Muitos ambientes de trabalho precisam seguir normas de segurança rígidas, que seguem normas internacionais, após muitos estudos e sugestões discutidas amplamente por profissionais das mais diversas áreas. Isso para promover mais segurança para os colaboradores e a firmeza das estruturas.
Recomendações de profissionais ligados à medicina laboral também são devidamente registrados e, por essas razões, a escolha da aplicação do piso deve ser levada em consideração quando são feitos construções ou reformas em locais que serão utilizados como espaços de trabalho.
Segurança dos ambientes começa pelo piso
Encontrado com facilidade no chão de fábricas, a resina de poliuretano é um dos pisos mais comuns e está entre os mais recomendados por todos os setores que discutem segurança do trabalho.
Por ser resistente a produtos abrasivos e suportar diferentes pesos de maquinários, além do trânsito de veículos, a resina de poliuretano também se torna um piso confortável para os trabalhadores que transitam sobre ele, evitando impactos nos membros inferiores, diferente dos pisos de concreto, que eram mais comuns no século passado.
Para deixar o ambiente ainda mais aconchegante para o trabalhador e evitar ao máximo o cansaço visual, fábricas e indústrias têm adotado aspectos que favorecem a presença do trabalhador na área de trabalho.
Por isso mesmo, não se importam em aplicar uma textura rolada preço nas paredes, com cores que passam a sensação de calma e criatividade, aumentando a produção e diminuindo o número de faltas de funcionários por causa de estresse ou outros males causados por ambientes que anteriormente não seguiam padrões e normas como referência.
Seguindo os padrões estabelecidos nos mais diversos segmentos de segurança do trabalho, é comum o uso de formas plásticas para a confecção dos pisos de resina de poliuretano, para que o tamanho seja de acordo com as normas internacionais.
Com isso é possível criar um espaço dinâmico, pois esses pisos podem ser instalados nos mais diversos segmentos de fábrica e indústria, em qualquer lugar no mundo.
Com essas regras seguidas à risca, é possível entender a globalização imposta pelo mercado capital, facilitando a importação e exportação de produtos, respeitando os potenciais fornecedores e compradores de peças e serviços manufaturados em qualquer local do globo.
Essa globalização espacial também se justifica pelas vantagens apresentadas pelo material utilizado no piso das fábricas e indústrias que possuem diversas filiais espalhadas nos continentes.
Por suportar grandes impactos, a resistência é um dos pontos mais fortes do piso de resina de poliuretano.
Mais ainda, também é possível defender seu uso pelas seguintes características:
- Em caso de deformação, a reforma pode ser feita rapidamente;
- O isolamento elétrico proporcionado pelo material evita acidentes;
- É resistente a produtos químicos e alteração de temperatura;
- A aplicação pode ser feita de forma rápida e eficiente.
Diferentes áreas, diferentes pisos
Todo material de construção é importante quando falamos de segurança, pois os ambientes devem proporcionar um espaço de conforto e desenvolvimento de trabalho, sem alterações bruscas de temperatura ou luminosidade, por exemplo.
Por isso a preocupação com os diferentes pisos devem ser levados em consideração quando forem aplicados nos locais de trabalho.
É claro que cada estabelecimento comercial, cada fábrica ou indústria, deve atentar para os serviços que serão oferecidos, buscando a melhor forma de aplicar os mais diferentes materiais de piso oferecidos pelo mercado.
Isso também se aplica a hospitais, centros médicos, condomínios residenciais, centros de compras e prédios comerciais. Cada um tem um público diferente, entre funcionários e clientes que visitam as instalações.
O ideal é que, para cada ambiente, seja realizado um estudo para que o piso adequado seja escolhido para aquele espaço.
Em determinados corredores e salas administrativas, o uso de argamassa porcelanato e tratamento fino pode ser o suficiente para atender as demandas de trabalho, pois muitas vezes são espaços de passagem, ou então não precisam que os trabalhadores fiquem em pé durante muito tempo.
Nestes locais, o uso de piso para que suportem mesas e cadeiras pode ser o suficiente para que sejam instalados de forma eficiente, proporcionando um espaço confortável para o trabalho de todos os funcionários.
Na área externa, local no qual a incidência de chuva e sol é comum, o uso de bloquete de concreto para evitar o crescimento de ervas daninhas e facilitar o acesso de veículos e o trânsito de pessoas pode ser o suficiente para deixar o espaço acessível, obedecendo todas as normas de segurança e mobilidade urbana.