Quando falamos de indústria, quase sempre nos vem a mente máquinas, válvula de segurança e outros elementos. Porém, a indústria não é somente máquinas e produção, mas sim todo o setor que tem grandes demandas que envolve outros segmentos, inclusive a construção civil.
Não é a toa que muitas tecnologias nascem na indústria bruta e migram para a construção civil, ou então, nascem no setor da construção civil e migram para indústria.
Dessa forma, os processos da construção civil utilizam muitos equipamentos industriais, como a manutenção predial rj que utiliza equipamentos de hidrojateamento, aspiradores industriais, dentre outros, e garante a preservação de estruturas prediais diversas, seja na indústria ou demais construções.
Iremos tratar neste texto sobre alguns pontos principais sobre as etapas de uma obra industrial, bem como elementos que são utilizados no momento de execução da obra.
Etapas de uma obra
Para que um projeto se concretize é muito importante saber as etapas que ele precisa passar, afinal, não é somente comprar os materiais necessários e mão na massa.
Isso porque, sem um planejamento e um cronograma é bem provável que perdas financeiras e materiais possam ocorrer. Para evitar gastos desnecessários, é importante saber quais são as etapa de uma obra.
1. Projeto de arquitetura
Esse é um ponto chave para todo o projeto, também conhecido como pré-produção.
Inclusive, o profissional da arquitetura está em diversas empresas, como empresa de manutenção predial e também escritórios de engenharia, sendo responsável por essa etapa.
Isso não ocorre pior acaso, afinal, esse profissional planejará as diversas etapas da construção como:
- Atividades a serem feitas;
- Orçamento;
- Construção;
- Design.
Com isso em mãos e com os projetos aprovados por você – afinal o arquiteto irá conhecer seu perfil e seus gostos – é hora de identificar o que será necessário para pedir licenciamento da prefeitura e, se for o caso, depois de apresentado a documentação, esperar. Pode demorar de 6 meses a 1 ano, dependendo da cidade.
Além disso, o arquiteto pode ajudar você na elaboração do orçamento, bem como aliar dinamismo e economia durante todas as etapas.
2. Projetos complementares
São os projetos que completam o de arquitetura e incluem os projetos de instalações hidrossanitárias – que definirá o uso de válvula psv, rede de água fria, água quente e esgoto – instalações elétricas e internet.
Quase sempre os escritório de arquitetura trabalha em parceria com profissionais que realizam esses projetos.
3. Cronograma da obra
Um dos pontos chaves do planejamento pré-obra é o roteiro da construção, também conhecido como cronograma da obra.
Ele indica os custos de cada parte que será construída, bem como quantos dias serão desprendidos para a realização de tal etapa. Esse cronograma é feito com base no projeto de arquitetura, bem como softwares de planejamento.
É importante lembrar que esse cronograma é uma previsão, afinal, podem haver atrasos na entrega do material, gastos que não estavam planejados, dentre outros imprevistos.
Construção
Tendo essas etapas pré-construção feitas, é hora de ir para as etapas de construção. Esse é o momento de adquirir e manusear os tratores, os materiais, a valvula de segurança compressor, os materiais e os azulejos, colocando em prática o tão sonhado projeto. Iremos falar das etapas da construção.
1. O início
Essa primeira etapa é conhecida como serviços preliminares e consistem na preparação do terreno, além da preparação do canteiro, os serviços de terraplanagem, bem como montagem de gabaritos e outros componentes.
2. Fundações
É o momento de construir as fundações e colocar as estacas para construção civil. Essas estacas são elementos primordiais para fundação e ajudam na transmissão de cargas da construção para o solo.
Há vários tipos de fundações e tudo dependerá do tipo de solo e edificação.
3. Estrutura
Feitas as fundações, é hora de por a sustentação da edificação, são os pilares, vigas e lages.
Há alguns tipos de estruturas bastante utilizadas como o concreto armado (pilar-viga-lage), alvenaria estrutural e a estrutura metálica – mais usada para indústrias e galpões.
Aqui também podem ser aplicadas as paredes, na qual ocorre a execução da alvenaria na estrutura, como a execução de reboco, ou então aplicação em gesso acartonado.
4. Forros e telhados
É a construção do telhado ou cobertura. Podem ser feitas de diversos materiais como fibrocimento, metálicas, cerâmicas e concreto.
5. Instalações hidrossanitárias e elétricas
É a colocação da fiação para energia elétrica e também das tubulações hidráulicas, para garantir água encanada e energia elétrica limpa. Nesse cenário também podem ocorrer as instalações complementares, que são de gás e ar condicionado.
6. Acabamentos
Por fim, é hora de escolher as esquadrias, os pisos, pintar e aplicar texturas. Escolha as louças e prepare a área externa com uma boa dose de paisagismo.
Tendo seguido esses passos, sua obra estará perfeita, basta limpar e aproveitar. Vale mencionar, ainda, que todas essas etapas precisam estar acompanhadas de um profissional capacitado.