A construção civil é um dos ramos mais importantes para o desenvolvimento da sociedade. Por meio da construção de infraestruturas, imóveis e diversos sistemas urbanos, o segmento é o principal responsável pela manutenção das cidades, bem como de demais localidades em que se necessita de ruas, estradas, casas e pavimentos.
Para que essas estruturas ganhem forma, é necessário investir na elaboração de projetos, ao lado de engenheiros e profissionais especializados em engenharia, além do uso de equipamentos especiais, próprios para os trabalhos que necessitam de movimentação de cargas pesadas, terraplanagem e outras atividades da construção civil.
Os principais equipamentos e materiais da construção civil
Um dos materiais-base da construção civil é o bloco de concreto. Usado em praticamente todos os tipos de obra, a peça é reconhecida por sua grande durabilidade e resistência, por esse motivo, serve como elemento estrutural da maioria das construções.
Os blocos de concreto são formados a partir da mistura de água, cimento e outros elementos agregados (areia natural, pedriscos, areia industrial), formando o conjunto de alicerce da obra e suportando os pesos da construção.
Os blocos de concreto são aplicados em paredes de alvenaria, sem a necessidade de instalar pilares ou vigas. Quando as paredes são erguidas, o concreto já serve como material de formato da obra, além de funcionar como revestimento, com proteção térmica, acústica e abrigo dos sistemas elétricos e hidráulicos.
Em imóveis mais antigos, os blocos de concreto aparecem dispostos ao longo de toda a construção. Assim, em caso de restaurações ou reformas, é preciso utilizar o rompedor de concreto, que é um equipamento capaz de remover das paredes, chão e teto todo o concreto.
O rompedor pode ser encontrado nos modelos hidráulico, pneumático ou como martelete perfurador.
Além dos equipamentos capazes de remover concreto e o próprio bloco estrutural, outros equipamentos indispensáveis para os trabalhos na construção civil são:
- Betoneiras;
- Escavadeiras e mini escavadeira;
- Compactador de solo;
- Ferramentas de corte;
- Ferramentas de perfuração;
- Parafusadeiras;
- Alicates;
- Chaves de aperto.
Vale ressaltar que cada um desses equipamentos pode ser encontrado em diferentes modelos, dependendo das necessidades de uso.
Portanto, é preciso ter um planejamento completo de como será a obra, identificando os tipos de máquinas e ferramentas usadas, bem como a quantidade de materiais e a mão de obra disponível para o trabalho.
Aluguel de equipamentos e máquinas: vantagens para a construção civil
Diante do amplo uso de máquinas e equipamentos de grande porte na construção civil, faz-se necessário pensar em estratégias para a redução de custos, principalmente, no que tange aos gastos com a aquisição dos maquinários e ferramentas. Uma alternativa possível é optar pelo aluguel de maquinas, como uma solução economicamente viável.
A locação oferece a possibilidade de uso dos equipamentos somente por tempo determinado em contrato, o que quer dizer que é possível utilizar a máquina durante a obra.
Nesse sentido, quando a construção terminar, a máquina é devolvida e o locatário não precisa se preocupar com questões que envolvem o armazenamento e a estocagem do equipamento.
Com o aluguel de escavadeira, por exemplo, o cliente pode escolher entre os diversos tipos de escavadeiras presentes no mercado, verificando qual equipamento melhor atende às suas necessidades. Assim, quando for fazer outra construção, poderá alugar um novo equipamento.
Vale ressaltar que as locadoras oferecem todo o respaldo aos seus clientes, incluindo a assistência técnica, manutenção, conserto e eventual substituição de máquinas desgastadas ou com problemas.
Isso quer dizer que o cliente terá à sua disponibilidade sempre os melhores equipamentos do mercado, totalmente revisados pelas locadoras contratadas.
Além disso, é possível encontrar todos os tipos de equipamentos, como a locação de lavadora de alta pressão.
Também chamada de hidrolimpadora ou hidrolavadora, o equipamento bombeia água sob pressão por meio de uma tubulação, em um jato preciso e eficiente, sendo possível realizar a limpeza de superfícies extremamente sujas.
Ou seja, não somente o setor da construção civil é beneficiado com o aluguel, mas também, todos que desejam ter máquinas específicas para algum tipo de trabalho.
Fora as máquinas e equipamentos de grande porte, algumas empresas também oferecem o aluguel de ferramentas, como lixas, serras e parafusadeiras.
Desse modo, não só o segmento da construção civil pode usufruir da locação de equipamentos, mas também consumidores finais que desejam fazer pequenos reparos.