Não basta realizar o sonho da casa própria: quem consegue tirar esse projeto do papel, normalmente, quer que o seu lar seja como sempre sonhou.
Por conta disso, antes da mudança, é comum que se invista em intervenções como troca de pisos, retoque da pintura das paredes e, claro, a instalação de moveis que sejam, ao mesmo tempo, práticos e bonitos.
O problema é que, graças à constante redução da área útil dos novos lançamentos imobiliários, a tarefa de encontrar mobília que seja adequada a tais espaços é cada vez mais complexa. Afinal, se ela for muito grande e/ou excessiva, os cômodos parecerão ainda mais apertados do que realmente são.
A boa notícia é que o mercado de decoração já está atento a essa necessidade, e, por conta disso, tem desenvolvido uma série de novas soluções pensadas especialmente para esses imóveis.
Confira, a seguir, algumas delas, bem como dicas para mobiliar os cômodos da sua casa da melhor maneira possível:
-
Comece pelo orçamento
O principal motivo pelo qual a realização do sonho da casa própria é tão difícil para boa parte dos brasileiros é o fato de que isso exige um alto investimento. Afinal, durante o processo de compra, é preciso ter gastos com itens como:
-
Documentação;
-
Despachante;
-
Laudos no imóvel a ser comprado;
-
Adaptações a serem feitas antes da mudança.
Por conta disso, boa parte das pessoas tem dificuldade para investir uma grande soma de dinheiro em móveis para a casa nova.
Para evitar que o orçamento da família seja estourado nesse processo, especialistas recomendam que os moradores do imóvel comecem definindo o quanto podem gastar.
Deste modo, ao procurar itens para equipar a casa nova, eles saberão que devem se ater a uma determinada faixa de preço, desde a compra de um box frontal para banheiro até a contratação de um profissional para projetar móveis planejados para determinado cômodo.
-
Considere os móveis planejados
Arquitetos e decoradores são unânimes ao afirmar que os móveis planejados são a melhor opção para todo e qualquer imóvel.
O motivo por trás disso é o fato de que tanto uma cozinha planejada quanto outros cômodos projetados dessa maneira são pensados especialmente para o local onde serão instalados.
Consequentemente, cada centímetro quadrado de área é aproveitado de forma estratégica.
Essa, porém, não é a única vantagem de se usar tal mobília em sua casa. Como ela é planejada do zero, os moradores do imóvel têm uma margem muito maior para personalizar as peças, desde o modelo dos puxadores de armários e gavetas até qual será a madeira usada para confeccionar os armários.
Da mesma maneira, as peças podem ser customizadas conforme os hábitos de seus usuários. Por exemplo, caso eles sejam amantes do vinho, é possível incluir um espaço para uma adega climatizada no projeto da cozinha planejada americana.
-
Móveis modulados são boa opção
Pese aos seus benefícios, os móveis planejados também têm uma desvantagem importante: o custo. Afinal de contas, o processo de fabricar um móvel do zero, conforme as instruções de seus usuários, é algo que demanda um investimento considerável.
Felizmente, há uma solução que oferece praticamente os mesmos benefícios dos móveis planejados, mas a um custo muito mais baixo: as peças modulares.
Como o seu próprio nome diz, apesar de serem vendidas prontas, elas são comercializadas em módulos, o que, por sua vez, gera possibilidades praticamente infinitas para a montagem de um quarto sob medida e qualquer outro cômodo.
Além do custo mais baixo, o fato de tais itens não serem feitos do zero fazem com que a sua entrega seja mais rápida, algo muito interessante para quem está de mudança para uma nova casa.
-
Conte com bons fornecedores
Por último, mas não menos importante, é preciso que, independentemente do serviço usado para mobiliar a sua casa, você conte com fornecedores de qualidade.
Por exemplo, no caso dos móveis planejados, é fundamental que a empresa ou profissional contratados entendam tanto de marcenaria quanto de design, de modo a garantir melhores resultados.
Além disso, é muito importante pesquisar a respeito da reputação dos fornecedores. Do contrário, você pode ver-se às voltas com uma empresa que não é séria e que não cumpre com nada do que é acordado com os clientes, gerando contratempos e dores de cabeça.