Quando o assunto é construção civil, muito se fala sobre a movimentação de cargas.

Você pode imaginar que, em uma obra, o número de objetos de grande porte que devem ser conduzidos por todo o local é tão grande quanto o peso que contêm.

Como fazer o transporte correto desses equipamentos e máquinas? Quais os cuidados que devem ser tomados para que a segurança dos profissionais envolvidos seja garantida?

E como não colocar em risco a qualidade da execução? Todas essas perguntas podem ser facilmente respondidas: optando pelo uso de guias lineares.

Nesse artigo, você vai entender melhor sobre esse recurso, muito utilizado na hora de mover as cargas em uma construção.

O que é uma guia linear?

Antes de mais nada, entenda do que se trata esse importante dispositivo de movimentação com diversos modos de usar.

Seu uso é altamente recomendado para situações em que o transporte de carga deve ser feito em um trajeto linear, seja a ação repetitiva ou isolada.

A partir do mecanismo possibilitado pelo mancal, dispositivo de ferro fundido ou de aço que serve de apoio ao eixo, a carga pode ser conduzida com segurança e sem riscos de avarias ao material transportado.

Como o eixo da guia oscila, desliza e gira durante o processo, é o mancal deslizante que auxilia na diminuição do atrito e na lubrificação.

Com posicionamento de alta precisão, a carga pode ser levada de um ponto a outro pelas guias.

Elas “escorregam” em trajeto fixo sobre eixo linear retificado, pois entre o objeto transportado e o trilho do equipamento existe um sistema rotativo de esferas que permite a movimentação uniforme e eficiente.

Assim, não há riscos de derrapagem.

Vantagens

Existem muitas vantagens no uso de guia linear, pois esse dispositivo foi pensado e projetado para contribuir de forma positiva com o funcionamento e a agilidade dos trabalhos de locomoção interna. Algumas são:

  • Precisão;
  • Capacidade de carga;
  • Movimento;
  • Velocidade;
  • Praticidade;
  • Lubrificação;
  • Instalação.

A precisão, por exemplo, é o que garante a não derrapagem do material transportado.

Além disso, com maior movimento, aumenta também a vida útil do dispositivo, pois elas se desgastam menos graças à recirculação das esferas e à lubrificação do sistema.

Já com relação à força que deve ser empreendida para que grandes cargas sejam conduzidas pela guia.

É importante saber que um motor de baixa potência já o suficiente para você que quer garantir bons resultados.

Sem falar que o mecanismo dá conta da mesma carga em todas as direções. Isso graças ao seu formato especial, que a tornam capaz de suportar peso tanto horizontal quanto verticalmente.

Mas vale ressaltar que você precisa consultar as informações do produto adquirido antes de submetê-los aos objetos.

Para instalar guia linear basta um procedimento simples que recomenda a fixação na superfície da máquina.

O movimento linear adquire alta precisão a partir do momento em que é alcançado pelo torque específico da composição desejada.

Mas alguns cuidados são necessários para que o equipamento esteja sempre pronto para uso.

A boa notícia é que lubrificar guia linear é simples e rápido. Alguns modelos possuem bocal de lubrificação e permitem utilizar um sistema centralizado de óleo.

Qualidade que vale a pena

Além da praticidade de utilizar as guias lineares, como já mencionado, existe uma série de características positivas com relação a esse dispositivo.

Alguns modelos podem oferecer desempenhos como:

  • Redução do ruído e da vibração;
  • Vedação nas bordas;
  • Proteção contra contaminação;
  • Utilização de trilhos de esfera com dupla face;
  • Lubrificação por meio de canais;
  • Maior suavidade de percurso.

Sendo assim, optar pelo uso desse dispositivo pode ter vários impactos positivos no local de trabalho.

Pois todos sabemos que um trabalho mais dinâmico, sem pausas constantes para manutenção de ferramentas, é muito mais benéfico para a obra.

Isso vai garantir que a edificação flua com mais agilidade e se torne um empreendimento de sucesso, de acordo com o que foi solicitado.

Agora ficou ainda mais fácil entender o motivo desse equipamento ser tão importante em uma obra, não é?

Vale lembrar que se você vai adquirir esse tipo de produto, precisa assegurar-se da boa procedência e garantir que apenas profissionais adequadamente treinados irão trabalhar com ele.

Assim, além de salvar vidas, você torna a construção mais rápida e rentável. Mãos à obra!