Com a taxa de desemprego em alta e pouca oportunidade de atuação no mercado de trabalho disponível, muita gente vem ponderando ter uma cozinha de nível industrial em casa.
Mas, para isso, temos que ser prudentes, já que necessitamos de planejamento com todos os detalhes para fazer do seu espaço uma cozinha profissional impecável.
Processo de planejamento
São muitos os tipos de Orçamento de cozinha planejada online para consulta de preços e equipamentos, porém, antes de começar, busque mais informações sobre cursos e especializações para lhe auxiliar e garantir que realmente faça o que gosta.
Estes cursos abrangem temas como regras para melhor higiene, controle de desperdício de alimentos, etc.
Este tipo de cozinha mais completa certamente é mais complexa e exige alguns cuidados.
São consideradas o coração de um restaurante e o mesmo vale para quem atuar em sua própria casa, com entrega a domicílio. Por isso, capriche no planejamento.
Se você puder, entre em contato com um arquiteto para fazer o “layout” ou o desenho da planta da cozinha que quer implantar, desta forma, vocês podem pensar juntos em todos os detalhes necessários para o espaço.
Se for o caso, opte pelo cômodo da casa que já tenha esse tipo de estrutura, para economizar na reforma, ou em um que possa atender da melhor forma o seu negócio.
De maneira geral, uma cozinha industrial e profissional precisa de alguns detalhes importantes, confira abaixo.
Local para armazenamento
Ideal para o seu estoque e despensa, opte por um organizador de armário. Separe os tipos de alimentos como frutas, verduras, carnes, laticínios, enlatados, entre outros, cada um no seu lugar e com a devida temperatura e refrigeração.
Pesquise sobre as normas da ANVISA, para garantir que tudo seja organizado dentro das regras já estabelecidas.
Segurança
Pesquise por opções de pisos antiderrapantes para evitar acidentes, afinal, a cozinha está sempre com o piso molhado.
Funcionalidades
O planejamento deve conter bancadas separadas para o preparo dos alimentos, bem como espaços apropriados para lavar e higienizar os ingredientes das refeições, separando o local de higienização para as mãos.
O carrinho de apoio para cozinha com rodinhas, por exemplo, pode facilitar a locomoção de vários alimentos de uma só vez, permitindo diversos benefícios aos funcionários e donos do estabelecimento.
Prevenções
Deixe o gás fora da área interna e com a devida proteção. As lâmpadas também podem ter algum tipo de intervenção, prevenindo acidentes.
Higiene
Tenha uma área para guardar os seus produtos de limpeza fora da cozinha. Planeje também um lugar na parte de fora para armazenar o lixo.
Além disso, há alguns equipamentos e utensílios de cozinha indispensáveis para concluir a sua montagem, confira:
1) Equipamentos:
- Fogão industrial;
- Chapa de grelhar;
- Coifa;
- Fritadeira;
- Freezer e geladeira;
- Bancada e pia em aço inox;
- Fornos;
- Processador de alimento;
- Espremedor de frutas;
- Liquidificador industrial;
- Moedor de carne;
- “Rechauds” (para manter o alimento aquecido);
- Balança;
- Fatiador de frios, entre outros.
2) Utensílios
- Assadeiras e formas;
- Frigideiras;
- Pegadores;
- Panos de prato;
- Abridor de latas;
- Afiador de facas;
- Carretilha para massas;
- Jogo de facas;
- Avental, toca e luvas;
- Batedor de carnes;
- Balança de cozinha;
- Colheres de pau;
- Escumadeira;
- Espremedor de alho e batata;
- Escorredor de arroz e de massa;
- Medidores;
- Panelas de todos os tamanhos;
- Pilão;
- Peneiras;
- Raladores;
- Tábuas para cortes;
- Tigelas, entre outros.
Alinhando todo o planejamento ao ambiente
O layout da sua cozinha profissional precisa ter a funcionalidade suficiente para auxiliar nas atribuições diárias, pois isso fará a diferença nos resultados da sua produtividade.
Uma cozinha industrial precisa ser bem compacta e ajudar nas tarefas, principalmente nesse ambiente onde o tempo pode comprometer a qualidade de uma receita.
O padrão estabelecido é que ela tenha o formato de um triângulo, que somando as três linhas, não ultrapasse 8m cúbicos. Essas 3 linhas de bancada podem ser divididas da seguinte maneira:
Estoque organizado para os alimentos: gavetas e armários ficam desse lado, assim como prateleiras, câmaras frias entre outros;
Local de preparação e cozimento da comida: incluem as bancadas, o fogão industrial (mais opções de bocas e potência) exaustor industrial de cozinha, bem como o micro-ondas, o forno, entre outros equipamentos;
Espaço para limpeza e higiene: onde devem ficar as pias, máquina de lavar as louças, lixeiras, entre outros.