A construção civil é um procedimento que demanda o uso de várias máquinas, equipamentos e materiais. Cada um deles apresenta sua particularidade e importância dentro de um canteiro de obras.

Dessa forma, é preciso conhecer os materiais e a função de cada um para a construção. Ter a ajuda de um profissional qualificado da área é essencial para garantir um resultado satisfatório.

O uso do concreto na construção civil

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil. Há relatos históricos que apontam para o seu uso desde o século XIX e XX.

De forma convencional, o concreto é o resultado da mistura de cimento com alguns elementos como areia, pedras, britas e água.

Com isso, o material pode ser utilizado desde o processo de fundação de um imóvel, nas paredes, telhados, no contrapiso e em ações de reboco.

Porém, com o avanço da tecnologia, não temos somente o concreto tradicional, mas também, o concreto especial. Por meio de uma fabrica de concreto especial é possível obter este material, que é um elemento moderno e eficaz no segmento da construção.

Basicamente, o concreto especial é formado por meio da adição de alguns elementos químicos que mudam sua composição, resistência e durabilidade.

Este tipo de concreto visa suprir algumas deficiências que o outro tipo de concreto tradicional tinha, incorporando novas características e particularidades.

Por isso, é possível aplicar o concreto especial em ambientes onde o concreto convencional teria o seu uso limitado. É importante conhecermos sobre alguns modelos de concreto, assim como suas particularidades, desempenho, durabilidade e estética.

Neste processo, existem outros concretos especiais que apresentam alto empenho, misturando o cimento, areia e estes aditivos ou minérios. Ou seja, se a obra precisa ter elevada durabilidade para suportar impactos, assim como resistência mecânica, este tipo de concreto é o indicado.

Máquinas na construção

Uma das ações mais necessárias dentro de um canteiro de obras da construção civil é realizar a locação de materiais, como é o caso da locacao caminhao munck para montagem, que vem acoplado com caçamba e guindaste.

Na locação, produtos de pequeno, médio e grande porte podem ser alugados, otimizando os períodos da obra, trazendo segurança aos processos e facilitando a realização de algumas atividades.

Além disso, outra vantagem é a redução dos custos que a empresa tem com a compra dos equipamentos de construção.

Ou seja, é possível locar desde um guindaste de obra, que é um material indicado para construções de grande porte, até uma lixadeira ou rolos compactadores de solo que costumam ter um porte menor.

Além dos próprios equipamentos da construção civil, existem outros materiais que podem ser necessários, como é o caso do tijolo, cimento e brita. Por isso, é possível verificar o material de construção financiado por meio do contato com um banco especializado.

Os processos de impermeabilização

Para além do uso do concreto, assim como dos materiais e das máquinas que são necessárias para o processo de construção civil, vale a pena saber sobre a necessidade de contratar impermeabilizacao para o ambiente residencial.

Existem vários modelos de impermeabilização, entre eles, podemos destacar:

  • Manta asfáltica;
  • Argamassa;
  • Material acrílico;
  • Material hidrorrepelente.

A impermeabilização consiste no ato de tornar um material impermeável, ou seja, que não permite a passagem de água e umidade para outro elemento.

Por isso, os impermeabilizantes, dependendo de suas características e particularidades, podem ser instalados nas paredes, no contrapiso e até mesmo nos telhados para impedir que situações de vazamento ou de infiltração ocorram.

Além disso, o material de impermeabilização pode ser instalado em áreas de lazer externas, como nas piscinas, aumentando a vida útil do imóvel.

Itens adicionais

Por fim, existem alguns itens adicionais que podem fazer parte de uma construção. Como exemplo, podemos destacar a instalação de portas, portões e janelas que são itens indispensáveis para a segurança do ambiente residencial.

Como existem vários modelos desses equipamentos, é importante verificar qual é o que mais se encaixa com as necessidades do cliente, como a porta e janela de alumínio.

O alumínio é um material leve, versátil e apresenta elevada resistência. Se houver a dúvida de como limpar janela de alumínio, é muito simples resolver: com um pano seco ou úmido é possível remover o pó, otimizando o processo de limpeza.