O telhado é um dos itens mais importantes na construção de casas e edifícios, já que, tem a função de proteger a parte interna do Sol, vento e das chuvas.

Existem alguns modelos que podem ser utilizados na hora da obra e dentre eles, temos como principais:

  • Telhado de cerâmica;
  • Telhado de vidro;
  • Telhado de concreto;
  • Telhado termoacústico;
  • Telhado de fibrocimento;
  • Telhado metálico galvalume;
  • Telhado metálico galvanizado;
  • Telhado ondulado.

A telha de cerâmica é uma das mais antigas que temos aqui no Brasil. Também conhecida como “telha colonial”, ainda hoje muito utilizada. Dentro desta categoria de telhas, existem subtipos, que são variáveis de acordo com as especificações do produto.

As telhas americanas são bem requisitadas pelos arquitetos e possuem um visual diferenciado. Nas suas especificações, temos: inclinação mínima de 30%; costumam ser encontradas nas cores vermelha, branca e mesclada (com ambas as cores); tamanho médio de 43 centímetros.

As telhas coloniais dão um aspecto mais artesanal para o lugar. Suas especificações são: inclinação mínima de 30%; tamanho médio de 48 centímetros; capa e bica separadas; podem ser vermelhas, brancas ou uma mescla das duas.

A telha portuguesa é considerada uma evolução da telha colonial. É composta por uma folha de capa e bica, tornando-se a mais econômica. Tem inclinação mínima de 30% e um tamanho aproximado de 41 centímetros.

As telhas francesas são usadas no Brasil por pelo menos 300 anos. São praticamente planas e acabam precisando de uma inclinação maior, por volta dos 40%. Tem tamanho médio de 41 centímetros.

A telha italiana produz um dos melhores visuais nos imóveis, por causa de seu acabamento impecável. Foi desenvolvido para suportar as mudanças de temperatura. Com inclinação mínima de 30%, também é encontrada medindo 41 centímetros, sendo uma folha de capa e bica.

Por fim, a telha romana tem um design mais sofisticado. Com estabilidade maior e melhor qualidade do produto. Como a maioria das telhas citadas (telhas americanas, coloniais, portuguesas e italianas), precisa de uma inclinação mínima de 30%, com tamanho de 40 centímetros e composta por uma folha de capa e bica.

O telhado é de suma importância em uma construção

O telhado de vidro é ótimo para quem quer uma entrada de luz natural no ambiente. Normalmente, utilizado junto com uma telha de cerâmica ou de concreto, possui o mesmo formato, para conseguindo um encaixe perfeito.

O telhado de concreto é mais recente. É uma telha capaz de regular a temperatura interna do ambiente, oferecendo conforto térmico; é resistente e tem uma vida útil longa, sendo de material durável; possui uma baixa permeabilidade, absorvendo pouca água. E o fator estético, já que é possível de ser pintada.

O telhado termoacústico, também conhecido por sua telha sanduíche, é composto por duas telhas “recheadas” com isopor, lã de vidro ou lã de rocha. Por causa desse revestimento, há não só um isolamento acústico, como térmico.

O telhado de fibrocimento vem sendo muito utilizado. É um tipo de telha que pode ser considerada econômica, possui uma estética bonita e ainda traz consigo vantagens, como por exemplo, o fato de terem um isolamento acústico e térmico. As telhas de fibrocimento recebem um nome mais comum de telhas de amianto.

O telhado metálico galvalume ou a telha galvalume, são assim conhecidos, por passarem por um processo em que é usado o galvalume, que é um material que leva alumínio e zinco na sua composição.

Por causa desse processo, se torna resistente à corrosão, tendo uma maior durabilidade do produto, podendo durar até quatro vezes mais que as outras telhas.

A escolha do telhado é feita de acordo com sua necessidade

O telhado metálico galvanizado é assim chamado, por passar por um processo de galvanização, que é uma espécie de blindagem do aço, para que a telha se torne capaz de resistir ao processo de corrosão. Assim como a telha galvalume, torna-se mais resistente e duradoura por conta desse método.

O telhado ondulado não chega a ser um tipo de telhado, já que é um modelo presente nos outros tipos de telha. É possível ver que costuma ser um dos mais baixos do mercado, ao observarmos a telha ondulada preço.

Dentre os fatores que podem causar uma variação neste valor, está o tamanho (sendo comprimento, largura e espessura), qualidade, durabilidade, galvanizada ou não, entre outros. Pelo seu valor acessível, a telha ondulada é um modelo muito aplicado em locais comerciais, residenciais e industriais.

Para que se escolha o melhor modelo para a sua casa, alguns fatores precisam ser levados em consideração. Se há um apelo estético, as telhas de cerâmica são ideais. Se procura uma durabilidade e resistência maior, as telhas metálicas podem ser mais úteis. Se a questão é o valor, a telha ondulada preço fica mais em conta.