Em uma construção ou reforma, as Escadas residenciais são indispensáveis e acabam despertando muitas dúvidas nos proprietários.
Existem muitos modelos disponíveis e mesmo se tratando de apenas um modelo ainda existe a escolha do material e do corrimão.
Para tornar essa decisão mais fácil, este artigo reúne as melhores dicas e informações sobre os modelos de escada disponíveis no mercado.
Qual modelo escolher?
A escada é útil e indispensável, mas ela também pode ser vista como um importante item decorativo. Dependendo do modelo ou material escolhido há um grande impacto visual, mudando o cômodo por completo.
Os Modelos de escadas mais comuns e que devem ser considerados para a sua obra são:
- Escada reta;
- Escada caracol;
- Escada em L;
- Escada em U;
- Escada circular;
- Escada em cascata.
O mais tradicional é que se escolha uma escada reta. Entretanto, esse tipo de escada pode ser grande demais para o ambiente disponível e sua estética pode deixar a desejar.
Ainda assim, é uma ótima opção para as casas mais espaçosas, sobretudo com o uso do material correto. Um guarda corpo de vidro ao invés de um corrimão é um exemplo de como tornar a estética dessa escada simples mais singular.
Para espaços pequenos, a Escada caracol de concreto, de madeira ou e de metal pode ser a escolha perfeita. Essa escada tem formato de espiral e isso permite que seja vertical e não inclinada.
A economia de espaço pode fazer toda a diferença em um projeto arquitetônico e ela também apresenta grande economia. Se for uma escada de metal, muitos modelos vêm completamente prontos, precisando apenas instalar.
No caso do concreto, as escadas caracol pré-moldadas fazem uma instalação fácil e rápida.
Tanto a escada em L quanto a escada em U são escadas divididas em duas partes. A escada em U parece uma escada reta até mudar de direção em 180º.
A escada em L, por sua vez, muda de direção em 90º, geralmente em uma altura mais próxima do chão.
Muitas pessoas confundem a escada circular com a caracol.
Elas são parecidas, de fato, mas a escada circular possui curvas mais suaves e é maior, lembrando um círculo. Instalada em casas mais espaçosas com decorações modernas, é um verdadeiro item decorativo.
O modelo cascata é ótimo para quem deseja inovar com uma Escada de concreto. Também chamada de escada plissada, caracteriza-se por não ser reta sob os degraus. Isto é, a escada possui a mesma aparência vista de cima ou de baixo, apenas de forma invertida.
É necessário considerar a estética e a funcionalidade escolhendo os modelos. Determine quanto espaço se está disposto a ceder para a escada, é um bom ponto de partida.
A escada caracol, por exemplo, pode ser mais difícil de usar por pessoas idosas ou com dificuldades locomotoras.
Quanto ao material, também é preciso pensar além da estética. A madeira, um dos materiais mais tradicionais para escadas, possui benefícios como o conforto térmico e acústico, mas pode exigir mais manutenção e não ser tão fácil de limpar.
Já as de concreto apresentam grande durabilidade, deixam muitas possibilidades decorativas em aberto, mas podem ser muito pesadas para a construção.
A escada que salva vidas
Você sabia que um dos modelos de escada pode salvar vidas? A Escada pressurizada é muito usada em condomínios e é um investimento valioso em segurança, fazendo toda a diferença em uma situação de incêndio.
Essa escada fica livre de fumaça mesmo em situação de incêndio e a sua construção segue a instrução técnica Nº13 do Corpo de Bombeiros, feita em 2011.
O sistema funciona com ventiladores elétricos e capta o ar externo para funcionar. De modo alternado, grelhas de insuflamento são colocadas para que se dê a ventilação.
A Pressurização de escadas só é acionada em situação de incêndio, por meio de um sistema de detecção e alarme. Um detalhe importante sobre esse tipo de escada é que uma fonte de energia é essencial para o funcionamento e isso deve ser pensado no planejamento, considerando possíveis imprevistos.