As escadas são um grande artifício na engenharia e ganham novas roupagens com a arquitetura e o design. Peças que podem imprimir personalidade ao ambiente, elas se tornam sinônimo de rápida identificação.
Quem não se recorda da escadaria nas cenas do filme Titanic, por exemplo?
Enquanto algumas são suntuosas e desenvolvidas com materiais pesados, outras foram pensadas para serem funcionais e leves, utilizadas no trabalho ou em pequenas residências.
Saiba como escolher: Modelos e tamanhos variam conforme o uso
A escada caracol tem design moderno e pode ser instalada em locais que dispõe de pouco espaço. Suas medidas podem variar conforme a angulação dos degraus em relação à base. No entanto, o cálculo deve ser feito de modo a oferecer segurança durante a descida e a subida.
A escada reta é como o nome revela, sem muitos mistérios. Algumas variações podem aparecer como o modelo inventado por Santos Dumont, que coloca degraus desiguais, mas que força a pessoa que sobe a utilizar os pés direito ou esquerdo, conforme a variação entre os degraus.
Escadas em U ou em L possuem entre seus intervalos os chamados patamares, ou descansos. Após cada lance, para que se mude de direção ou angulação, um espaço é dado para que a pessoa tenha mobilidade e tempo para retomar a caminhada.
Todos os modelos citados acima são para uso residencial e podem ser desenvolvidos em materiais diversos, como madeira, granito, ferro, ou uma mescla entre eles.
Escadas para trabalho de manutenção ou em escritórios
Escadas de granito podem trazer glamour ao ambiente, mas não são as mais adequadas para escritórios, por exemplo. A pedra requer tratamento, caso seja exposta a ação do tempo por longos períodos pode apresentar alterações de cor. Já no ambiente interno do escritório é desfavorável pois não isola o barulho. O impacto também não é absorvido de maneira satisfatória, o que pode colocar em risco os funcionários. Em locais de grande fluxo de pessoas como escritórios, o isolamento térmico, acústico e a absorção de impactos devem ser levados em consideração para a escolha de todos os materiais.
Se a escada for utilizada para serviços de reparo ou manutenção, o ideal é que seja uma escada articulada, que permite maior mobilidade ao usuário. Porém, é necessário estar atento ao tipo de trabalho que será realizado. Caso o funcionário vá fazer reparos em redes de energia ou possa ter algum contato com redes elétricas, a escada de madeira deve ser a escolhida. Isso porque a madeira não conduz energia, mitigando o risco da condução de choques, caso venha a acontecer.
A escada extensiva de fibra de vidro também pode ser empregada em reparos de rede elétrica. Seu material possui a função de isolamento térmico e elétrico, o que quer dizer que o funcionário pode ficar trabalhando no sol sem sofrer com variações de temperatura na escada e que, assim como a escada de madeira, os riscos de choques por condução de corrente elétrica são nulos.
Os materiais mais utilizados nas escadas e suas diferenças
- Alumínio
Apesar de leve e de fácil manuseio, é condutor elétrico perigoso.
- Ferro
Muito resistentes, suportam maior tráfego e peso.
- Madeira
Resistentes a impactos e fáceis de limpar, indicadas para eletricistas.
- Granito
Indicadas para uso doméstico, precisam de atenção especial para conservação.
- Alvenaria
Resistente, pode receber acabamentos e revestimentos conforme o projeto.
Dicas de segurança para quem tem escadas no trabalho ou em casa
Toda escada de uso residencial ou em ambientes de grande circulação de pessoas deve possuir corrimão. Além de garantir segurança, o objeto a ajuda a guiar os passos e evita quedas. Em uma escada em leque, por exemplo, onde os degraus não mantêm formatos iguais devido à angulação, contar com um corrimão é fundamental. Em locais onde crianças e idosos transitam, a opção do guarda corpo na extensão da escadaria representa uma prevenção a mais.
Outro cuidado que deve ser tomado é em relação aos métodos de limpeza e conservação das escadas. Caso a escada seja de madeira, não é indicado envernizar ou passar ceras que possam deixar o piso liso. O mesmo acontece com revestimento em pedras.
Espaço multiuso e armazenamento adequado
A escada caracol de ferro é democrática, pode ter uso residencial ou em pequenos escritórios. Sua estrutura também permite a instalação de pequenos nichos embaixo ou até armários, dependendo do projeto. Pensar a escada como uma solução para espaços pequenos pode ser a salvação de salas e quartos que precisam de armários.
Já as escadas de trabalho, que precisam ser guardadas em locais como garagem ou armários, o ideal é que se tenha um espaço determinado para elas. Não deixe materiais que possam danificar ou entortar a estrutura em contato direto. Certifique-se também que as roldanas e polias estejam limpas antes do uso.