Quando uma empreiteira assume uma obra, é necessário entender quais são os equipamentos e maquinários que devem ser priorizados para manter a obra dentro do orçamento e do prazo, mantendo tanto a economia quanto a eficiência durante a construção ou reforma.
Neste contexto, existem diversos tipos de maquinários que são disponibilizados por locadoras.
No entanto, devido a alta variedade, pode ser um pouco complicado entender a aplicação dos maquinários mais populares dentro desse ramo e saber quais os melhores para o seu projeto.
Para sanar essas dúvidas, este artigo tem como objetivo elucidar a função, aplicação e algumas curiosidades referente a alguns desses maquinários, então para se manter informado fique atento no artigo até o final.
Locação de andaimes
Uma empresa locadora de andaimes possui diversas preocupações para conseguir fornecer adequadamente o que as empreiteiras e empresas de manutenção necessitam.
Isso ocorre porque esse é um dispositivo de segurança que deve passar por manutenções periódicas, na qual suas bases de içamento e sua plataforma devem sempre ser reguladas e testadas.
Os andaimes são utilizados, prioritariamente, para realizar o lixamento, tapagem de fissuras e, ainda, a pintura na parte externa de edificações.
Exatamente por sua função – de permitir serviços em locais mais altos – esse aparelho se torna tão popular. Por ser praticamente uma base elevada, ele permite certa liberdade na movimentação das pessoas, o que facilita muito a manutenção das edificações.
Existem diversos modelos deste equipamento, porém iremos dar um foco maior no modelo mais alugado.
O Balancim é um tipo de andaime muito comum no ramo de locação de maquinas pois fornece segurança e pode suportar pesos até 450kgs (em média, 3 adultos e os equipamentos para realizar o procedimento).
Esse modelo é sustentado por cordas de aço que ficam penduradas na parte de cima do edifício e sua plataforma pode ser feita de metal ou madeira.
Os andaimes devem sempre contar com travas extras que são presas no cinto de quem irá subir no andaime, garantindo segurança extra além das travas já aplicadas no próprio andaime.
Existe um tipo de balancim com dupla plataforma que pode suportar pesos maiores (chegando até 600 kgs) e que deve ser aplicado sempre que for necessário içar equipamentos mais pesados como pequenas betoneiras e equipamentos elétricos.
O recomendado é sempre colocar 50 kgs a menos do que o peso máximo que o andaime suporta, garantindo sempre a maior segurança possível.
Locação de betoneiras
Aproveitando que citamos esse item no tópico anterior, vamos entender melhor a função das betoneiras.
O aluguel de betoneira é aconselhável para, praticamente, qualquer ramo e indústria. Isso porque ele é um equipamento responsável pela mistura eficiente de diversos insumos, os mais comuns são:
-
Pedras;
-
Areia;
-
Cimento;
-
Água.
Podem ser inseridos ainda outros insumos, dependendo da necessidade da obra. Assim, é possível produzir materiais mais específicos e que podem responder melhor a certas aplicações, como argamassas e concretos com medidas controladas.
O modelo mais comum no ramo de locação é a betoneira 400 litros pois o seu tambor não é pequeno, podendo produzir a uma velocidade considerável; e nem é tão grande, podendo ser transportada dentro das edificações, facilitando a produção dos insumos nos locais certos para a sua aplicação.
As betoneiras mais modernas contam com diversos tipos de rotações, algumas mais específicas para a mistura de materiais (girando rápido) e alguns modelos possuem uma rotação leve e constante para manter o material sempre em movimento evitando que se condense e dificulte a sua aplicação.
Locação de guindaste
O último item que iremos abordar são os guindastes, que tem tido um papel importante no ramo de locações.
De modo geral, esse é um equipamento muito procurado por ter funções essenciais em obras e reformas, como o transporte de materiais e içamento de equipamentos. Veremos mais sobre isso e os modelos mais comuns de guindaste nos tópicos a seguir:
1. Caminhão munck
O caminhão munck é o modelo de guindaste preferido para locação, isso acontece pois esse equipamento é basicamente um guindaste posicionado na parte traseira de um caminhão.
Essa montagem permite ter os benefícios de um guindaste móvel, já que é possível utilizar o caminhão para movimentar e posicionar o guindaste da forma que for mais produtivo para a obra.
2. Guindaste telescópio
Esse tipo de guindaste recebe esse nome por ter uma forma de içar os materiais bem parecida com a dinâmica de um telescópio, sendo que peças tubulares acopladas umas a outras vão se deslocando para fora. Desse modo, ele funciona como uma plataforma.
Esse procedimento é um dos mais seguros e recomendado para equipamentos mais delicados. Esse benefício torna esse modelo um dos mais populares na locação de guindaste.