Uma construção é composta por muitos elementos e materiais que vão desde o uso dos cimentos, passando por conexão em y, materiais de acabamentos, projetos elétricos e muitos outros. Contudo, para que uma obra tenha qualidade e, principalmente, segurança é preciso saber como garantir esses processos.

Uma obra segura é composta por muitos pontos, tendo como um dos principais o respeito às normas regulamentadoras, o uso de equipamentos de proteção, uso de placas de aviso, sendo todos essenciais para evitar acidentes, garantir a vida dos trabalhadores e não causar atrasos na obra.

Neste artigo falaremos sobre dois pontos importantes para uma obra, sua segurança e como deve ser feito o armazenamento correto dos materiais. Isto porque um bom armazenamento gera construções de qualidade.

Segurança nas construções civis

Todo o cuidado no canteiro de obras é fundamental para que o projeto de construção seja efetivado com qualidade e segurança.

Quando falamos sobre segurança nesses espaços abordarmos no sentido de preservação da saúde e garantia do bem-estar dos trabalhadores envolvidos em qualquer tipo de projeto, seja a estruturação de um galpão de estrutura metálica, seja a construção de uma casa ou prédio.

Independente do tipo da obra é necessário uma gestão da obra, para garantir o aumento da produtividade e também da qualidade em diversas etapas, e principalmente a prevenção de acidentes de trabalho e de desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Abaixo falaremos sobre pontos importantes para a segurança de um obra.

1. Treine sua equipe

O primeiro ponto para garantir a segurança das obras é treinar sua equipe quanto à importância da segurança. Além da importância é preciso indicar quais são as placas de sinalização de segurança, o que querem dizer e também demonstrar como manter uma rotina segura, operação de equipamentos e ferramentas e os itens de segurança.

Nesse momento de treinamento tire dúvida dos colaboradores, informe a eles sobre as normas de segurança e sempre se disponha a ajudar em qualquer dúvida relacionada a isso.

2. Garanta o uso dos EPC’s e EPI’s

Todo o trabalho na construção civil, que vai desde a construção de lajes e fundamentos até serviços realizados por empresa de limpeza pós obra sp, utilizam equipamentos de proteção individual e coletivo.

Esses equipamentos são de uso obrigatório e permitem a prevenção de acidentes e uma maior seguridade dos colaboradores. Os principais itens são:

  • Botas;
  • Óculos;
  • Luvas;
  • Capacetes;
  • Redes de proteção;
  • Sinalizadores.

Os equipamentos devem ser disponibilizados pelo contratante e deve ocorrer a montagem de estoque de equipamentos que usam mais, como as luvas, pois podem apresentar avarias conforme o uso.

3. Siga as normas regulamentadoras

Para que uma obra fique segura é necessário também atentar-se às chamadas Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho. Há cerca de 376 NR’s voltadas somente ao segmento da construção civil, porém podemos listas 3 que são fundamentais.

A norma regulamentadora 5 trata da regulamentação da constituição de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem o objetivo fiscalizar e ajudar na prevenção de acidentes dentro do ambiente da construção.

nr 35 ponto de ancoragem trata sobre os procedimentos exigidos para trabalhos em altura, com uso de guindastes, andaimes, linhas de vida entre outros.

A norma regulamentador 6 diz respeito ao uso obrigatório de EPI certificados.

Armazenamento de materiais na obra

Outro fator que permite que obra tenha qualidade e segurança é o correto armazenamento do material. Caso haja falha na organização deste fator pode ocorrer atrasos, desperdícios do material, e também causar acidentes.

Portanto, é muito necessário que todos os itens que são usados na obra, de materiais a ferramentas, sejam guardados de forma correta no canteiro garantindo uma execução mais eficiente e segura.

O primeiro ponto para armazenagem correta é colocar o cimento em local impermeável, e montar pilhas com sacos de forma alternada, evitando que desmoronem no chão.

Coloque os pisos e revestimentos de forma correta, pois caso contrário, podem quebrar. Assim, atente-se sobre como o fabricante recomenda a armazenagem.

As telhas por sua vez precisam estar guardadas de forma inclinada, pois permitem um maior equilíbrio, evitando quebras e desperdícios.

Portanto, vimos que para uma obra ser segura e eficiente é preciso atenção em muitos aspectos que vão da concepção do projeto até a correta armazenagem dos materiais.