes para o revestimento, quando comparado com áreas industriais.

Então, pisos de madeira, por exemplo, seriam facilmente desgastados em locais assim, então dedique um tempo para saber a que seu revestimento deve atender.

Conheça os tipos de revestimentos

Se você já sabe que o revestimento não é escolhido só por beleza, deve estar se questionando quais os tipos e funções deles. Para isso, conheça alguns estilos:

  • Revestimento industrial;
  • Revestimentos frios;
  • Revestimentos quentes;
  • Revestimento 3D e papéis de parede.

Cada um deles atende a deveres diferentes. Vamos ver mais detalhes para te ajudar a definir qual o melhor para sua casa ou empresa.

O revestimento industrial é o mais complexo deles, pois sua função vai bem além dos outros. Esse tipo de revestimento pode tratar não só de áreas externas como paredes e fachadas, mas de tubulações.

Talvez soe estranho, mas é isso mesmo. Espaços industriais precisam realizar esse tipo de cuidado, para evitar desgastes em peças que podem ser corroídas por materiais químicos, por exemplo.

Por isso, além de um bom projeto de impermeabilização, dependendo do segmento empresarial, é necessário utilizar revestimento anticorrosivo.

A corrosão é o desgaste causado pela circulação de materiais dentro daquelas tubulações, por isso, um tratamento superficial não é suficiente.

O revestimento anticorrosivo, vai proteger sua empresa dessa deterioração por mais tempo, aumentando o tempo de vida de seu equipamento e aumentando a segurança das suas máquinas.

Um outro processo que pode ser adicionado é a pintura industrial, que conta com tintas especiais que aumentam a proteção das ferramentas.

Pulando para os revestimentos frios, os conhecidos porcelanatos, eles podem ser utilizados tanto em residências como em áreas industriais, mas a orientação é de usá-los em espaços possivelmente úmidos.

Isso porque a impermeabilização deste tipo de material é bem alta e impede que a água passe por dentro das peças, protegendo melhor seu espaço.

A ideia é ter esse tipo de piso, em locais como cozinhas, banheiros, quintais, etc. Por outro lado, o uso deles em salas e quartos não são muito indicados.

Por serem espaços mais quentes da casa. Tornando desconfortável, levantar da cama e colocar o pé diretamente no chão gelado.

Para isso, existem os revestimentos quentes que são os pisos de madeira, seja sintética ou maciça. A madeira retém calor por isso, é mais aconchegante em locais mais íntimos como quartos e salas.

Além disso, hoje já existem muitos tipos de madeira, que possibilitam o baixo custo deste tipo de material.

Por outro lado, esse tipo de elemento, apesar de poder ser restaurado, não é muito indicado para áreas com grande fluxo de pessoas constante.

Caso você queira a aparência da madeira, nesse tipo de lugar, procure por porcelanatos que imitam a madeira. Esse tipo fica livre até banheiros e cozinhas.

Finalizando alguns tipos de revestimento, temos o revestimento 3D e os papéis de parede, que cada vez mais são aplicados em casas e empresas.

Isso porque com a popularização desses materiais, o preço não só tem caído, como cada dia mais existem diversas opções desses revestimentos.

Aplicar 3D na parede pode ser um jeito de tornar aquela parede sem graça, em item de decoração do seu espaço também.

O papel de parede pode ser o diferencial que faltava no quarto das crianças, ou na copa da sua empresa. Com esses dois, tudo depende do seu objetivo, mas as possibilidades são infinitas.

Pesquise

O último passo é a pesquisa, todos esses tipos de pisos e revestimentos tem dentro deles outras tantas variações.

Por isso, leve em conta (além do preço) a durabilidade de cada tipo, o trabalho da mão de obra, o tamanho de cada peça e novamente, a função que você precisa dele.