Pensar em uma obra de grande porte requer um planejamento aprofundado que, além de qualquer projeto de engenharia, demanda um cronograma de burocracias a seguir.

Em primeiro lugar, é importante pesquisar quais documentos são necessários para o lugar em que o empreendimento será construído – já que cada município tem suas próprias regras e planos diretores que regem sobre o que pode ser edificado e as regiões, dentro da cidade, em que cada estilo de edificação pode ser levantado.

Dentro da parte burocrática, é necessário que o empreendimento tenha um projeto bem elaborado.

Normalmente, para se obter qualquer alvará para iniciar uma obra de grande porte é preciso apresentar à prefeitura da cidade os projetos arquitetônicos e estruturais, assinados pelos profissionais responsáveis – arquitetos e engenheiros – com suas respectivas inscrições junto aos conselhos profissionais.

Depois de apresentar o projeto, a prefeitura irá analisar a documentação e, caso esteja tudo dentro da legalidade, poderá liberar o alvará para que as obras sejam iniciadas.

É importante destacar que pequenas obras ou intervenções, como reformas, pinturas ou qualquer intervenção de pequeno porte não exige a solicitação de alvarás.

Com a documentação em mãos, é hora de iniciar as obras. Normalmente, uma grande obra é composta por várias etapas. Entre as principais estão:

  • Preparação do solo, que muitas vezes pode envolver a demolição de outras edificações ou limpeza do terrado (veja abaixo);
  • Fundação;
  • Alvenaria;
  • Laje e telhado;
  • Partes elétricas, hidráulicas;
  • Acabamento.

Um ponto importante dentro do planejamento e execução da obra é a gestão dos materiais adquiridos e o cronograma de produtos que chegarão à medida em que a obra é desenvolvida. É necessário planejar o espaço de armazenamento, até mesmo para evitar eventuais perdas e desperdícios ocasionados pela armazenagem inadequada.

Um aspecto importante a se observar em obras de grande porte são as partes burocrática e estrutural que envolvem a mão de obra.

Isso porque todos os trabalhadores da construção devem ser inscritos junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além do fato de que o planejamento da obra deve garantir itens como sanitários e ainda equipamentos de proteção individual (EPI).

Outros itens essenciais em espaços de obras são aqueles que garantam a segurança na estrutura da edificação, a segurança coletiva, como grades, redes que impeçam a queda de materiais ou instrumentos de trabalho, cabos de segurança, etc.

Muitos itens podem surgir – e também saírem do cenário da obra – à medida em que a construção vai progredindo.

Um exemplo de equipamento de segurança coletivo que variam de acordo com a etapa da obra são os parapeitos, em edifícios, que são instalados antes que a alvenaria – as paredes – sejam concluída.

Algumas construtoras optam, inclusive, por um gradeamento total da parte externa de cada pavimento, para potencializar a segurança. Toda a estrutura é removida à medida em que a parede é levantada e não há risco de quedas de trabalhadores.

Empresa de demolição e limpeza de terrenos

A preparação do local no qual a obra será construída, seja por meio da demolição da construção ali antes presente, ou simplesmente uma limpeza de terrenos por meio de roçagem ou retirada de entulho, é a parte da obra que pode ser adiantada – desde que não haja, claro, impactos ambientais, como retirada de árvores ou impactos na vizinhança.

Nesse sentido, antes da terraplanagem ou de qualquer serviço topográfico, pode-se contratar uma empresa para que seja feita a demolição e limpeza do terreno em questão.

Há alguns aspectos a serem observados antes de se contratar uma Empresa de Demolição.

Primeiro, é necessário conferir se a companhia é registrada de forma regular junto ao conselho regional de engenharia e/ou arquitetura. Isso é importante para que haja segurança jurídica e, caso alguma conduta equivocada seja identificada, ou até mesmo um acidente de trabalho, o dono da obra não seja responsabilizado.

Vale lembrar que nessa etapa, uma caçamba caminhão pode auxiliar na retirada do entulho.

Outra particularidade é que a construtora é responsável por apresentar um alvará de demolição. Nele, é imprescindível que haja a especificação do tipo de demolição – se é de toda a edificação, se simplesmente está relacionada ao piso, para onde os rejeitos serão levados, etc.

Uma característica de processos de demolições é que, em determinadas situações, pode-se fazer necessário a comunicação, por parte da empresa contratada, inclusive, aos órgãos de fiscalização de trânsito, já que pode haver a necessidade de interdição parcial ou total de alguma via para realização do trabalho.

Equipamentos de um canteiro de obras

O aluguel de caçamba, a caixa de metal que armazena e transporta o entulho, é necessária num canteiro de obras. Isso porque uma construção produz muitos resíduos e a caçamba pode manter o terreno limpo e o local da obra o mais organizado e limpo possível, armazenando o que não está sendo utilizado.

Essa ferramenta também podem ser usadas no transporte de itens como cimento, areia, terra, sementes, adubos, dependendo da necessidade de cada obra.

Outro tipo de instalação que é fundamental durante o processo de uma grande obra é o container usado preço que também pode ser uma opção para economizar nos custos, como falado anteriormente. Ele pode ser usado como vestiário, banheiro e estrutura de escritório.