Quando se deseja melhorar o condomínio, é necessário pensar em dois aspectos: aquilo que irá atrair mais moradores e aquilo que vai levar benefícios aos proprietários.

Nesse sentido, é necessário pensar em soluções mais práticas e econômicas para questões fundamentais, como a segurança, o consumo de energia, o descarte de lixo e muito mais.

Da mesma forma que se deve pensar em tendências do mercado e formas de conquistar o cliente, indo além da estética e tamanho das casas.

Neste artigo, você vai descobrir dois itens que se enquadram soluções vantajosas em ambos aspectos citados.

Utilize a energia do Sol

 O aquecedor solar é a forma mais simples e menos custosa de se usar a energia solar, e com muita eficiência.

Isso porque quando o objetivo é apenas aquecer, não há necessidade de transformar a energia térmica em elétrica, faz-se uso dela do jeito que é recebida.

No Brasil, um país tropical e que se localiza na linha equatorial do planeta, onde há melhor incidência de raios solares, energia térmica não vai faltar.

Um aquecedor solar kit completo tem preço acessível e é muito simples, podendo até se dizer que é formado por apenas dois componentes, se desprezarmos eventuais ferramentas e acessórios.

Os componentes são as placas coletoras e o reservatório de água quente, chamado de boiler.

Assim, os boilers fornecem água quente para os banheiros e também para as torneiras da casa.

Esses equipamentos são uma ótima maneira de diminuir o valor da conta de água e aumentar os cuidados com o meio ambiente.

Mas vai além disso, pois eles também são chamarizes para potenciais moradores.

O conforto oferecido desperta o interesse de muitos, dentre as vantagens é possível citar:

  • Água quente também em torneiras;
  • Economia de energia;
  • Conforto;
  • Mais segurança;
  • Sustentabilidade;
  • Independência.

Ao ter água quente em uma torneira se consegue retirar a gordura de utensílios de cozinha mais facilmente, além do conforto de lavar a louça.

A segurança se deve ao fato de que os chuveiros elétricos podem causar choques e os aquecedores a gás podem apresentar vazamentos, com risco de explosão ou asfixia.

Segurança: tecnologia em seu favor

Todos sabem que possuir um controlador de acesso  no condomínio é indispensável.

Impedir que qualquer pessoa entre é um dos maiores fatores para se garantir a segurança do local, levando mais tranquilidade aos moradores.

Entretanto, existem muitos casos nos noticiários de crimes que se deram graças a falhas no controle de acesso em condomínios.

Isto é, criminosos que entraram em carros fingindo ser moradores, pessoas que se anunciaram como visita e entraram sem confirmação e outras situações do gênero.

Para impedir que esses problemas aconteçam, invista na segurança.

Controle de acesso informatizado é uma forma fácil e prática de fazer isso.

Basicamente, é controlar quem entra e quem sai usando a tecnologia e não apenas o trabalho humano.

Então não dependeria do reconhecimento por parte do porteiro e sim de algo como uma senha em um painel numérico, um sistema biométrico no qual as digitais de todos os moradores são registradas, um cartão magnético, dentre outras opções.

Essas medidas, além de serem mais seguras e deixarem os moradores mais confortáveis, proporcionam mais economia ao condomínio no longo prazo.

Isso porque se gastará menos com o quadro de funcionários, por conta do trabalho de Controle de acesso predial ser completamente remoto, contando com um sistema bem esquematizado para que seja necessário apenas um funcionário na central.

Para que isso funcione, utilizam-se câmeras estrategicamente colocadas para que o rosto da visita possa ser visto e um sistema de comunicação por voz.

Assim, é possível que se converse com um porteiro que não está ali.

Algo interessante é que isso faz a polícia chegar mais rápido ao local em casos de emergência.

Porque as câmeras detectam o problema e o funcionário na central pode contatar bombeiros, policiais ou outro órgão imediatamente.

Essa é uma das formas de automação residencial que mais cresce ultimamente, em um país no qual o único sistema de automação popular era os sensores de movimento que permitiam que a luz ligasse automaticamente quando alguém estava presente.

Isso mostra uma abertura do brasileiro para a tecnologia, mostra que cada vez mais se enxerga o quão acessível e vantajosa ela pode ser.

Por fim, a conclusão é sempre procurar soluções mais ousadas para o seu condomínio.

Pense na economia a longo prazo, em conquistar o cliente, em fortalecer a marca da empresa e também no meio ambiente.

O uso da energia solar e a automação da portaria são apenas alguns exemplos de como alcançar esse objetivo.