Quando começa o período de chuvas fortes, não tem para onde correr. Geralmente, empreendedores começam a procurar por preço de toldos de lona, justamente para evitar possíveis danos ocasionados pela chuva, como infiltrações, rachaduras e avarias nos fundamentos da empresa.

Por conta disso, desenvolvemos este conteúdo especial sobre os principais itens que podem proteger o seu negócio contra danos da chuva. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos.

Foque no telhado

A chuva vem de cima e está mais do que óbvio que o telhado deve ser o primeiro local a ser protegido. Portanto, o recomendado é optar pela impermeabilização de laje, para que infiltrações não atrapalhem o funcionamento da empresa.

Além disso, a ausência de impermeabilização no telhado pode implicar em problemas graves com a estrutura do local, bem como favorecer o surgimento de bolor, manchas e rachaduras.

Ainda assim, é preciso verificar alguns pontos, como:

  • O posicionamento das telhas;
  • Se existem telhas soltas ou quebradas;
  • Se a limpeza do telhado está em dia;
  • Se há pequenas entradas de luz entre as telhas;
  • Se existe umidade no local.

É importantíssimo manter a atenção voltada aos detalhes acima. No mais, a impermeabilização de marquise também de deve ser feita, pois o elemento faz parte da estrutura da empresa e deve ser protegida da chuva.

Proteção até em dias de sol

Quando falamos em danos causados pela chuva em longo prazo, também é preciso mencionar o que o sol é capaz de fazer após a chuva. No verão, por exemplo, é muito comum essa variação de chuva e sol, o que pode ser algo péssimo para a estrutura física de uma empresa.

Geralmente, essa troca de clima implica em manchas, umidade rachaduras na parte externa do local e, em casos mais extremos, os problemas podem ser vistos interiormente.

Sendo assim, a dica de um item muito versátil é o toldo retratil, assim como já foi dito no início do texto. Este tipo de ferramenta é recomendado, pois garante proteção em dias de chuva e impede o contato da luz solar (em dias bem ensolarados).

Por exemplo, em uma vitrine de loja, o toldo pode ser usado para impedir que os materiais expostos fiquem desbotados, garantindo maior lucro para o dono da empresa.

Escoamento da água da chuva

Assim como os toldos e impermeabilização de telhado, é ideal manter um sistema adequado de escoamento. As calhas fazem esse trabalho perfeitamente, sem nenhum problema.

Entretanto, é preciso ficar atento à limpeza do equipamento que eventualmente pode ficar entupido com folhas e demais resíduos.

Ademais, as calhas consistem em um ótimo sistema de escoamento da água da chuva, que também trabalha em conjunto com a impermeabilização.

Proteção durante a inatividade da empresa

Embora exista o sistema de meteorologia, a chuva nunca avisa quando vai chegar. Portanto, ela pode facilmente cair durante o fechamento da empresa, geralmente na parte noturno.

Levando isso em consideração, é importante ter uma porta de aço de enrolar instalada, especialmente durante pancadas de chuvas mais constantes.

Além de fornecer proteção contra a chuva, o equipamento proporciona mais segurança para os donos do empreendimento, que podem ficar tranquilos enquanto o local está inativo.

Além do mais, o material fecha completamente a entrada do local, impedindo que a água da chuva penetre no ambiente.

No entanto, empresas que utilizam porta de madeira, necessitam impermeabilizar o material, para que não apodreça por conta da umidade. No mais, com esses equipamentos a empresa ficará seca e livre de qualquer dano implicado pela chuva.

Pisos especiais

O item é capaz de absorver a água proporcionada pela chuva, sem nenhuma preocupação com alagamentos e umidade.

Conhecido como piso drenante, o elemento absorve o volume de água sobressalente no local, proporcionando mais segurança para quem transita na área externa.

Este tipo de piso é ligado diretamente com a rede pública, uma vez que diminui os riscos de enchentes e maiores estragos que a água pode ocasionar.

Na hora da instalação, é preciso certificar que o revestimento do piso seja assentado em uma superfície composta por uma camada de brita grossa, outra de brita fina e uma boa quantidade de areia. Com esses itens, a água será absorvida perfeitamente.

Reutilize a água da chuva

Por fim, também é possível reaproveitar a água da chuva, a partir da criação de uma cisterna para coletar o líquido. Assim sendo, a água oriunda da chuva pode ser usada para a limpeza da empresa, molhar as plantas e demais serviços básicos.

Além de ser uma vantagem para o bolso do empreendedor, que evitará o gasto de água potável, também será um ótimo benefício para a preservação do meio ambiente.

E estes foram os principais itens que podem proteger a sua empresa contra os danos da chuva. Ao seguir essas dicas, o local ficará seco e sempre bem cuidado durante o período de chuva.