Para muita gente, cuidar do jardim não é uma obrigação: é um hobby.
As pessoas que realizam esta tarefa com prazer não costumam medir esforços para que as plantas prosperem, adquirindo desde uma bandeja para mudas de hortaliças até fertilizantes de ponta.
Entretanto, apesar de todos os esforços, em algumas ocasiões, as mudas simplesmente não vão adiante.
Por mais que a falta de sol ou um solo de má qualidade possam estar por trás disso, há outro fator que dificulta o crescimento das plantas: problemas de drenagem no espaço onde elas estão plantadas.
Confira, neste post, como identificar se este é o caso – e, se for, com resolver a questão.
Como identificar problemas de drenagem?
É comum que, depois de uma chuva forte, o jardim fique encharcado por algum tempo. Afinal, a terra precisa de um certo período para absorver todo o líquido proveniente das tempestades.
Entretanto, caso certas regiões do jardim fiquem inundadas por mais de uma hora, é um sinal de que há algo errado – ou seja, que a drenagem não está acontecendo do modo que deveria.
Portanto, a melhor maneira de identificar um problema de drenagem é simplesmente observar a área após uma chuva forte – e, de preferência, demarcar as áreas problemáticas com estacas ou mesmo com um seixo de rio grande, apenas para saber onde elas estão.
Como solucioná-los?
Com os pontos cuja capacidade de drenagem é insuficiente devidamente identificados, o proprietário do espaço pode começar a pensar em soluções para resolver a questão. Confira algumas maneiras de se fazer isso a seguir:
Conte com bandejas para mudas
A bandeja para mudas é um item muito procurado por entusiastas da jardinagem.
Como o seu próprio nome diz, trata-se de bandejas plásticas divididas em vários nichos, sendo que cada um é ocupado por uma planta.
O objetivo é que elas contem com todos os elementos necessários ao seu desenvolvimento em um único lugar, de modo que eles possam ser obtidos com facilidade.
Normalmente, elas são usadas para cultivar hortaliças, tais como:
- Alface;
- Rúcula;
- Agrião;
- Hortelã;
- Alecrim;
- Temperos em geral.
Além disso, tais bandejas são reutilizáveis: basta limpá-las e usá-las em outro cultivo.
Basta adicionar o substrato, as mudas e fazer uma irrigação delicada para vê-las brotar.
Entretanto, nem todos sabem que, além de proporcionar mais praticidade no cotidiano de cuidados com as plantas, as bandejas também ajudam a protegê-las das inundações do jardim.
Afinal, suas raízes não ficam no solo, mas dentro dos nichos. Assim, elas ficam protegidas do excesso de água do jardim.
Crie inclinação no seu jardim
A boa notícia é que isolar as plantas não é a única maneira de protegê-las dos problemas de escoamento de água:
Também é possível realizar um projeto de drenagem superficial para mudar as características do jardim, de modo que ele contribua com a saída da água do local após as chuvas.
Criar alguns graus de inclinação no jardim é a melhor maneira de se fazer isso. O motivo por trás disso é simples: a gravidade.
Assim, se houver um declive, a água será atraída até a parte mais baixa, fazendo com que os problemas de drenagem do restante do terreno sejam resolvidos.
Entretanto, esta técnica também exige alguns cuidados.
O principal deles é que, ao definir a direção do declive, ela deve ser sempre oposta a quaisquer imóveis que existam no terreno.
Afinal, além de prejudicar as plantas, o excesso de água também compromete a estrutura das edificações – às vezes, em caráter permanente.
Instale um sistema de drenagem
Contudo, criar um ponto de inclinação não é a única maneira de se lidar com problemas de escoamento de água: também é possível elaborar um projeto de drenagem subterrâneo.
Neste caso, após detectar os pontos problemáticos e demarcá-los, é preciso cavar uma vala no solo, conectando todos eles.
Depois disso, é preciso acomodar tubulações de escoamento, de maneira que ela passe por todos os locais que tendem a acumular água após a chuva.
Também é altamente recomendado que haja uma camada de seixo de rio sob ela, para melhorar a capacidade de drenagem.
Instale bueiros
Por fim, também há uma opção mais complexa – porém mais eficiente – para lidar com problemas de drenagem: instalar bueiros, como os presentes nas vias públicas.
Para elaborar um projeto e saber quanto a intervenção custará, é preciso entrar em contato com uma empresa especializada.