Ter equipamentos de segurança contra incêndios em um edifício, como Hidrante, seja residencial, comercial ou industrial, é vital e deve ser planejado adequadamente para qualquer projeto de reforma ou construção.

É necessário apagar um incêndio antes que ele se torne incontrolável, causando danos à propriedade e à própria estrutura, e potencialmente colocando vidas em risco.

Quando ocorre um acidente, o equipamento de segurança visível precisa estar ao seu alcance e as diretrizes sobre como usá-lo também devem ser bem exibidas para que clientes, funcionários e outras pessoas possam reagir adequadamente em caso de emergência.

Por isso, consulte de antemão sobre Barra antipânico preço e outros equipamentos de incêndio.

Aqui estão os principais equipamentos de segurança contra incêndio que você deve instalar no seu prédio:

  • Detectores de fumaça;
  • Detectores de chama;
  • Supressores de incêndio;
  • Luzes de emergência .

1. Detectores de fumaça

Os detectores de fumaça produzem um som ou alarme visual quando detectam fumaça. Os detectores de fumaça são encerrados em gabinetes de plástico com formas e tamanhos variados. A fumaça é detectada opticamente ou por um processo físico de ionização.

2. Detectores de chama

Um detector de fogo/chama é um sensor que detecta e responde à presença de uma chama ou fogo. A resposta a uma chama ou incêndio detectado depende da instalação.

Pode incluir soar um alarme, desativar uma linha de combustível e ativar um sistema de supressão. Os sistemas automatizados de detecção de incêndio devem:

  • Ser mantidos e testados;
  • Comunicar-se com o painel de controle;
  • Acionar extintores;
  • Acionar sprinklers com Esguicho regulável e supressores de incêndio.

3. Supressores de incêndio

Após a detecção de alarmes pela Central de alarme de incendio, o próximo passo é a supressão de incêndios. Os sistemas de combate a incêndio são usados ​​para conter incêndios e impedir que eles se espalhem.

Os sistemas de supressão usam produtos químicos secos, agentes úmidos ou uma substância gasosa para suprimir incêndios.

Um Extintor de incêndio é um dispositivo de proteção contra incêndio usado para extinguir e controlar pequenos incêndios. Ele não se destina ao uso em incêndios fora de controle.

É portátil e consiste em um vaso de pressão cilíndrico contendo um agente usado para extinguir um incêndio. Exige que você treine sua equipe para usar adequadamente o equipamento em caso de emergência.

Os tipos de sistemas de supressão incluem:

  • Sistemas de aspersão de água;
  • Sistemas de gás inerte;
  • Sistemas de agente limpo;
  • Sistemas de combate a incêndio para veículos, automatizados e manuais.

A aquisição de extintores de incêndio é importante, mas esse é apenas o primeiro passo.

Você precisa garantir que seja o extintor certo ou o sistema de supressão com base nos materiais que você lida e no tipo de negócio que você administra. Eles devem ser facilmente identificáveis, acessíveis e apropriados em volume com base no espaço.

Conserte e mantenha seu equipamento de extinção de incêndio. Verifique regularmente se todos os componentes do seu sistema de supressão são inspecionados e reparados.

Treine as pessoas nomeadas no edifício sobre como gerenciar e operar os extintores de incêndio. Sem treinamento adequado, o equipamento fica inútil.

4. Luzes de emergência

Existem requisitos para iluminação e marcação de rotas de saída. Ou seja, todas as rotas de saída devem estar bem iluminadas para que as pessoas se orientem. A saída também deve estar visível e marcada por uma placa indicando ‘Saída’.

A luz de saída deve estar acesa o tempo todo. As luzes de emergência e os sinais de saída precisam de registros atualizados de dois testes. Um é um teste mensal funcional de 30 segundos em ambas as referidas luzes, enquanto o outro é um teste anual de 90 minutos.

A iluminação de emergência é projetada para iluminar corredores, escadas e saídas identificadas para facilitar a evacuação segura e ordenada do edifício. Também pode ser chamada de iluminação de saída.

Esse sistema de iluminação é necessário em todos os edifícios comerciais, educacionais, religiosos, institucionais, médicos e industriais. Os sistemas de iluminação devem ser configurados para fornecer iluminação automática em caso de interrupção da iluminação normal.

Enfim, ficar seguro e pronto pode salvar seu prédio e as pessoas, por isso é sempre melhor estar preparado.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a segurança contra incêndio em seu negócio, ou gostaria de mais informações para a melhor forma de protegê-lo de um acidente com fogo, entre em contato com o Corpo de Bombeiros da sua cidade.

Os bombeiros podem lhe orientar quanto a um projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico. Pense nisso!