O processo de composição e decoração de imóvel ocorre por meio de dois processos, a decoração interna e a decoração externa, uma casa bem planejada apresenta um equilíbrio entre estes dois aspectos.
Tão importante quanto o ambiente interno, o externo serve para formação das primeiras sensações e impressões que a residencia apresenta, é a maneira utilizar para atrair e impressionar tanto os moradores como os visitantes.
Desempenhando o papel de cartão de visita as fachadas residenciais são os principais agentes externos que precisam ser decorados, além delas há os espaços abertos como as varandas e sacadas.
Investir na entrada principal da casa proporciona diversos benefícios tanto aos moradores quanto ao imóvel, por isso saber quais são os elementos que contribuem para sua construção, sofisticação e embelezamento é essencial.
Tipos de revestimento
As fachadas possuem diversos elementos que são importantes para sua composição harmônica e funcional, dentre eles há os revestimento que possuem funções estéticas e de proteção às estruturas.
Os principais tipos de revestimento são:
- Pedra;
- Cerâmica;
- Porcelanato;
- Madeira;
- Pintura;
- Tijolo aparente;
- Concreto;
- Vidro.
As pedras são versáteis e fáceis de manter a manutenção, conferem às fachadas aspectos modernos e rústicos, além disso são fáceis de serem adaptadas aos projetos, pois há muitos modelos disponíveis como as polidas, brutas, em mosaico ou em filetes.
Já a cerâmica e porcelanato são resistentes e impermeáveis, indicadas para ambientes que sofrem com a umidade, também proporcionam leveza e sofisticação e mantêm a temperatura interna mais estável e agradável.
A madeira é um material bem resistente e durável, principalmente, quando conservada atendendo aos seus processos de manutenção. Além disso, proporcionam acolhimento e beleza.
A variedade de tons de madeira permite a criação de uma fachada personalizada e única.
A pintura de fachadas é um dos revestimentos mais comuns, isso porque são os um dos mais dinâmicos e econômicos.
A tinta utilizada em fachadas precisa ser mais resistente ao sol e aos efeitos da umidade devido a exposição. Versáteis as tintas possuem diversas cores disponíveis para serem combinadas ou não e aplicadas ás fachadas.
A pintura fachada pode ainda ser composta por outros elementos como texturizações, grafismos ou desenhos, além disso é possível que a pintura seja composta com outros modelos de fachadas como a madeira e o aço.
Mesmo sendo um processo simples para que a pintura apresente técnica e alta qualidade é necessário que o trabalho seja desenvolvido por profissionais habilitados na área.
Atualmente as pinturas externas de casas modernas são realizadas antes mesmo da entrega das chaves por profissionais e são compostas por diversos elementos e técnicas.
Os tijolos aparentes são aplicados em fachadas com referencias às fabricas antigas, além disso são rústicas, resistentes e fáceis de manter a manutenção.
E, as fachadas de concreto já possuem uma referencia ao ambiente industrial contemporâneo e moderno, também são simples de serem instalados e fáceis de manter a manutenção além de serem resistentes.
Outro modelo muito comum é a fachada de vidro preço que proporcionam elegância e delicadeza, tornam o ambiente interno mais iluminado e com temperatura estável, além de serem confeccionadas com vidros de segurança que são mais resistentes aos impactos externos.
Componentes estruturais
Atualmente as fachadas também são compostas por outros elementos estruturais que servem de proteção aos moradores contra furtos e invasões. Há os portões e muros que ficam a sua frente e contribuem com a estética externa.
Assim é necessário investimento nestes objetos. Os portões em sua maioria são automáticos pois são mais seguros e fáceis de operar, e os muros são em sua maioria altos e podem ser revestidos de plantas, madeiras e pinturas de muros externos que podem seguir o mesmos padrões de pintura da fachada.
Outro elemento presente nas fachadas modernas e atuais é o ACM – Alumínio Composto Material, composto por duas lâminas metálicas e em seu núcleo há o polietileno de baixa densidade, servem para revestir e criar elementos esculturais diversos, por serem maleáveis são fáceis de moldar e criar formas e ângulos diversos.
Presente em diversas cores o ACM amarelo fachada contribui com fachadas personalizadas e bem criativas.
Diante de tantas possibilidades o projeto para fachada precisa ser construído detalhadamente prezando as demandas dos clientes, a praticidade, funcionalidade e o equilíbrio estético interno e externo entre os ambientes.