Um ambiente residencial, seja ele uma casa ou prédio é formado por vários elementos para funcionar. Começa com uma boa estrutura metálica, instalação de blocos, muito concreto, areia, pedras, cimento, para erguer as paredes.

Nesse processo de construção residencial ou até mesmo, em uma reforma, uma ação comum é pensar na instalação hidraulica, do local.

Basicamente, essa instalação diz respeito ao deslocamento de fluidos ou líquidos de um ponto a outro dentro de uma residência, assim como o direcionamento dos líquidos residenciais para uma estação de tratamento de água e esgoto.

A ação de ligar o chuveiro ou a torneira e sair água, e essa água ser direcionada até um cano mais próximo é uma demonstração simples da importância de uma bom sistema de instalação hidráulica para evitar problemas como:

  • Má distribuição de água na residência;
  • Vazamentos;
  • Sobrecarga no cano;
  • Mal cheiro por conta do acúmulo de líquidos.

Por isso, o engenheiro civil, durante a elaboração do projeto, já deve pensar também nas instalações tanto hidráulicas como elétricas, com o objetivo de garantir o bom funcionamento dos sistemas de uma residência.

Pensando nisso, neste artigo vamos trazer mais informações sobre essa temática, pensando também em outros temas que podem agregar mais qualidade de vida ao seu lar.

Hidráulica x pneumática

A instalação hidráulica, como falamos no início desse artigo, lida diretamente com o deslocamento de fluidos. No caso das instalações pneumáticas, o trabalho é feito diretamente com o deslocamento dos gases, inclusive, o gás de cozinha, também conhecido como gás liquefeito de petróleo (GLP).

Inclusive, esse procedimento de realizar a instalação de gas GLP residencial deve ser feito com bastante atenção, verificando se esse gás virá de um botijão ou se,

no caso de um condomínio, onde fica esse armazenamento. A ideia é que esse processo seja monitorado e ainda, conte com uma equipe técnica, para identificar se não existem vazamentos no local.

Instalações elétricas

Uma residência sem um projeto eletrico, não é uma residência. A eletricidade é fundamental para o funcionamento dos eletrodomésticos e até mesmo para acender a luz e trazer claridade ao local.

O projeto elétrico consiste, portanto, nas instalações de equipamentos elétricos que facilitem a chegada da luz neste ambiente residencial, com segurança.

Sendo assim, é um processo que envolve a instalação de:

  • Fiação;
  • Cabeamento;
  • Saídas de segurança;
  • Quadro de comando de energia.

É importante ressaltar que é fundamental que esse procedimento seja acompanhado por um engenheiro elétrico.

Instalando um elevador residencial

Já que estamos falando sobre as instalações elétricas, vale a pena pensar nessa integração com novos elementos residenciais, que garantam conforto e acessibilidade.

Estamos falando do uso de um elevador de pistão residencial, que é indicado tanto para residências maiores, principalmente, para prédios. Isso facilita e muito a locomoção de pessoas, principalmente, idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência.

O elevador hidráulico com acionamento por pistão é bastante interessante porque oferece maior resistência e durabilidade quando comparado aos outros modelos de elevador.

Isso traz mais segurança no caso de uma situação de pane do elevador ou até mesmo um incêndio predial. Pensando na segurança do local, é importante agregar também os procedimentos de manutenção preventiva, que contam com uma equipe técnica para isso.

Poço artesiano

Já que estamos falando sobre elementos que envolvem instalação hidráulica, elétrica e pneumática, vale a pena citar sobre o uso de poços tubulares, que também são conhecidos como poços artesianos, e extraem água do subsolo.

A grande vantagem dessa instalação é a redução da conta de água. Porém, essa instalação envolve vários procedimentos técnicos, como:

  • Um estudo do local e verificação técnica por meio de um geólogo;
  • A empresa da construção do poço precisa ser registrada;
  • É necessário solicitar um registro no seu município;
  • É necessário contar com um relatório sobre as informações principais.

Além disso, pode ser feito um teste de bombeamento em poços tubulares para verificar a qualidade da água, assim como uma sondagem das instalações hidráulicas no local.

Por isso, contando com uma equipe profissional, o projeto será realizado com maior qualidade.

Mais conforto para você: o uso do ar condicionado

Pensando na qualidade de vida e em ter um ambiente mais moderno e sofisticado, vale a pena falar sobre a instalação de um ar condicionado, em especial, o ar condicionado inverter 12000 btus.

O Brasil é um país de clima tropical e por isso, na maioria das vezes, apresenta elevadas temperaturas. Por isso, é importante pensar na climatização residencial para agregar mais conforto e bem-estar em seu lar.

Esse ar condicionado é bastante interessante porque oferece qualidades como:

  • Reduz o consumo de energia;
  • É silencioso;
  • Apresenta bastante qualidade em sua composição;
  • É considerado um equipamento mais eficiente.

Por isso, vale a pena verificar os modelos disponíveis no mercado e realizar essa instalação.