Hoje falaremos de um assunto diferenciado, que é sobre o ambiente musical. Sabemos que ele é sempre muito moderno e todos os tipos de artistas procuram muita qualidade no local, principalmente, no som.

Isso conta muito, não somente com todos os tipos de proteção e efeitos aplicados nesses estabelecimentos, mas sim no conjunto por inteiro que é montado para que o som não vaze ou ocorra algum erro.

Hoje iremos falar sobre alguns aspectos e dar dicas sobre como é possível fazer um isolamento do seu estúdio. Daremos dicas básicas, que ajudam no som e, claro, também falaremos sobre alguns outros tipos de feitos, como móveis e outros produtos.

Se você tem interesse em saber mais sobre isso, como deixar a área interna do estúdio musical mais bonita e também mais técnica, acompanhe este texto, pois iremos falar sobre tudo isso. Leia o artigo e confira.

Piso

Primeiramente, falaremos sobre o piso de madeira, que é um aliado quando falamos sobre aspectos mais acústicos e que envolvem conforto em todos os sentidos possíveis em um ambiente como esse.

Falaremos de três: o laminado, o vinílico e o taco. O taco é um dos mais conhecidos e também já foi muito usado antigamente. É um tipo de piso que é aplicado em pequenos pedaços de madeira que formam desenhos e formatos.

Ele, como falamos, é bem antigo, porém é muito resistente e fácil de fazer a manutenção, porém ela tem que ser feita por especialistas. A raspagem de taco de madeira é o reparo mais comum, que envolve lixar, limpar, revitalizar e passar uma resina que volte com a vida do piso.

Esse tipo de reparo é muito feito, pois quem tem taco em casa ou na empresa, não tem vontade de trocá-lo por outras opções. Aliás, quem tem o piso feito em madeira não quer trocar, pois esse material possui diversas vantagens como:

  • Antitérmico;
  • Antirruído;
  • Confortável;
  • Fácil de limpar;
  • Combina com todos os estilos.

Um outro tipo de piso muito requisitado em estúdios é o piso laminado. Como falamos, a madeira ou suas fibras – que é o caso dele -possuem diversos benefícios técnicos, que ajudam a isolar o som mais do que outro tipo de material.

O laminado é feito de HDF, que são as fibras da madeira, ou seja, não é a madeira maciça, porém ele possui as melhores características e ainda é mais barato, leve e prático de ser aplicado.

É um dos tipos de pisos mais aplicados hoje em dia, sendo que seus benefícios são semelhantes ao dos tacos. Enfim, a madeira ou suas propriedades sempre serão uma boa opção, principalmente, para isolar ambiente de barulhos.

Porém há o piso vinílico em placa, que é feito de material de PVC, ou cloreto de vinila. Ele costuma vir em placas e é facilmente aplicado, principalmente quando o contrapiso está pronto e nivelado.

Ele abafa bastante todos os ruídos, tanto de passos quanto de conversas e ainda ajuda a conservar e equilibrar a temperatura no estabelecimento.

Além disso, é antialérgico e proporciona muitos tipos de estampas e modelos. É uma ótima saída para quem quer inovar além da madeira.

Planejados

Quem possui um estúdio musical sabe o quanto de fios, equipamentos, microfones, baquetas e grandes ferramentas são necessárias, por isso apostar em moveis planejados pode ser uma grande solução para essa necessidade de guardar tudo.

Pense que todos os tipos de instrumentos têm tamanhos diferenciados e como eles ficariam totalmente organizados e colocados em um armário ou móvel sob medida ou modulado. Sim, ficaria muito melhor, até porque esses planejados ajudam a otimizar o espaço.

Lembre-se sempre que: quanto mais espaço, mais possibilidades você possui neste local. Invista nos planejados e não se arrependa.

Divisórias

Para finalizar, algo que jamais pode ser esquecido em um ambiente como este são as divisórias acústicas, que são aplicados por profissionais e feitas sob medida.

Elas ajudam a organizar o estabelecimento e ainda fazem com que o som dentro da sala de ensaio ou gravação corra bem.

Seu funcionamento é extremamente funcional e o som não irá vazar, o que é um dos pontos mais cruciais e importantes quando se trabalha com música. Não somente porque prejudica o trabalho, mas sim pelos vizinhos que podem se incomodar.