O elevador nada mais é, do que uma caixa de metal suspensa por cabos de aço e contrapesos. Instalados em residências, prédios e construções para a movimentação de pessoas e materiais em geral. Mesmo sendo considerado como o transporte mais seguro do mundo, indica-se o uso de CFTV (Circuito Fechado de TV) wireless.

Geralmente, seu uso é constante, subindo e descendo centenas de vezes, cheios ou vazios. O desgaste desse equipamento, é consideravelmente grande.

Por isso, a exigência de uma manutenção preventiva de segurança, deve ser feita regularmente por especialistas no assunto.

Essa manutenção, garante a tranquilidade do encarregado sobre a segurança do elevador, pois acompanhando o processo ele ou ela, saberá exatamente o estado do equipamento.

Uso de elevadores

Os pontos de segurança importantes a serem observados no uso de elevadores, quando houver falhas no sistema ou não, são:

  • Respeite o limite do seu elevador – cada elevador instalado, terá um limite máximo de peso que pode ser comportado dentro dele durante o uso. É necessário o uso de uma placa contendo essa informação e, mesmo assim, não há garantia de que essa placa será observada e/ou respeitada.
  • O ideal é treinar os funcionários da empresa, principalmente as vigílias que acessam o sistema de CFTV Wireless para prestar atenção nesse problema;
  • O treinamento para os profissionais diretamente envolvidos – em prédios comerciais ou residenciais, geralmente, há um ou mais funcionários responsáveis pela manutenção geral, seja ele o zelador, o porteiro, o síndico ou o gerente.
  • Esses profissionais nomeados como responsáveis, devem ser treinados conforme o manual do equipamento, tanto para o manuseio do elevador quanto como agir em caso de falha do mesmo. Eles devem ser capazes de resolver pequenas panes e certificarem-se de que a manutenção está sendo feita;
  • Cameras de segurança – a instalação de câmeras dentro das cabines do elevador, asseguram o monitoramento de atos de vandalismos que podem ser pegos em flagrante e também, a tranquilidade na investigação de intrusos, se houver.
  • Da mesma forma, ela é usada no caso de incidentes como uma parada no funcionamento do equipamento;
  • As portas automáticas – ponto primordial para a segurança dos usuários, principalmente, em casos de pessoas que sofreram quedas em fossos de elevadores, por não repararem que quando a porta abriu, ele não estava no andar.
  • Por isso, se a porta abrir sozinha ou facilmente, é necessário que o elevador seja interditado e seja vistoriado por um técnico;
  • Sistema de alarme de emergência – este sistema interliga o sistema de comunicação com a cabine. Por não ser usado com frequência, tende a ser esquecido e sua manutenção só é notada quando o uso for necessário e não funcionar.
  • Este set de equipamentos, é muito importante para manter a comunicação e a calma do usuário, que fica preso dentro do elevador. Os mais modernos possuem até câmeras CFTV Online 24 horas, para o conforto do usuário;
  • Resgate de usuários presos no elevador – quando houver este incidente, o zelador ou responsável geral do estabelecimento deve, primeiro, se comunicar com o passageiro por meio do sistema de alarme de emergência, e informá-lo de que a assistência técnica responsável estará a caminho, para solucionar a situação. Obviamente, que o contato com a empresa de manutenção deverá ser feito imediatamente.

Elevador Residencial

Seja como item de luxo ou por necessidade, a procura por elevador residencial tem crescido no mercado. Ele é produzido nos mais diversos tamanhos e materiais, mas o importante é ter um projeto elevador residencial que esclareça as medidas e o formato.

Existem três tipos de elevadores residenciais:

  • Hidráulicos – é um dos modelos mais seguros para residências, por serem muito confiáveis em situações de emergências tais como terremotos e incêndios;
  • Pneumáticos – conhecidos por serem barulhentos. Eles possuem como vantagem uma grua própria e dispensa o uso de uma sala de máquina; agora a desvantagem, além do barulho, é que a capacidade máxima de pessoas por vez é de duas;
  • Contrapeso – ou elétricos, é operado por contra pesos que mantêm a cabine suspensa por um eixo. Por isso, é menos seguro, principalmente no caso de tremor.

O investimento para obter um desses elevadores, pode começar a 20.000,00 reais e ultrapassar os 40.000,00 reais.

É um custo alto, principalmente, se levarmos em consideração que a manutenção é exigida da mesma forma do que os comerciais, com a diferença, talvez, da frequência exigida.

Já que seu uso é menor, mas mesmo assim, a periodicidade é requerida para manter a segurança. O sistema de alarme e camera são opcionais.