Transformadores são dispositivos que transmitem energia elétrica de um circuito a outro, capaz de impulsionar a tensão e/ou modificar valores representados dentro de um circuito elétrico.
O transformador de corrente, também chamado de transformador de instrumento, é aplicado em altas tensões, fornecendo correntes reduzidas e isoladas do circuito primário para o circuito secundário, de uma forma que possibilita o seu uso sem sobrecarga no equipamento.
Os princípios básicos do eletromagnetismo dizem que é possível criar uma corrente elétrica
Em um circuito uma vez que haja uma submissão a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam com correntes alternadas.
- Os transformadores existentes são classificados conforme o seu modelo de enrolamento primário, sendo que o enrolamento secundário é constituído por uma bobina de derivações ou de várias bobinas ligadas em série e/ou paralelo, obtendo assim diferentes relações de transformações. O transformador de corrente funcionamento para serviços de medição ou de proteção é separado em sete tipos mais comuns:
- Os enrolados, quando é necessário relações de transformação inferior a 200/5.
- Os de barra, onde o enrolamento primário é feito por uma barra.
- Com vários enrolamentos primários: transformador com vários enrolamentos primários separados e isolados.
- Os de bucha que possuem núcleo em forma de anel com enrolamentos secundários.
- Tipo janela, parecido com o de bucha, mas o meio isolante entre o primário e o secundário é o ar.
- Núcleo dividido: transformador parecido com o de janela, mas a parte do núcleo é separável ou basculante.
- Com vários núcleos: esse transformador possui vários enrolamentos secundários isolados separadamente e montado cada um com seu núcleo, formando conjunto com um único enrolamento primário e as espiras se enlaçam com todos os secundários.
O aumento no consumo elétrico pelo uso de transformadores possui um reflexo muito baixo na conta, não devendo gerar tanta preocupação.
Pode haver profissionais que indiquem a alteração do padrão de entrada, mas quando analisado de perto, o custo se torna inviável e adquirir o transformador vem como uma melhor solução.
O transformador para microondas possui a mesma base funcional que todos os transformadores. Conectado a uma rede de energia, tem como função alterar a corrente elétrica para a voltagem que melhor se adequa para o equipamento funcionar.
Mesmo com uma parcela de perda energética pelos enrolamentos dos transformadores, o valor final é desprezível, só que ainda há muitos questionamentos sobre a utilização de transformador para microondas 110v para 220 v, com o receio do aumento do consumo de energia e por consequência aumentos nos valores de contas.
Deve-se sempre adquirir equipamentos de empresas especializadas e que assegurem a procedência de seus produtos e o seu enquadramento dentro das normas técnicas vigentes e atualizadas, quanto ao uso das tecnologias existentes.
Com muitas informações sendo passadas, e acabando por ganhar força mesmo sem muita base teórica, o transformador de energia 220 para 110 foi colocado de forma a ser considerado o responsável por aumento de energia para leigos no assunto.
Quando se entende que a potência é a quantidade de conversão de energia elétrica em trabalho, fica mais claro ver que a tensão elétrica é apenas direcionada ou alterada e que a potência de cada equipamento utilizado é que pode ser maior ou menor, gerando diferenças nos consumos elétricos.
O Transformador de energia 220 para 100 de geladeira e outros equipamentos possui indicação para ser utilizado em tomada de uso exclusivo, evitando sobrecargas desnecessárias nos sistemas envolvidos.
Alguns transformadores são comercializados juntamente com protetores térmicos, esse instrumento faz com que um limite de temperatura seja especificado como seguro e ele auto desliga e retoma o funcionamento em questão de minutos.
Esse protetor, quando ocorre a queda de energia, garante que nenhuma parte do equipamento sofra danos, mas sinaliza a necessidade da troca por um transformador com potência maior.
A maioria dos eletrodomésticos já saem de fábrica com as duas voltagens disponíveis, seja de forma automática ou manual – que vem com o tipo de uma chave seletora indicativa.
É importante frisar a necessidade de atenção com a voltagem de cada aparelho e quando necessário, ao adquirir transformadores, analisar as especificações individuais no que será utilizado, evitando danos permanentes em aparelhos e sobrecargas nos sistemas elétricos.