A construção de uma casa, escritório ou prédio comercial não termina somente na sua construção e decoração em si, porém, se estende aos pisos e a demarcações ao redor da obra, de acordo com o projeto.

Os pisos externos fazem toda a diferença em um projeto arquitetônico, delimitando e decorando áreas.

No mercado, há disponibilidades variadíssimas de pisos externos, contudo, claramente, a melhor maneira de chegar a uma decisão é pensar no projeto. É importante pensar para o quê será usado o espaço que se pretende colocar o piso externo, pois, dependendo da funcionalidade, alguns tipos de pisos são mais adequados. Por exemplo, para construir grandes áreas externas, o Piso intertravado torna-se uma opção satisfatória.

Há uma infinidade de tipos de piso disponíveis

Escolher o tipo certo de piso pode ser um desafio frente às tantas opções disponíveis no mercado, para isso, torna-se necessário pesquisar bastante quais tipos de pisos serão melhores para uso, além de estudar bem o projeto para que toda a construção seja feita dentro de suas possibilidades – sejam essas possibilidades ousadas ou não.

O Piso intertravado de concreto pode ser usado amplamente em áreas como:

  •      Calçadas;
  •      Pátios;
  •      Praças;
  •      Parques

Esse tipo de piso é bastante escolhido por sua baixa frequência de manutenção, por ser uma opção econômica e bastante disponível no mercado, além de deixar o ambiente bonito e bem desenhado. Esse material costuma ser bem trabalhado também por sua alta durabilidade. E, principalmente, a instalação desse piso em especial não necessita de mão de obra especializada.

Já o Piso antiderrapante se faz altamente necessário em ambientes que recebem grandes quantidades de pessoas e, ao mesmo tempo, está sujeita a atividades externas, como chuvas. Esse tipo de produto promove uma maior segurança às pessoas que usufruirão do espaço, pois, seu material impede que escorregões, quedas e uma série de acidentes derivados disso. É a melhor opção de Piso antiderrapante para banheiro e fundamental para áreas próximas a piscinas. Esse piso também se faz bastante importante em áreas maiores, como quintais e também pode ser utilizado em parques.

Do segmento industrial para o residencial

Para ambientes como estacionamentos, shoppings e outras áreas delimitadas especificamente para processos industriais, como indústrias, galpões, entre outros, é bastante usado o Piso de concreto polido. Apesar de ser altamente usado nesses seguimentos, esse tipo de piso passou a ser usado também em apartamentos, seguindo uma decoração mais moderna e despojada.

Também chamado de cimento queimado polido (ou somente cimento polido), o processo de produção e instalação desse material tem uma técnica bastante específica que garantem a perfeita aderência do produto. As Etapas do piso de concreto polido são fundamentalmente importantes e devem ser seguidas à risca.

Primeiro, deve-se cuidar estritamente do solo realizando uma terraplanagem para que o solo esteja apto a receber esse tipo de cobertura. Em seguida, cuida-se da sub-base, adicionando pó de pedra e pedra. Isso aumenta a resistência do piso, evitando possíveis desníveis e riscos do solo ceder. Após esse processo, acrescenta-se o concreto e faz-se o seu nivelamento para retirar rachaduras e outros desníveis que ainda se mantiverem.

Por fim, a cobertura do piso é acrescentada, podendo ser finalizada com cobertura em epóxi ou outros assentamentos de revestimento.