Os condomínio residenciais são sistemas que possuem mais de um domínio ou proprietário, que possuem a propriedade individual, para as casas, e a compartilhada para alguns espaços e estruturas coletivas.

Com isso, eles são compostos por edificações destinadas às moradias e também destinadas ao lazer e entretenimento dos moradores, que são do uso e espaços de todos.

Atualmente, os condomínios são os principais modelos de moradia adotados pelas pessoas, isso porque conseguem oferecer muitos benefícios a um preço bem acessível, como:

  • Sistema de segurança bem estruturado;
  • Privacidade;
  • Estrutura completa de lazer;
  • Aumento do ciclo de amizades;
  • Economia.

Para manter todos os espaços e estruturas conservadas e funcionando, os condôminos, ou seja, os moradores de condomínios, pagam a taxa condominial mensalmente.

Esse valor é pré-estabelecido e visa realizar o pagamento de despesas e benfeitorias dos espaços, como água, luz, processos de manutenção, taxa de reserva, equipamentos de segurança e pagamento dos funcionários e empresas terceirizadas.

Para administrar toda essa estrutura, promovendo conforto, funcionalidade e segurança por meio de uma administração profissional, os síndicos precisam ter conhecimento em gestão de pessoas, gestão de recursos, legislação e normas que se aplicam a este setor, além de ter um bom controle financeiro.

Assim, é necessário investir em um profissional que apresenta tempo e as habilidades necessárias para o correto desenvolvimento das funções.

As estruturas dos condomínios podem ser grandes ou pequenas, mas independentemente do tamanho, algumas ações e medidas precisam ser realizadas para a conservação e valorização destes espaços.

Estacionamentos

Presentes em todas as estruturas prediais e coletivas, os estacionamentos são espaços reservados para a armazenar corretamente os automóveis dos moradores, sendo separadas de uma até duas vagas por apartamento.

Essenciais, essas estruturas conservam o bem veicular de maneira organizada e funcional para todos.

Para acessar o estacionamento, os condomínios fazem uma entrada separada com portão automático em diadema e em todas as regiões do país.

Assim, com acesso separado, há mais segurança a todos os proprietários e por serem automáticos é possível que cada morador tenha o seu próprio controle e não apenas a portaria.

Há muitos modelos de portões automáticos que funcionam de forma distinta e podem ocupar mais ou menos espaço, além de serem personalizado quanto as dimensões.

Dessa forma, é possível ter um portão ideal para que a entrada do condomínio fique prática, rápida, protegida e com valor estético também.

Quanto a estrutura da garagem, é importante que o piso escolhido seja muito resistente a cargas pesadas e tráfego moderado.

Por isso, muitos locais optam pelo granilite garagem, que são pisos mais resistentes aos atritos produzidos pelos veículos, são fáceis de serem instalados e limpos. Além disso, o processo de manutenção desse piso é simples e econômico.

Estruturas de proteção

Tanto nos espaços coletivos quanto nos individuais é possível realizar pequenas mudanças para que os espaços se tornem mais protegidos e confortáveis para os moradores e seus convidados.

Uma das estruturas individuais é a tela para janela contra insetos. Basicamente, as telas impedem a passagem desses animais que, por vezes, podem ser transmissores de doenças graves às pessoas e aos pets.

Utilizando essa proteção, as janelas podem ficar abertas assegurando a circulação e ventilação do ar em todos os cômodos, deixando o lar mais arejado e aconchegante.

Aos espaços coletivos, há acessórios que podem ser incluídos nas estruturas com o intuito de proteger o espaço e agregar valor ao condomínio.

Uma das estruturas é o alambrado de quadra, que consiste nas grades que são inseridas ao entorno das quadras esportivas com o propósito de delimitar o espaço e impedir que os objetos sejam lançados para fora e atinjam outros moradores.

Processo de manutenção

As manutenções e seus processos são muito importantes para conservação de todas as estruturas que compõem o condomínio.

Por isso, a administração desses espaços precisa de planejamento e um cronograma de todas as atividades que precisam ser realizadas, a fim de garantir o cumprimento de todas elas, sem esquecer de quaisquer detalhes ou prejudicar a rotina no local.

Devido a importância que assumem, o mercado disponibiliza empresa de manutenção predial SP que ao serem contratadas são responsáveis por realizar as manutenções corretivas, preventivas e preditivas nos locais.

Os serviços ofertadas por elas são muitos, indo desde processos simples como reparos em rachaduras e fissuras até o monitoramento de equipamentos, evitando danos e reparos custosos no futuro.

Outro serviço necessário aos processos de manutenção são as pinturas, que servem para conservar e proteger as estruturas e torná-las mais bonitas.

Dessa forma, a contratação de empresa de pintura externa garante que o trabalho seja executado por profissionais capacitados e devidamente equipados para realizar processos em locais altos. A contratação dessas empresas facilita as operações de manutenção e tornam o trabalho mais técnico e profissional.

Assim, investindo em estruturas e profissionais habilitados, é possível manter todos os benefícios do condomínio aos seus moradores, como qualidade, segurança e eficiência.