Os elevadores são sistemas incrivelmente sofisticados e contêm muitas outras peças que exigem manutenção de rotina para garantir passeios seguros, suaves e ininterruptos para os passageiros.
Esses componentes são classificados por seus locais, inclusive no carro do elevador, no poço do elevador ou na sala das máquinas.
A Manutenção preventiva e corretiva de elevadores comum deve incluir o exame de todas as peças móveis para determinar ajustes e lubrificação apropriados.
O conjunto a ser inspecionado inclui:
- Motor e seus rolamentos;
- Escovas;
- Sistema de freio da máquina;
- Polias de transmissão;
- Cabos de elevação.
Verificação do poço do elevador
O exame do equipamento localizado no poço do elevador também deve fazer parte de todas as inspeções de manutenção.
O poço contém trilhos de guia nos quais a cabine do elevador e o contrapeso funcionam, portas do corredor, cabides e mecanismos de operação e comutadores para equipamentos adicionais de operação e dispositivos de segurança.
A tensão dos cabos da talha requer inspeção regular e é um componente vital para garantir que o sistema do elevador seja seguro para os passageiros.
As rodas de guia do rolo e os conjuntos devem ser ajustados ou substituídos, dependendo de suas condições. A manutenção desses componentes será realizada dentro do poço e fora do carro do elevador.
É de se esperar que a maioria da Manutenção de elevadores seja realizada na sala de máquinas, se aplicável.
A parte inferior do poço do elevador também deve ser examinada, uma vez que abriga polia de cabos e dispositivos de tensionamento, amortecedores de contrapeso e chaves limitadoras.
As máquinas de elevação de elevadores, o equipamento de controle e os geradores de motores estão normalmente contidos em uma sala de máquinas.
Assim, a Manutenção preventiva de elevadores incluirá a manutenção dos motores, interruptores, geradores, freios, controles e contatos do sistema.
Portas dos elevadores requerem atenção contínua
As portas do elevador são alguns dos componentes mais usados e maltratados de um edifício comercial.
Eles são a única parte de um sistema de elevador que se move duas vezes cada vez que um carro atinge um andar desejado.
Além disso, os cavaleiros erguem as portas, impedem que eles se fechem para permitir passageiros adicionais, abrem-nos quando carregam e descarregam cargas e batem contra eles com bagagens.
O abuso e o desgaste das portas do elevador podem fazer com que eles não abram ou fechem corretamente.
Um alinhamento inadequado das portas pode se tornar grave o suficiente para que um desligamento seja inevitável e uma armadilha se torne possível.
Muitas vezes, os danos nas portas de um elevador, inclusive o desalinhamento, estão acima e além do que é coberto por um contrato de manutenção de elevador padrão e o reparo é por conta do proprietário do prédio.
As portas e rolos do elevador exigem manutenção de rotina e ajustes para garantir que eles abram e fechem uniformemente.
Um sinal de alerta óbvio de que as portas de um sistema de elevador estão desalinhadas é um arranhão no interior das portas, como resultado dos painéis arrastando-se ao longo do carro.
Os custos de refinamento das portas, custos que poderiam ter sido evitados com a manutenção de rotina adequada, terão então que ser incorridos pelo proprietário do edifício, uma vez que não estão cobertos pelos contratos de serviço.
Outros componentes da porta que podem causar problemas de desempenho incluem portas, cabos de suspensão e intertravamentos da porta do poço.
Quando a modernização é necessária
A falta de manutenção preventiva eficaz poderia potencialmente levar à modernização prematura.
Quando os desligamentos de elevador se tornam inaceitáveis para o proprietário de um edifício ou seus inquilinos, podem ser necessários reparos substanciais ou uma modernização completa.
Há uma variedade de razões para modernizar um elevador, mas a falta de manutenção preventiva não deve ser uma delas.
A modernização de um sistema de elevador é um gasto de capital significativo, bem como um grande empreendimento carregado de complexidades que também afetam os sistemas de segurança, eletricidade, incêndio e vidas.
Enfim, algumas das questões a serem consideradas ao contemplar uma modernização incluem cumprir os códigos atuais que podem não ter sido aplicáveis antes de uma modernização, determinar o escopo apropriado de trabalho, incluindo a substituição ou recondicionamento de equipamentos, além de licitar e negociar um contrato de modernização.