Os procedimentos de construção vão além de apenas erguer um edifício ou casa. Podem envolver ações complexas como é o caso da construção de pontes, viadutos e, até mesmo, galpões industriais. Outros projetos como instalar uma rede de distribuição de energia ou uma rede coletora de esgoto são desafios para o ramo da construção civil.

Por conta disso, esse artigo vai abordar alguns desses desafios e detalhes que devem ser levados em consideração no momento de construir um local ou espaço mais complexo. Não deixe de conferir e prossiga na leitura do artigo.

O aluguel dos equipamentos para o ambiente da construção

A locação de equipamentos para construção é uma ação bastante comum nesse processo, já que traz mais economia ao locatário, que também não precisa se preocupar com a manutenção.

Diversos materiais podem ser locados, como betoneira, andaimes ou furadeiras. Um desses itens que também pode ser locado e é muito importante nos processos construtivos é o compactador de solo.

A locação de compactador de solo tipo sapo é uma excelente opção pois esse tipo de compactador funciona de modo a, como o nome diz, compactar o solo, deixando-o alinhado, e possui um filtro de ar duplo.

Além disso, esse material é mais resistente (inclusive diante de fatores externos), sendo revestido com aço.

Sua estrutura é responsável pelo aumento da vida útil do material, além de contar com substâncias anticorrosiva em seu tanque de combustível.

Seu sistema também traz mais conforto ao operador, que pode atuar com seu uso tanto em edifícios, como também em instalações elétricas, hidráulicas ou em gasodutos.

Além disso, o compactador de solo ajuda no processo da terraplenagem, que é fundamental para preparar o terreno para construção.

Rede de esgoto: procedimentos para sua instalação

O procedimento da instalação de uma rede coletora de esgoto é considerada como complexa. Esse serviço é fundamental para ajudar na garantia de um saneamento básico com qualidade.

Dentre alguns procedimentos que precisam ser feitos na instalação de uma rede coletora de esgoto e que está presente em seu projeto são:

  • Local afetado;
  • Volume da escavação;
  • Declínio do local;
  • Como será a carga e descarga do material;
  • Declividade do terreno;
  • Instalação de meio fio
  • Presença de paralelepípedo
  • Pintura de ligação;
  • Sinalização do local.

Desse modo, é possível que o projeto de rede coletora de esgoto sanitário seja realizado com qualidade e segurança, garantindo sua eficácia no uso posterior dos moradores.

Vale mencionar ainda que dentro desse aspecto da instalação de meio fio, vale a pena citar os pisos que precisam ser instalados próximos, como é o caso do piso intertravado que possui como característica ser feito de concreto e possuir um encaixe perfeito.

Para isso, é necessário contar com uma maquina de fazer piso intertravado no local. Geralmente, esse tipo de piso é utilizado na rua e calçada.

Instalações elétricas durante a construção: o que você precisa saber

Em procedimentos de construção, seja em uma construção considerada mais simples até a mais complexa, os processos que envolvem as instalações elétricas demandam cuidado e atenção.

A eletricidade é a base do funcionamento de muitas atividades, inclusive nos canteiros de obra, por isso deve ser feita com qualidade para garantir a segurança dos futuros moradores e a realização da rotina sem quaisquer imprevistos.

Por conta disso, torna-se necessário apresentar um laudo de instalações elétricas, comprovando que o local está apto em suas instalações ou que pode recebe-las de forma segura.

Esse laudo elétrico funciona como uma perícia da fiação, instalações, presença de elementos como postes, além de envolver os aspectos técnicos.

Mais ainda, esse é um documento exigido no país em variadas situações, podendo estar dentro do ambiente industrial como em um prédio residencial, por exemplo.

Além disso, ele também é exigido em ambientes comerciais. Alguns órgãos são responsáveis pela emissão desse laudo, como é o caso de empresas que atuam como certificadoras, algumas seguradoras, o próprio Corpo de Bombeiros e até a prefeitura municipal.

Um engenheiro eletricista que atua nesses locais é o responsável pela emissão desse laudo, que deve seguir as normas técnicas previstas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Geralmente, as normas técnicas mais comuns são voltadas para o ambiente de trabalho, segurança do trabalho, construção e inspeção contra incêndios.

É importante que esse laudo seja emitido e normas técnicas sejam seguidas com o objetivo de evitar problemas e acidentes pela má administração da energia elétrica no local.

Após a emissão do laudo, existe um prontuário das instalações elétricas, que valida ou não esse laudo e determina um prazo de validade para sua renovação e cabe a empresa estar atenta a isso para não ser multada.