Elevadores são equipamentos que transportam pessoas ou cargas de forma vertical ou diagonal. Um elevador possui várias partes, entre elas:
- Cabine: é a parte do elevador onde as pessoas ou os bens são transportados. Geralmente, é em seu interior que é informada a lotação máxima;
- Contrapeso: é a parte que permite o equilíbrio da carga transportada, reduzindo a força para elevar a cabine e permitindo uma desaceleração na descida. Portanto, é uma parte essencial para o funcionamento do elevador;
- Caixa: é a parte em que a cabine se move, seja subindo ou descendo;
- Pavimento: local de entrada e saída de carga ou pessoas da cabine;
- Poço: parte inferior da caixa responsável pela segurança. É onde ficam instalados os para-choques e dispositivos que protegem o limite do percurso do elevador;
- Campainha: é o dispositivo que avisa quando o elevador chega a um determinado pavimento, através de componentes sonoros e luminosos.
Hoje em dia, um elevador é um item, praticamente, essencial em um edifício, principalmente naqueles com mais andares, pela funcionalidade e agilidade em transportar pessoas e cargas, além de ser um símbolo de modernidade.
Para a construção de um elevador em um edifício, é necessário procurar por fabricantes de elevadores no brasil. No geral, as fabricantes de elevadores, são empresas responsáveis pela instalação e também manutenção de elevador.
É primordial procurar por uma empresa séria e reconhecida, que faça um serviço de qualidade e com segurança. Se essa for sua escolha, é necessário que seja realizada a reforma de cabine de elevador.
Além disso, é fundamental que o elevador, incluindo elevadores residenciais, tenha uma manutenção realizada com certa frequência, para evitar transtornos e riscos à segurança, principalmente dos passageiros.
As empresas responsáveis por esse tipo de serviço e equipamento também oferecem a modernização das cabines, além de outros procedimentos que podem garantir mais conforto e segurança ao usuário. Por isso, quando for realizar a manutenção de elevadores, é sempre recomendável fazer uma busca prévia por fabricantes de elevadores no Brasil.
Torne o ambiente acessível a todos!
É muito importante ressaltar também que, deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, de maneira geral, também devem ter o direito ao acesso das facilidades que um elevador proporciona.
Mas infelizmente, nem sempre isso acontece. Portanto, as reformas e manutenções de um elevador, também devem levar em conta essa questão de inclusão social – além de ser norma regulamentar.
Quando se trata de elevadores, existe uma questão extremamente importante que deve ser discutida: a acessibilidade dos usuários (todos eles).
Infelizmente, a questão de inclusão aos usuários de cadeira de rodas, sofre muita invisibilidade na sociedade, de forma que isso acaba não sendo debatido da forma que deveria.
E, muitas vezes, as medidas necessárias para garantir a inclusão, acabam sendo completamente ignoradas – juntamente com o assunto.
Conheça as normas vigentes para instalação de elevadores
É por isso, que a Lei de Acessibilidade surgiu, para tentar garantir aos portadores de deficiências físicas e outras pessoas com mobilidade reduzida, os direitos de inclusão nos espaços.
Sendo assim, os projetos arquitetônicos, incluindo os projetos de instalação de elevador, devem ser executados incluindo essa questão, para que essas pessoas tenham assegurado o direito de ocupar esses espaços, assim como todas as outras.
Para isso, existem soluções que são pensadas para promover o direito de inclusão dos deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.
Uma delas é o elevador para cadeirante, que é de uso restrito para esse usuário, além de seus acompanhantes.
Ele possui vantagens, como a ocupação de menos espaço, um custo mais baixo de implantação e uma grande facilidade de adequação à outras edificações existentes.
Também existem outras soluções, como as chamadas plataformas elevatórias, que são equipamentos motorizados mais simples que um elevador e têm maior custo-benefício, justamente pela simplicidade do projeto e da implantação.
Porém, não são adequados para ambientes com maior fluxo de pessoas e isso é algo que deve ser levado em consideração, ao pensar em soluções para inclusão.
Além disso, existe a opção da construção de elevadores para passageiros, com adequações para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.
É válido lembrar, portanto, que todos os elevadores e equipamentos, possuem normas que devem ser seguidas para a sua implantação.
Essas normas, definem todos os requisitos para o projeto, o tamanho ideal da cabine, a capacidade de pessoas e/ou de carga, todo o processo de fabricação e instalação, além da interface do usuário com o elevador.
É de extrema importância levar essas normas em consideração, pois são elas que irão garantir que o elevador seja funcional, para atender critérios de acessibilidade e, principalmente, de segurança para todos os usuários.